A medição e intervenção do abandono escolar precoce: desafios na investigação de um objeto esquivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estêvão, Pedro
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Álvares, Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/9844
Resumo: O indicador de abandono escolar precoce possui uma longa tradição ao nível europeu. É utilizado pelo Eurostat para medir o fenómeno do abandono escolar e pela União Europeia no estabelecimento de metas de política de educação e formação. Corresponde, nesta aceção, à proporção de jovens que não concluíram o nível de ensino secundário (ISCED 3) e que, num dado período de tempo, não se encontram a frequentar qualquer ação formal ou informal de educação ou formação. É, pois, um indicador que tem como referência a certificação de um nível de escolaridade e por isso se trata de uma medida de sucesso escolar que se baseia numa perspetiva abrangente do que são atividades educativas/formativas, incluindo a educação não formal. Até à adoção deste indicador, o abandono escolar em Portugal era medido em função de uma idade legalmente estabelecida para a escolaridade obrigatória. Um jovem encontrava-se em situação de abandono se tivesse saído do sistema de educação/formação antes da idade de referência definida legalmente. Tratava-se, assim, de uma medida de acesso ao sistema formal e não de sucesso escolar, pois não tinha em conta nem o grau de escolaridade atingido nem reconhecia a educação/aprendizagem não formal como parte essencial da educação em geral. Consideramos tratar-se de diferenças muito relevantes que remetem para distintas conceções de educação e formação e do seu papel, com consequências importantes no plano da investigação e das políticas públicas na área da educação. O conceito de abandono escolar que subjaz ao indicador de abandono escolar precoce europeu remete para a ideia de que: a) o ónus do abandono escolar está não no aluno mas no sistema; b) parte da convicção de que todos os jovens e adultos possuem competências e capacidades para concluir uma formação de nível secundário; e c) assume como válidos percursos não lineares e alternativos de formação. À medida que os percursos educativos e formativos se flexibilizam – com a diversificação de vias educativas e formativas – e se tornam mais dinâmicos – com o aumento das possibilidades de formação ao longo da vida e a emergência dos sistemas de educação informal e não formal na Europa –, surgem novos desafios da investigação e intervenção em torno do abandono escolar que esta comunicação pretende abordar e discutir.
id RCAP_b3f9595784155dc43f149cbe1f7b4fcf
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9844
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A medição e intervenção do abandono escolar precoce: desafios na investigação de um objeto esquivoAbandono escolarAbandono escolar precoceObjetivos 2020School dropoutPublic education policyEarly school leavingEurope 2020 AgendaO indicador de abandono escolar precoce possui uma longa tradição ao nível europeu. É utilizado pelo Eurostat para medir o fenómeno do abandono escolar e pela União Europeia no estabelecimento de metas de política de educação e formação. Corresponde, nesta aceção, à proporção de jovens que não concluíram o nível de ensino secundário (ISCED 3) e que, num dado período de tempo, não se encontram a frequentar qualquer ação formal ou informal de educação ou formação. É, pois, um indicador que tem como referência a certificação de um nível de escolaridade e por isso se trata de uma medida de sucesso escolar que se baseia numa perspetiva abrangente do que são atividades educativas/formativas, incluindo a educação não formal. Até à adoção deste indicador, o abandono escolar em Portugal era medido em função de uma idade legalmente estabelecida para a escolaridade obrigatória. Um jovem encontrava-se em situação de abandono se tivesse saído do sistema de educação/formação antes da idade de referência definida legalmente. Tratava-se, assim, de uma medida de acesso ao sistema formal e não de sucesso escolar, pois não tinha em conta nem o grau de escolaridade atingido nem reconhecia a educação/aprendizagem não formal como parte essencial da educação em geral. Consideramos tratar-se de diferenças muito relevantes que remetem para distintas conceções de educação e formação e do seu papel, com consequências importantes no plano da investigação e das políticas públicas na área da educação. O conceito de abandono escolar que subjaz ao indicador de abandono escolar precoce europeu remete para a ideia de que: a) o ónus do abandono escolar está não no aluno mas no sistema; b) parte da convicção de que todos os jovens e adultos possuem competências e capacidades para concluir uma formação de nível secundário; e c) assume como válidos percursos não lineares e alternativos de formação. À medida que os percursos educativos e formativos se flexibilizam – com a diversificação de vias educativas e formativas – e se tornam mais dinâmicos – com o aumento das possibilidades de formação ao longo da vida e a emergência dos sistemas de educação informal e não formal na Europa –, surgem novos desafios da investigação e intervenção em torno do abandono escolar que esta comunicação pretende abordar e discutir.Early school leaving (ESL) is the indicator used by Eurostat to measure school dropout and by the European Union to establish targets for education policies. It is an indicator that holds as reference the schooling level certification and, as such, a