Ensino técnico e profissional: natureza da oferta e da procura
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.283 |
Resumo: | O ensino técnico e profissional têm-se diferenciado do outro ensino secundário pelo seu carácter marcadamente funcional e reprodutor das estruturas sociais (Baudelot e Establet, 1971; Bourdieu e Passeron, 1964 e 1970; Snyders, 1981; Cruzeiro e Antunes, 1979; Martins, 1991; Pardal, Franco, Dias, Novaes e Sousa, 2003). Nos últimos anos tem se procurado negar esta realidade e criar um sistema de ideias positivo deste ensino em que ele tende a ser apresentado como alternativo ao ensino superior. Em termos metodológicos inquiriu-se uma amostra de 308 alunos dos cursos tecnológicos e dos técnico-profissionais em 2004 e cujos resultados foram comparados com os recolhidos em 1989, junto de 364 alunos, dos cursos técnico profissionais. Procurou-se assim, por um lado, ver quem são os alunos que frequentam este ensino na actualidade e, por outro, apreciar as alterações ocorridas num espaço temporal de 15 anos. Os dados recolhidos mostram que o carácter funcional e regulador deste ensino se mantém e que continuam a verificar-se correlações fortes entre a sua frequência e a origem social e o aproveitamento escolar dos alunos até ao 9º ano, constatando-se ainda o acentuar destas realidades nos últimos 15 anos. Não obstante tudo isto as aspirações dos alunos estão mais centradas na ida para a universidade do que para o sistema de emprego, apesar da apreciação positiva que fazem desta formação. A ser assim parece que o sistema de ideias criado alterou as representações sobre este ensino mas ainda não alterou as opções que os alunos fazem para os seus trajectos profissionais. |
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