Novas evidências na relação ambiente organizacional, comportamento estratégico e desempenho: um estudo multi-caso em agências de viagens da grande Florianópolis (Santa Catarina, Brasil)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossetto, Carlos Ricardo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rossetto, Adriana Marques, Verdinelli, Miguel Angel, Carvalho, Carlos Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.12991
Resumo: This study compared the relationship between organizational environment, strategic behaviour and performance in travel agencies located in Florianópolis (Santa Catarina/SC) – Brazil, from the perception of their managers. A quantitative approach, based on a survey research strategy, using multivariate exploratory methods was used. As environment analysis dimensions, the model of complex-simple or static-dynamic by Duncan (1972) was applied, deriving from the number of factors (frequency) and their degree of variation (intensity). To typify behaviour, the theory of Miles and Snow (1978) was also used.The complex-dynamic environment was the most perceived by managers, as well as the frequency of factor such “legislation” and “technology” and the intensity changes of the factor “economics”. The control variable “level of education” was associated with the intensity of the changes, and the variable “age” with the frequency of the changes. Predominantly, managers of travel agencies adopt prospector and defensive behaviours, although older managers adopt analytical behaviours. Those who perceived high frequency of changes tend to adopt defensive behaviours and the performance is related to the reactive behaviour. The relevance of this work consists in bringing new evidences to the understanding of how organizations interpret the environment and behave in their sectors of economic activity.  
id RCAP_b43a3752ea873b1d30da34c602d16acc
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/12991
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Novas evidências na relação ambiente organizacional, comportamento estratégico e desempenho: um estudo multi-caso em agências de viagens da grande Florianópolis (Santa Catarina, Brasil)This study compared the relationship between organizational environment, strategic behaviour and performance in travel agencies located in Florianópolis (Santa Catarina/SC) – Brazil, from the perception of their managers. A quantitative approach, based on a survey research strategy, using multivariate exploratory methods was used. As environment analysis dimensions, the model of complex-simple or static-dynamic by Duncan (1972) was applied, deriving from the number of factors (frequency) and their degree of variation (intensity). To typify behaviour, the theory of Miles and Snow (1978) was also used.The complex-dynamic environment was the most perceived by managers, as well as the frequency of factor such “legislation” and “technology” and the intensity changes of the factor “economics”. The control variable “level of education” was associated with the intensity of the changes, and the variable “age” with the frequency of the changes. Predominantly, managers of travel agencies adopt prospector and defensive behaviours, although older managers adopt analytical behaviours. Those who perceived high frequency of changes tend to adopt defensive behaviours and the performance is related to the reactive behaviour. The relevance of this work consists in bringing new evidences to the understanding of how organizations interpret the environment and behave in their sectors of economic activity.  Este estudo comparou a relação entre ambiente organizacional, comportamento estratégico e desempenho em agências de viagens localizadas na grande Florianópolis (Santa Catarina/SC) – Brasil, a partir da perceção dos seus gestores. Optou-se por uma abordagem quantitativa e por uma estratégia de pesquisa na aplicação de inquéritos por questionário utilizando métodos exploratórios multivariados. Como dimensões de análise do ambiente, recorreu-se à tipologia simples-complexo ou estático-dinâmico de Duncan (1972), a partir do número de fatores (frequência) e do grau de variação destes (intensidade). Para tipificar o comportamento, utilizou-se a tipologia de Miles e Snow (1978). O ambiente dinâmico-complexo foi o mais percebido pelos gestores, bem como a frequência dos fatores “legislação” e “tecnologia”, ea intensidade de mudanças do fator “economia”. A variável de controle “escolaridade” foi relacionada com a intensidade das mudanças, e a “idade” com a frequência das mudanças. Os gestores das agências de viagens adotam, predominantemente, os comportamentos prospetor e defensivo, embora gestores com maior idade adotem comportamentos analíticos. Os que percebem elevada frequência de mudanças, tendam a adotar comportamentos defensivos e o desempenho relaciona-se com o comportamento reativo. A relevância deste estudo reside no fato de este em trazer novas evidências ao entendimento de como as organizações interpretam o ambiente e se comportam em seus setores de atuação.  Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro2012-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.12991oai:proa.ua.pt:article/12991Journal of Tourism & Development; Vol 2 No 17/18 (2012); 717-728Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 2 n.º 17/18 (2012); 717-7282182-14531645-9261reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12991https://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.12991https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12991/8627https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRossetto, Carlos RicardoRossetto, Adriana MarquesVerdinelli, Miguel AngelCarvalho, Carlos Eduardo2022-09-26T10:57:12Zoai:proa.ua.pt:article/12991Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:05:52.733067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Novas evidências na relação ambiente organizacional, comportamento estratégico e desempenho: um estudo multi-caso em agências de viagens da grande Florianópolis (Santa Catarina, Brasil)
title Novas evidências na relação ambiente organizacional, comportamento estratégico e desempenho: um estudo multi-caso em agências de viagens da grande Florianópolis (Santa Catarina, Brasil)
spellingShingle Novas evidências na relação ambiente organizacional, comportamento estratégico e desempenho: um estudo multi-caso em agências de viagens da grande Florianópolis (Santa Catarina, Brasil)
Rossetto, Carlos Ricardo
title_short Novas evidências na relação ambiente organizacional, comportamento estratégico e desempenho: um estudo multi-caso em agências de viagens da grande Florianópolis (Santa Catarina, Brasil)
title_full Novas evidências na relação ambiente organizacional, comportamento estratégico e desempenho: um estudo multi-caso em agências de viagens da grande Florianópolis (Santa Catarina, Brasil)
title_fullStr Novas evidências na relação ambiente organizacional, comportamento estratégico e desempenho: um estudo multi-caso em agências de viagens da grande Florianópolis (Santa Catarina, Brasil)
title_full_unstemmed Novas evidências na relação ambiente organizacional, comportamento estratégico e desempenho: um estudo multi-caso em agências de viagens da grande Florianópolis (Santa Catarina, Brasil)
title_sort Novas evidências na relação ambiente organizacional, comportamento estratégico e desempenho: um estudo multi-caso em agências de viagens da grande Florianópolis (Santa Catarina, Brasil)
author Rossetto, Carlos Ricardo
author_facet Rossetto, Carlos Ricardo
Rossetto, Adriana Marques
Verdinelli, Miguel Angel
Carvalho, Carlos Eduardo
author_role author
author2 Rossetto, Adriana Marques
Verdinelli, Miguel Angel
Carvalho, Carlos Eduardo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossetto, Carlos Ricardo
Rossetto, Adriana Marques
Verdinelli, Miguel Angel
Carvalho, Carlos Eduardo
description This study compared the relationship between organizational environment, strategic behaviour and performance in travel agencies located in Florianópolis (Santa Catarina/SC) – Brazil, from the perception of their managers. A quantitative approach, based on a survey research strategy, using multivariate exploratory methods was used. As environment analysis dimensions, the model of complex-simple or static-dynamic by Duncan (1972) was applied, deriving from the number of factors (frequency) and their degree of variation (intensity). To typify behaviour, the theory of Miles and Snow (1978) was also used.The complex-dynamic environment was the most perceived by managers, as well as the frequency of factor such “legislation” and “technology” and the intensity changes of the factor “economics”. The control variable “level of education” was associated with the intensity of the changes, and the variable “age” with the frequency of the changes. Predominantly, managers of travel agencies adopt prospector and defensive behaviours, although older managers adopt analytical behaviours. Those who perceived high frequency of changes tend to adopt defensive behaviours and the performance is related to the reactive behaviour. The relevance of this work consists in bringing new evidences to the understanding of how organizations interpret the environment and behave in their sectors of economic activity.  
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.12991
oai:proa.ua.pt:article/12991
url https://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.12991
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/12991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12991
https://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.12991
https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12991/8627
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Tourism & Development; Vol 2 No 17/18 (2012); 717-728
Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 2 n.º 17/18 (2012); 717-728
2182-1453
1645-9261
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130520695603200