Segurança Informática em Ambientes de Avaliação Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anacleto, Nuno Alexandre Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/4286
Resumo: Nos dias que correm, os sistemas informáticos desempenham um papel fundamental na vida das pessoas bem como das organizações, pois tornaram-se imprescindíveis para o desempenho de muitas das suas atividades. O mesmo sucede com as empresas de formação profissional, escolas ou até outras entidades que providenciam formação aos próprios trabalhadores. Uma parte significativa de formações assenta em sistemas informáticos para efeitos de aprendizagem e de avaliação. Como em qualquer processo de avaliação, é necessário assegurar que esse processo seja transparente e, idealmente impenetrável a fraudes. Contudo, pela sua complexidade, os sistemas informáticos expõem uma vasta superfície de ataque que pode ser explorada por utilizadores maliciosos, especialmente nos momentos de avaliação, para, através da fraude obterem bons resultados. Este trabalho tem como objetivo o estudo de meios e de formas de prevenção de utilização ilícita de tais tecnologias em sistemas Microsoft Windows bem como a criação de software para utilização nos momentos de avaliação em entidades de formação que, por motivos orçamentais, tecnológicos ou de puro desconhecimento, não o possam conseguir de outra forma.
id RCAP_b3fed96af9150cbe50d22893a7968127
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4286
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Segurança Informática em Ambientes de Avaliação EscolarSegurançaTIPendriveMonitorizaçãoControloWindowsDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaNos dias que correm, os sistemas informáticos desempenham um papel fundamental na vida das pessoas bem como das organizações, pois tornaram-se imprescindíveis para o desempenho de muitas das suas atividades. O mesmo sucede com as empresas de formação profissional, escolas ou até outras entidades que providenciam formação aos próprios trabalhadores. Uma parte significativa de formações assenta em sistemas informáticos para efeitos de aprendizagem e de avaliação. Como em qualquer processo de avaliação, é necessário assegurar que esse processo seja transparente e, idealmente impenetrável a fraudes. Contudo, pela sua complexidade, os sistemas informáticos expõem uma vasta superfície de ataque que pode ser explorada por utilizadores maliciosos, especialmente nos momentos de avaliação, para, através da fraude obterem bons resultados. Este trabalho tem como objetivo o estudo de meios e de formas de prevenção de utilização ilícita de tais tecnologias em sistemas Microsoft Windows bem como a criação de software para utilização nos momentos de avaliação em entidades de formação que, por motivos orçamentais, tecnológicos ou de puro desconhecimento, não o possam conseguir de outra forma.Domingues, Patrício RodriguesIC-OnlineAnacleto, Nuno Alexandre Pereira2019-11-26T15:10:45Z2019-07-292019-07-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/4286TID:202313557porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:49:01Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4286Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:11.632448Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Segurança Informática em Ambientes de Avaliação Escolar
title Segurança Informática em Ambientes de Avaliação Escolar
spellingShingle Segurança Informática em Ambientes de Avaliação Escolar
Anacleto, Nuno Alexandre Pereira
Segurança
TI
Pendrive
Monitorização
Controlo
Windows
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Segurança Informática em Ambientes de Avaliação Escolar
title_full Segurança Informática em Ambientes de Avaliação Escolar
title_fullStr Segurança Informática em Ambientes de Avaliação Escolar
title_full_unstemmed Segurança Informática em Ambientes de Avaliação Escolar
title_sort Segurança Informática em Ambientes de Avaliação Escolar
author Anacleto, Nuno Alexandre Pereira
author_facet Anacleto, Nuno Alexandre Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Domingues, Patrício Rodrigues
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Anacleto, Nuno Alexandre Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança
TI
Pendrive
Monitorização
Controlo
Windows
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Segurança
TI
Pendrive
Monitorização
Controlo
Windows
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description Nos dias que correm, os sistemas informáticos desempenham um papel fundamental na vida das pessoas bem como das organizações, pois tornaram-se imprescindíveis para o desempenho de muitas das suas atividades. O mesmo sucede com as empresas de formação profissional, escolas ou até outras entidades que providenciam formação aos próprios trabalhadores. Uma parte significativa de formações assenta em sistemas informáticos para efeitos de aprendizagem e de avaliação. Como em qualquer processo de avaliação, é necessário assegurar que esse processo seja transparente e, idealmente impenetrável a fraudes. Contudo, pela sua complexidade, os sistemas informáticos expõem uma vasta superfície de ataque que pode ser explorada por utilizadores maliciosos, especialmente nos momentos de avaliação, para, através da fraude obterem bons resultados. Este trabalho tem como objetivo o estudo de meios e de formas de prevenção de utilização ilícita de tais tecnologias em sistemas Microsoft Windows bem como a criação de software para utilização nos momentos de avaliação em entidades de formação que, por motivos orçamentais, tecnológicos ou de puro desconhecimento, não o possam conseguir de outra forma.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-26T15:10:45Z
2019-07-29
2019-07-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/4286
TID:202313557
url http://hdl.handle.net/10400.8/4286
identifier_str_mv TID:202313557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136974973435904