Prática da Sesta em Jardim de Infância: um estudo de caso sobre conceções de crianças, famílias e educadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Diana Filipa Morais
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16502
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II
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spelling Prática da Sesta em Jardim de Infância: um estudo de caso sobre conceções de crianças, famílias e educadorasEstudo de casoSesta em Jardim de InfânciaConceções e fatores de influênciaCase studyPreschool napConceptions and influencing factorsRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada IIO presente relatório tem como objetivo apresentar uma reflexão contextualizada e crítica sobre a ação desenvolvida no decorrer da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), realizada numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) cuja ação é guiada pelos princípios do Movimento da Escola Moderna (MEM). Durante as 14 semanas da prática (entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023) acompanhei um grupo de 22 crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos e uma equipa constituída por dois elementos: educadora e técnica de ação educativa. No decorrer do estágio, foi realizado um estudo de caso que teve como objetivos analisar as conceções de crianças, famílias e educadoras acerca da prática da sesta em Jardim de Infância (JI) e conhecer as estratégias colocadas em prática, na instituição onde realizei a PPS II, para a promoção da sesta no JI. Através da aplicação de um inquérito por questionário a 16 famílias e da realização de entrevistas a duas educadoras e 13 crianças, foi possível dar resposta às questões formuladas inicialmente. Os dados recolhidos sugerem a existência de fatores de influência em relação à concretização do sono diurno. São eles: (i) a valorização geral da sesta por parte dos participantes, com identificação de vantagens e critérios comuns para a sua realização; (ii) a tríade família – criança – equipa, assente na valorização do papel ativo da criança em relação à avaliação do seu bem estar e no trabalho colaborativo entre os intervenientes dos seus contextos de vida; (iii) a valorização coletiva da sesta por parte da equipa da instituição; (iv) o número de elementos da equipa e a sua disponibilidade e, finalmente, (v) a existência de espaços diferenciados para crianças que dormem e não dormem a sesta.ABSTRACT This report aims to present a contextualized and critical reflection on the action developed throughout the Supervised Professional Practice II, carried out in a Private Institution of Social Solidarity whose actions are guided by the principles of Modern School Movement. During the 14 weeks of practice (between November 2022 and February 2023) I followed a group of 22 children aged between three and six years old and a team composed by two elements: an educator and a pedagogical technician. During the internship, a case study was conducted to analyze the conceptions of children, families and educators about the practice of napping in kindergarten and to identify the strategies put into practice to promote napping in kindergarten. By applying a questionnaire survey to 16 families and conducting interviews with two educators and 13 children, it was possible to answer the questions initially formulated. The data collected suggest the existence of influencing factors in relation to the implementation of daytime sleep. These are: (i) the general appreciation of the nap by the participants, with identification of advantages and common criteria for its realization; (ii) the triad family - child - team, supported by the trust in child’s ability to evaluate his/her well-being and the collaborative work between the actors of his life contexts; (iii) the collective appreciation of the nap by the institution's team; (iv) the number of team members and their availability and, finally, (v) the existence of differentiated spaces for children who do and do not nap.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaAlmeida, TiagoRCIPLFernandes, Diana Filipa Morais2023-09-21T10:19:38Z2023-07-062023-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16502TID:203354435porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-27T02:15:26Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16502Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:31:21.706134Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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