SCORM e learning design: estudo de caso no 3.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Carla Patrícia Teixeira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/5976
Resumo: Os sistemas, tecnologias e modalidades de e-learning têm vindo a evoluir ao longo da última década. Actualmente, caminhamos para um modelo que desenvolve as competências do aluno de forma personalizada, como suporte ao ensino presencial ou de forma não presencial. As preocupações tecnológicas têm vindo a dar lugar a preocupações com os conteúdos e competências de aprendizagem. Por conseguinte, este trabalho consistiu num estudo de caso, para avaliar a exploração de objectos de aprendizagem, construídos em conformidade com as normas SCORM e IMS Learning Design, enquanto complemento do ensino presencial. O estudo de caso incidiu sobre um grupo de alunos do 9.º ano de escolaridade, da Escola Secundária Miguel Torga de Bragança. Na criação e exploração dos objectos de aprendizagem foram usadas principalmente as seguintes tecnologias: a plataforma Moodle para pacotes SCORM concebidos no Reload Editor e a Plataforma LAMS (Learning Activity Management System) para pacotes Learning Design. Após verificar o estado actual de aplicação destas tecnologias neste grau de ensino, na avaliação da exploração dos objectos de aprendizagem recorreu-se tanto a técnicas de recolha de dados quantitativas (questionários) como a técnicas de recolha de dados qualitativas (grelhas de observação e entrevistas). Genericamente, fruto dessa avaliação constatamos essencialmente o seguinte: i. Os professores continuam muito resistentes à mudança do actual paradigma de ensino. ii. Os alunos reagem bastante bem à introdução deste tipo de tecnologias, na melhoria da sua forma de aprendizagem. iii. As plataformas têm actualmente sofrido bastantes melhorias mas, mesmo assim, julgamos que ainda se pode fazer mais e melhor, no aproximar destas ao uso habitual por parte dos professores e alunos.The systems, technologies and modalities of e-learning have come to evolve throughout the last decade. Currently, we walk for a model that develops the abilities of the pupil in a personalized way, has supported to actual presential education or not presential form. This work consists of a case study, to evaluate the exploration of objects of learning, constructed according to the SCORM norms and IMS Learning Design, as complement of actual presential education. The case study focused on group of students of the 9th year of school Miguel Torga in Bragança. In the establishment and operation of learning objects were used primarily the following technologies: the Moodle platform for the SCORM packages designed in Reload Editor and platform LAMS (Learning Activity Management System) for packages Learning Design. After checking the current state of implementation of these technologies in this grade, for evaluating the exploitation of learning objects, we have used both data collection techniques (questionnaires) as quantitative techniques and qualitative data collection (observation and interviews). Generally, the results of this evaluation are essentially: i) Teachers are very resistant to changing the current paradigm of teaching; ii) Students react very well to the introduction of such technologies, to improve their way of learning; iii) iii) Platforms currently have suffered many improvements, but even then we still can do more and better in bringing these to the habitual use by teachers and students.
id RCAP_b4317957bf6d0638c8fcdd723b7641f9
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5976
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling SCORM e learning design: estudo de caso no 3.º ciclo do ensino básicoe-learningLearning objectsTICSCORMIMS Learning DesignReload EditorOs sistemas, tecnologias e modalidades de e-learning têm vindo a evoluir ao longo da última década. Actualmente, caminhamos para um modelo que desenvolve as competências do aluno de forma personalizada, como suporte ao ensino presencial ou de forma não presencial. As preocupações tecnológicas têm vindo a dar lugar a preocupações com os conteúdos e competências de aprendizagem. Por conseguinte, este trabalho consistiu num estudo de caso, para avaliar a exploração de objectos de aprendizagem, construídos em conformidade com as normas SCORM e IMS Learning Design, enquanto complemento do ensino presencial. O estudo de caso incidiu sobre um grupo de alunos do 9.º ano de escolaridade, da Escola Secundária Miguel Torga de Bragança. Na criação e exploração dos objectos de aprendizagem foram usadas principalmente as seguintes tecnologias: a plataforma Moodle para pacotes SCORM concebidos no Reload Editor e a Plataforma LAMS (Learning Activity Management System) para pacotes Learning Design. Após verificar o estado actual de aplicação destas tecnologias neste grau de ensino, na avaliação da exploração dos objectos de aprendizagem recorreu-se tanto a técnicas de recolha de dados quantitativas (questionários) como a técnicas de recolha de dados qualitativas (grelhas de observação e entrevistas). Genericamente, fruto dessa avaliação constatamos essencialmente o seguinte: i. Os professores continuam muito resistentes à mudança do actual paradigma de ensino. ii. Os alunos reagem bastante bem à introdução deste tipo de tecnologias, na melhoria da sua forma de aprendizagem. iii. As plataformas têm actualmente sofrido bastantes melhorias mas, mesmo assim, julgamos que ainda se pode fazer mais e melhor, no aproximar destas ao uso habitual por parte dos professores e alunos.The systems, technologies and modalities of e-learning have come to evolve throughout the last decade. Currently, we walk for a model that develops the abilities of the pupil in a personalized way, has supported to actual presential education or not presential form. This work consists of a case study, to evaluate the exploration of objects of learning, constructed according to the SCORM norms and IMS Learning Design, as complement of actual presential education. The case study focused on group of students of the 9th year of school Miguel Torga in Bragança. In the establishment and operation of learning objects were used primarily the following technologies: the Moodle platform for the SCORM packages designed in Reload Editor and platform LAMS (Learning Activity Management System) for packages Learning Design. After checking the current state of implementation of these technologies in this grade, for evaluating the exploitation of learning objects, we have used both data collection techniques (questionnaires) as quantitative techniques and qualitative data collection (observation and interviews). Generally, the results of this evaluation are essentially: i) Teachers are very resistant to changing the current paradigm of teaching; ii) Students react very well to the introduction of such technologies, to improve their way of learning; iii) iii) Platforms currently have suffered many improvements, but even then we still can do more and better in bringing these to the habitual use by teachers and students.