Proposta de criação de curso de formação sobre a NP ISO 22320:2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Paulo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/42578
Resumo: Este projeto pretende responder à questão de partida que lhe deu origem – Como podemos melhorar a comunicação entre os atores envolvidos na gestão do incidente? Resulta da conjugação da experiência pessoal do autor onde, como instrutor na área da gestão de emergências e como bombeiro sapador se depara frequentemente com dificuldades de comunicação institucionais e interinstitucionais entre os diversos atores envolvidos na gestão de emergências e de um processo de pesquisa e exploração na busca de soluções que contribuam positivamente para a resolução da questão de partida. Se à primeira vista se considerou a tarefa de fácil execução, uma vez que existem Standards internacionais e nacionais relativos à gestão de emergências e a existência de plataformas que recebam um projeto deste tipo, a sua concretização evidenciou obstáculos que exigiram uma reflexão profunda acerca do que é o ato de ensinar online, do seu desenvolvimento até aos dias de hoje, bem como a testagem de uma metodologia que permitisse transmitir a “mensagem” de forma eficiente. Sendo a gestão de emergências um tema pouco trabalhado no ensino online de forma aberta e acessível a todos os interessados no processo, este estudo reveste-se de caráter exploratório. Não se pretende apresentar conclusões de carácter definitivo, pretende-se que o estudo seja visto como um contributo para futuros projetos de cursos online dedicados ao tema gestão de emergências. A dimensão e características do tema obriga a que neste trabalho se incluem assuntos relacionados com a história e do ensino à distância, um olhar histórico sobre o tema gestão de incidentes, a sua importância, leitura e interpretação de muitos documentos académicos, de diversos standards relativos ao tema gestão de emergências, conhecimentos de construção de ferramentas e metodologias, sem que com tal se esgotem todas as ramificações que um estudo desta natureza potencia.
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