Características neuropsicológicas de alunos com funcionamento intelectual borderline
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/31272 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Temas de Psicologia do Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. |
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Características neuropsicológicas de alunos com funcionamento intelectual borderlineDificuldades de aprendizagemFuncionamento Intelectual BorderlineSlow LearnersFunções neuropsicológicasDissertação de mestrado em Temas de Psicologia do Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.Os Slow Learners são alunos com Funcionamento Intelectual Borderline (FIB) que frequentemente se debatem para acompanhar as exigências académicas. O presente estudo teve como objetivo contribuir para aumentar o conhecimento em relação a estes alunos, tendo-se realizado um estudo empírico comparativo e correlacional, com uma amostra constituída por um grupo com FIB, de 40 crianças e adolescentes (7-15 anos), do 2º ao 6º ano, e um grupo de controlo, com QI médio, de 40 alunos, selecionados através de uma metodologia de emparelhamento de pares idênticos. Aplicaram-se os seguintes instrumentos: Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças Terceira Edição; Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (Lista de Palavras; Memória de Histórias; Figura Complexa de Rey; Memória de Faces; Nomeação Rápida; Fluência Verbal); e Inventário de Identificação de Dificuldades de Aprendizagem (tradução e adaptação portuguesa do "Learning Disabilities Diagnostic Inventory"). Os resultados apontaram para que os Slow Learners têm um défice na memória verbal de curto prazo, na nomeação rápida, na fluência verbal fonémica e na memória visual de curto prazo, especificamente numa tarefa de reconhecimento visual, em comparação com o grupo de controlo. Registou-se, ainda, que os Slow Learners têm dificuldades de aprendizagem generalizadas, nomeadamente no raciocínio, na matemática, escrita e leitura; e algumas destas dificuldades estão associadas, moderadamente, a resultados mais baixos nas notas escolares das disciplinas de Português e Matemática. Conclui-se que os Slow Learners não estão a atingir sucesso académico nas escolas portuguesas, sendo clara a necessidade de desenvolver linhas de atuação científica, legislativa e educativa.Slow Learners are students with Borderline Intellectual Functioning (BIF) that frequently struggle to keep up academic demands. The purpose of the present study was to contribute to enlarge the knowledge about these students. A cross-sectional, comparison and correlational study was carried out with a sample composed of a group with BIF, of 40 children and adolescents (7-15 years old), in grades two through six; and a control group with average IQ, of 40 students, selected by the method of case matching. The following instruments were used: Portuguese version of third edition of The Wechsler Intelligence Scale for Children; Portuguese Battery of Neuropsychological Assessment of Coimbra (Words List; Narrative Memory; Rey Complex Figure; Face Memory; Rapid Naming; Verbal Fluency); and Portuguese translation and adaptation of the Learning Disabilities Diagnostic Inventory. The results showed deficits in Slow Learners verbal short-term memory, rapid naming, phonemic verbal fluency and visual short-term memory, specifically on a visual recognition task, in comparison to the control group. Also, Slow Learners showed generalized learning disabilities, namely in reasoning, mathematics, writing and reading; and some of these disabilities are associated, moderately, with lower academic scores in the Portuguese and Mathematics school subjects. Thus, Slow Learners are not getting academic success in Portuguese schools, and there is a clear need to develop scientific, legislative and educational actions.2016-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/31272http://hdl.handle.net/10316/31272TID:201442728porDias, Andrea Baptista Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T01:32:41Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/31272Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:38.661983Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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