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoGonçalves, VitorBiblioteca Digital do IPBFernandes, Carla Patrícia Teixeira2011-08-01T11:28:40Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/5976porFernandes, Carla Patrícia Teixeira (2011). SCORM e learning design: estudo de caso no 3.º ciclo do ensino básico. Bragança: ESE.Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação e Formaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:15:21Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:10.685150Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv SCORM e learning design: estudo de caso no 3.º ciclo do ensino básico
title SCORM e learning design: estudo de caso no 3.º ciclo do ensino básico
spellingShingle SCORM e learning design: estudo de caso no 3.º ciclo do ensino básico
Fernandes, Carla Patrícia Teixeira
e-learning
Learning objects
TIC
SCORM
IMS Learning Design
Reload Editor
title_short SCORM e learning design: estudo de caso no 3.º ciclo do ensino básico
title_full SCORM e learning design: estudo de caso no 3.º ciclo do ensino básico
title_fullStr SCORM e learning design: estudo de caso no 3.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed SCORM e learning design: estudo de caso no 3.º ciclo do ensino básico
title_sort SCORM e learning design: estudo de caso no 3.º ciclo do ensino básico
author Fernandes, Carla Patrícia Teixeira
author_facet Fernandes, Carla Patrícia Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Vitor
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Carla Patrícia Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv e-learning
Learning objects
TIC
SCORM
IMS Learning Design
Reload Editor
topic e-learning
Learning objects
TIC
SCORM
IMS Learning Design
Reload Editor
description Os sistemas, tecnologias e modalidades de e-learning têm vindo a evoluir ao longo da última década. Actualmente, caminhamos para um modelo que desenvolve as competências do aluno de forma personalizada, como suporte ao ensino presencial ou de forma não presencial. As preocupações tecnológicas têm vindo a dar lugar a preocupações com os conteúdos e competências de aprendizagem. Por conseguinte, este trabalho consistiu num estudo de caso, para avaliar a exploração de objectos de aprendizagem, construídos em conformidade com as normas SCORM e IMS Learning Design, enquanto complemento do ensino presencial. O estudo de caso incidiu sobre um grupo de alunos do 9.º ano de escolaridade, da Escola Secundária Miguel Torga de Bragança. Na criação e exploração dos objectos de aprendizagem foram usadas principalmente as seguintes tecnologias: a plataforma Moodle para pacotes SCORM concebidos no Reload Editor e a Plataforma LAMS (Learning Activity Management System) para pacotes Learning Design. Após verificar o estado actual de aplicação destas tecnologias neste grau de ensino, na avaliação da exploração dos objectos de aprendizagem recorreu-se tanto a técnicas de recolha de dados quantitativas (questionários) como a técnicas de recolha de dados qualitativas (grelhas de observação e entrevistas). Genericamente, fruto dessa avaliação constatamos essencialmente o seguinte: i. Os professores continuam muito resistentes à mudança do actual paradigma de ensino. ii. Os alunos reagem bastante bem à introdução deste tipo de tecnologias, na melhoria da sua forma de aprendizagem. iii. As plataformas têm actualmente sofrido bastantes melhorias mas, mesmo assim, julgamos que ainda se pode fazer mais e melhor, no aproximar destas ao uso habitual por parte dos professores e alunos.The systems, technologies and modalities of e-learning have come to evolve throughout the last decade. Currently, we walk for a model that develops the abilities of the pupil in a personalized way, has supported to actual presential education or not presential form. This work consists of a case study, to evaluate the exploration of objects of learning, constructed according to the SCORM norms and IMS Learning Design, as complement of actual presential education. The case study focused on group of students of the 9th year of school Miguel Torga in Bragança. In the establishment and operation of learning objects were used primarily the following technologies: the Moodle platform for the SCORM packages designed in Reload Editor and platform LAMS (Learning Activity Management System) for packages Learning Design. After checking the current state of implementation of these technologies in this grade, for evaluating the exploitation of learning objects, we have used both data collection techniques (questionnaires) as quantitative techniques and qualitative data collection (observation and interviews). Generally, the results of this evaluation are essentially: i) Teachers are very resistant to changing the current paradigm of teaching; ii) Students react very well to the introduction of such technologies, to improve their way of learning; iii) iii) Platforms currently have suffered many improvements, but even then we still can do more and better in bringing these to the habitual use by teachers and students.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-01T11:28:40Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/5976
url http://hdl.handle.net/10198/5976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fernandes, Carla Patrícia Teixeira (2011). SCORM e learning design: estudo de caso no 3.º ciclo do ensino básico. Bragança: ESE.Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação e Formação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135200667500544