Os Tempos Máximos de Resposta Garantidos : Uma Análise do Acesso à Primeira Consulta de Especialidade no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/24996 |
Resumo: | Dissertação para obtenção de grau de Mestre em Administração Pública |
id |
RCAP_b3fd491ef479f1fc573c98bc608400b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/24996 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os Tempos Máximos de Resposta Garantidos : Uma Análise do Acesso à Primeira Consulta de Especialidade no Centro Hospitalar de Lisboa OcidentalAcessoTempo Máximo de Resposta GarantidosServiço Nacional de SaúdeProcuraOfertaAccessGuaranteed Maximum Response TimeNational Health ServiceDemandSupplyDissertação para obtenção de grau de Mestre em Administração PúblicaO acesso à saúde é reconhecido constitucionalmente, em Portugal, como um direito universal e geral, independentemente da condição económica de cada cidadão, através de um serviço nacional de saúde. Nesse sentido, as reformas na saúde realizadas ao longo das últimas décadas têm contribuído para a sustentabilidade operacional das instituições de saúde e na capacidade em responder às necessidades dos cidadãos. Na presente dissertação, propõe-se identificar os fatores que influenciaram o incumprimento dos Tempos Máximos de Resposta Garantidos em primeiras consultas de especialidade no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e a forma como influenciaram o equilíbrio entre a procura e a oferta. Para esta análise foi considerado o período temporal decorrente entre 2010 e 2019. Realizou-se um estudo quantitativo, recorrendo a uma análise econométrica e são estimadas em Statistical Software for Data Science - STATA dados de painel ou longitudinais, correlacionando as variáveis ao longo do período temporal em análise. Da análise realizada conclui-se que quanto maior for o número de pedido de consulta com maior prioridade de atendimento maior probabilidade de incumprimento existe nos pedidos considerados menos urgentes; o benefício de adicionar mais um clinico a cada especialidade o ganho seria de dois dias de cumprimento; o atraso no número de dia no processo de triagem influencia o cumprimento do de prazos em todos os níveis de prioridade; verificou-se que as desmarcações de consulta é um dos fatores que mais influencia o incumprimento, resultando uma perda de eficiência na organização.Access to health care is constitutionally recognized in Portugal as a universal and general right, regardless of the economic status of each citizen, through a national health service. In this sense, the health reforms carried out over the last decades have contributed to the operational sustainability of health institutions and the capacity to respond to citizen’s needs. In this dissertation, we propose to identify the factors that influenced the non-compliance with the Maximum Guaranteed Response Times in first specialty appointments at the Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental and how they influenced the balance between demand and supply. For this analysis the time period between 2010 and 2019 was considered. A quantitative study was carried out using econometric analysis and are estimated in Statistical Software for Data Science - STATA panel or longitudinal data, correlating the variables over the time period under analysis. From the analysis carried out, it was concluded that the greaterthe number of requestsfor appointments with a higher priority of care, the greater the probability of non-compliance existsin the requests considered to be less urgent;the benefit of adding one more clinician to each specialty would be a gain of two days of compliance; the delay in the number of days in the triage process influences compliance with deadlines at all levels of priority; it was verified that the cancellation of appointments is one of the factors which most influences non-compliance, resulting in a loss of efficiency in the organization.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasRodrigues, Pedro GomesRepositório da Universidade de LisboaMendes, Marta Susana Gomes2022-07-26T15:00:04Z2022-06-272022-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/24996TID:203038959porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:37Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/24996Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:08:57.628906Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Tempos Máximos de Resposta Garantidos : Uma Análise do Acesso à Primeira Consulta de Especialidade no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental |
title |
Os Tempos Máximos de Resposta Garantidos : Uma Análise do Acesso à Primeira Consulta de Especialidade no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental |
spellingShingle |
Os Tempos Máximos de Resposta Garantidos : Uma Análise do Acesso à Primeira Consulta de Especialidade no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental Mendes, Marta Susana Gomes Acesso Tempo Máximo de Resposta Garantidos Serviço Nacional de Saúde Procura Oferta Access Guaranteed Maximum Response Time National Health Service Demand Supply |
title_short |
Os Tempos Máximos de Resposta Garantidos : Uma Análise do Acesso à Primeira Consulta de Especialidade no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental |
title_full |
Os Tempos Máximos de Resposta Garantidos : Uma Análise do Acesso à Primeira Consulta de Especialidade no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental |
title_fullStr |
Os Tempos Máximos de Resposta Garantidos : Uma Análise do Acesso à Primeira Consulta de Especialidade no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental |
title_full_unstemmed |
Os Tempos Máximos de Resposta Garantidos : Uma Análise do Acesso à Primeira Consulta de Especialidade no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental |
title_sort |
Os Tempos Máximos de Resposta Garantidos : Uma Análise do Acesso à Primeira Consulta de Especialidade no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental |
author |
Mendes, Marta Susana Gomes |
author_facet |
Mendes, Marta Susana Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Pedro Gomes Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Marta Susana Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acesso Tempo Máximo de Resposta Garantidos Serviço Nacional de Saúde Procura Oferta Access Guaranteed Maximum Response Time National Health Service Demand Supply |
topic |
Acesso Tempo Máximo de Resposta Garantidos Serviço Nacional de Saúde Procura Oferta Access Guaranteed Maximum Response Time National Health Service Demand Supply |
description |
Dissertação para obtenção de grau de Mestre em Administração Pública |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-26T15:00:04Z 2022-06-27 2022-06-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/24996 TID:203038959 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/24996 |
identifier_str_mv |
TID:203038959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131184028975104 |