Prevalência do stress parental em pais de crianças com atraso de desenvolvimento e a sua relação com o suporte social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Beatriz Moreira Gomes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84096
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
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spelling Prevalência do stress parental em pais de crianças com atraso de desenvolvimento e a sua relação com o suporte socialPrevalence of parental stress in parents of children with developmental delay, between 5 and 10 years, and the relationship with the social supportAtraso de desenvolvimentoStress ParentalSuporte SocialDevelopmental delayParental StressSocial SupportDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO presente estudo visa contribuir para a caracterização e descrição das características socio-biográficas de uma amostra de pais com crianças com atraso de desenvolvimento e sinalizar os níveis de stress parental, a experiência de suporte social e as dificuldades sentidas pelos mesmos. Pretendeu-se ainda analisar o efeito de algumas variáveis socio-demográficas nos construtos em estudo. O facto de uma criança nascer com atraso de desenvolvimento pode causar profundas alterações para a vida dos pais, na medida em que esta condição acarreta exigências que podem tornar-se intensas e árduas para os mesmos. Por vezes, a densidade da condição da criança e tudo o que a mesma envolve torna-se numa situação difícil de gerir, levando muitas vezes ao sentimento de stress por parte dos cuidadores. Assim, torna-se essencial a existência de uma boa rede de suporte social de forma a ajudá-los a lidar com as dificuldades do dia-a-dia, dando-lhes apoio e assistência sempre que seja necessário. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados numa amostra de 53 sujeitos (40 do sexo feminino e 13 do sexo masculino) – com uma média de idades de 39.74 anos (DP = 6.361) – foram os seguintes: Questionário Sociodemográfico, Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS) e o Índice de Stress Parental (PSI). Foram utilizados testes de diferenças em função do género, gravidade, escolaridade, entre outras variáveis. Os resultados indicaram diferenças significativas na variável Satisfação com os Amigos de acordo com a gravidade do diagnóstico da criança, bem como uma correlação positiva entre o nível educativo dos pais e as subescalas Satisfação com a Família e Actividades Sociais. Indicaram também uma relação não esperada entre todos os domínios do PSI e todas as subescalas da ESSS. A discussão contempla as possíveis explicações para estes resultados e respetivas implicações. As sugestões e limitações do estudo, e a sua possível utilização em investigações futuras são também apresentadasThe present study aims to contribute to the charactersation and description of the socio-biographical characteristics of a sample of parents with children with developmental delay and identify the parental stress levels, the experience of social support and the difficulties experienced by them. It was also intended to analyze the effect of some socio-demographic variables in the study constructs. The fact that a child is born with developmental delay can cause profound changes to the lives of parents, because this condition caries various requirements that can become intense and arduous. Often, the complexity of the condition of the child becomes difficult to manage for parents, leading many times to a feeling of stress. Thus, it is essential that there is a good network of social support in order to help parents cope with the demands of everyday life, giving them support and assistance whenever it is necessary. Were differences teste in according to the type, severity, schooling, among other variables. The results indicated significant differences in the Satisfaction with Friends variable according to the severity of the diagnosis of the child, as well as a positive correlation between the educational level of the parents and the subscales Satisfaction with Family and Social Activities. The data also indicated a totally unexpected relationship between all areas of stress and all the social support subscales. The discussion includes the possible explanations for these results and their implications. The suggestions and limitations of the study as well as its possible use in future investigations are also presented.2017-07-259999-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84096http://hdl.handle.net/10316/84096TID:202143457porPereira, Ana Beatriz Moreira Gomesinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T10:50:27Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84096Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:44.412111Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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