measure of school achievement based on a comprehensive perspective of educational/training activities, including informal and non-formal learning. Until the adoption of this indicator, the yardstick for measuring school dropout in Portugal was the legally established age for compulsory education. As such, it was a measure of access, not of school success. On the one hand, it didn’t consider the degree of schooling reached. On the other hand, it didn’t recognise informal and nonformal learning as integral parts of education in general. We believe that these are very relevant differences that imply distinct conceptions of education and training and their role in society, with important consequences both for scientific research and for public policies in the field of education. This change of paradigm implies a series of challenges both for research on school dropout and for the devising and tuning of public policy aiming at combating it.CIES-IUL2015-09-25T09:26:03Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/9844por1647-0893Estêvão, PedroÁlvares, Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:28:03Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9844Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:12:33.108162Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A medição e intervenção do abandono escolar precoce: desafios na investigação de um objeto esquivo
title A medição e intervenção do abandono escolar precoce: desafios na investigação de um objeto esquivo
spellingShingle A medição e intervenção do abandono escolar precoce: desafios na investigação de um objeto esquivo
Estêvão, Pedro
Abandono escolar
Abandono escolar precoce
Objetivos 2020
School dropout
Public education policy
Early school leaving
Europe 2020 Agenda
title_short A medição e intervenção do abandono escolar precoce: desafios na investigação de um objeto esquivo
title_full A medição e intervenção do abandono escolar precoce: desafios na investigação de um objeto esquivo
title_fullStr A medição e intervenção do abandono escolar precoce: desafios na investigação de um objeto esquivo
title_full_unstemmed A medição e intervenção do abandono escolar precoce: desafios na investigação de um objeto esquivo
title_sort A medição e intervenção do abandono escolar precoce: desafios na investigação de um objeto esquivo
author Estêvão, Pedro
author_facet Estêvão, Pedro
Álvares, Maria
author_role author
author2 Álvares, Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Estêvão, Pedro
Álvares, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Abandono escolar
Abandono escolar precoce
Objetivos 2020
School dropout
Public education policy
Early school leaving
Europe 2020 Agenda
topic Abandono escolar
Abandono escolar precoce
Objetivos 2020
School dropout
Public education policy
Early school leaving
Europe 2020 Agenda
description O indicador de abandono escolar precoce possui uma longa tradição ao nível europeu. É utilizado pelo Eurostat para medir o fenómeno do abandono escolar e pela União Europeia no estabelecimento de metas de política de educação e formação. Corresponde, nesta aceção, à proporção de jovens que não concluíram o nível de ensino secundário (ISCED 3) e que, num dado período de tempo, não se encontram a frequentar qualquer ação formal ou informal de educação ou formação. É, pois, um indicador que tem como referência a certificação de um nível de escolaridade e por isso se trata de uma medida de sucesso escolar que se baseia numa perspetiva abrangente do que são atividades educativas/formativas, incluindo a educação não formal. Até à adoção deste indicador, o abandono escolar em Portugal era medido em função de uma idade legalmente estabelecida para a escolaridade obrigatória. Um jovem encontrava-se em situação de abandono se tivesse saído do sistema de educação/formação antes da idade de referência definida legalmente. Tratava-se, assim, de uma medida de acesso ao sistema formal e não de sucesso escolar, pois não tinha em conta nem o grau de escolaridade atingido nem reconhecia a educação/aprendizagem não formal como parte essencial da educação em geral. Consideramos tratar-se de diferenças muito relevantes que remetem para distintas conceções de educação e formação e do seu papel, com consequências importantes no plano da investigação e das políticas públicas na área da educação. O conceito de abandono escolar que subjaz ao indicador de abandono escolar precoce europeu remete para a ideia de que: a) o ónus do abandono escolar está não no aluno mas no sistema; b) parte da convicção de que todos os jovens e adultos possuem competências e capacidades para concluir uma formação de nível secundário; e c) assume como válidos percursos não lineares e alternativos de formação. À medida que os percursos educativos e formativos se flexibilizam – com a diversificação de vias educativas e formativas – e se tornam mais dinâmicos – com o aumento das possibilidades de formação ao longo da vida e a emergência dos sistemas de educação informal e não formal na Europa –, surgem novos desafios da investigação e intervenção em torno do abandono escolar que esta comunicação pretende abordar e discutir.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2015-09-25T09:26:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/9844
url http://hdl.handle.net/10071/9844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-0893
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIES-IUL
publisher.none.fl_str_mv CIES-IUL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134680603164672