A biblioteca escolar enquanto polo dinamizador do trabalho colaborativo e do cruzamento de saberes: reflexão crítica de uma prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgado, Bernardo d'Orey
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9974
Resumo: O trabalho colaborativo e o cruzamento de saberes apresentam-se como elementos prementes à necessária renovação das práticas pedagógicas atuais e sua adequação aos desafios da sociedade de informação e de um mundo cada vez mais global. Esta renovação surge reforçada pelas mais recentes medidas legislativas de flexibilização curricular e de definição do perfil dos alunos do século XXI. Infelizmente as transformações educativas têm encontrado recorrentemente uma generalizada resistência à mudança, o que resulta em aulas estandardizadas e num saber redutor centrado nos conhecimentos do professor e nos conteúdos dos manuais escolares. As bibliotecas escolares desempenham, neste contexto, um papel fulcral, podendo e devendo ser um elemento central para a revitalização dos panoramas educativos. A colaboração entre o professor bibliotecário e os diferentes professores curriculares pode ser um fator importante para se romper com os paradigmas vigentes e unir esforços no desenvolvimento de dinâmicas mais estimulantes. Os contributos que a equipa de uma biblioteca escolar e um professor bibliotecário podem ter na dinamização da BE e do currículo, num caminho de crescente colaboração e de cruzamento de saberes é, portanto, o tema principal deste estudo. Numa primeira parte são abordadas diferentes perspetivas nacionais e internacionais sobre as temáticas em estudo. Na segunda parte é descrito um plano de intervenção específico de dinamização de uma biblioteca escolar. A terceira parte é dedicada à analise de entrevistas a alguns dos intervenientes no processo de dinamização da BE em estudo. A metodologia utilizada foi o estudo de caso numa perspetiva qualitativa de investigação de cariz autorreflexivo, centrada na análise de conteúdo das entrevistas realizadas. No final deste trabalho identificam-se pontos fortes e fracos do trabalho desenvolvido, os elementos que neste caso foram potenciadores e constrangedores dos objetivos traçados, bem como as limitações inerentes, e conclui-se, sublinhando a importância de um plano de dinamização focado em necessidades identificadas e na promoção do trabalho colaborativo e de cruzamento de saberes.
id RCAP_b43be55a513ae6f9e4d91f383304b087
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9974
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A biblioteca escolar enquanto polo dinamizador do trabalho colaborativo e do cruzamento de saberes: reflexão crítica de uma práticaTrabalho colaborativoProfessor bibliotecárioAnimação de bibliotecas escolaresModelos pedagógicosEntraves da ação nas bibliotecas escolaresCollaborative workLibrarian teacherAnimation of school librariesBarriers to action in school librariesPedagogical modelsODS::04:Educação de QualidadeO trabalho colaborativo e o cruzamento de saberes apresentam-se como elementos prementes à necessária renovação das práticas pedagógicas atuais e sua adequação aos desafios da sociedade de informação e de um mundo cada vez mais global. Esta renovação surge reforçada pelas mais recentes medidas legislativas de flexibilização curricular e de definição do perfil dos alunos do século XXI. Infelizmente as transformações educativas têm encontrado recorrentemente uma generalizada resistência à mudança, o que resulta em aulas estandardizadas e num saber redutor centrado nos conhecimentos do professor e nos conteúdos dos manuais escolares. As bibliotecas escolares desempenham, neste contexto, um papel fulcral, podendo e devendo ser um elemento central para a revitalização dos panoramas educativos. A colaboração entre o professor bibliotecário e os diferentes professores curriculares pode ser um fator importante para se romper com os paradigmas vigentes e unir esforços no desenvolvimento de dinâmicas mais estimulantes. Os contributos que a equipa de uma biblioteca escolar e um professor bibliotecário podem ter na dinamização da BE e do currículo, num caminho de crescente colaboração e de cruzamento de saberes é, portanto, o tema principal deste estudo. Numa primeira parte são abordadas diferentes perspetivas nacionais e internacionais sobre as temáticas em estudo. Na segunda parte é descrito um plano de intervenção específico de dinamização de uma biblioteca escolar. A terceira parte é dedicada à analise de entrevistas a alguns dos intervenientes no processo de dinamização da BE em estudo. A metodologia utilizada foi o estudo de caso numa perspetiva qualitativa de investigação de cariz autorreflexivo, centrada na análise de conteúdo das entrevistas realizadas. No final deste trabalho identificam-se pontos fortes e fracos do trabalho desenvolvido, os elementos que neste caso foram potenciadores e constrangedores dos objetivos traçados, bem como as limitações inerentes, e conclui-se, sublinhando a importância de um plano de dinamização focado em necessidades identificadas e na promoção do trabalho colaborativo e de cruzamento de saberes.Collaborative work and the interaction of different kinds of knowledge constitute fundamental elements for the necessary renovation of current pedagogical practices and for their adaptation to the challenges posed by the information society and by an increasingly globalized world. The need for this renovation was strengthened by recent legislation regarding curricular flexibility and a definition of the profile of the 21st -century student. Unfortunately, educational transformations have been met frequently with a generalized resistance to change, resulting in standardized classes centred in the professor’s knowledge and in the contents of the manuals. School libraries play a fundamental role in this context and they can and should be a central element in the revitalization of the educational landscape. The collaboration between the professor-librarian and the various curricular-professors may be an important factor to renovate the current paradigms and to combine efforts in the developing of more stimulating dynamics. The contributions of a school library team and of a professor-librariam for the revitalization of the library and of the curriculum towards a growing interaction of knowledge is the main focus of this thesis. Its first part deals with different national and international perspectives on the subject. The second part describes a specific intervention plan to revitalize a school library. The third part is dedicated to the analysis of several interviews conducted with some of the stakeholders in the revitalization process of the library studied here. The case study methodology was used in a qualitative and self-reflective perspective centred on the analysis of the content of the interviews that were conducted. This thesis identifies the strengths and weaknesses of the work developed, the elements that were enablers and inhibitors of the goals established, and its inherent limitations. It concludes by pointing out the importance of a plan of revitalization focused on identified needs and on the promotion of collaborative work and knowledge interaction.Vasconcelos, Ana IsabelRepositório AbertoSalgado, Bernardo d'Orey2020-08-14T08:51:21Z2020-07-232020-08-142020-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9974TID:202521680porSalgado, Bernardo d'Orey - A biblioteca escolar enquanto polo dinamizador do trabalho colaborativo e do cruzamento de saberes [Em linha]: reflexão crítica de uma prática. [S.l.]: [s.n.], 2020. 147 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:34:03Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9974Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:38.358602Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A biblioteca escolar enquanto polo dinamizador do trabalho colaborativo e do cruzamento de saberes: reflexão crítica de uma prática
title A biblioteca escolar enquanto polo dinamizador do trabalho colaborativo e do cruzamento de saberes: reflexão crítica de uma prática
spellingShingle A biblioteca escolar enquanto polo dinamizador do trabalho colaborativo e do cruzamento de saberes: reflexão crítica de uma prática
Salgado, Bernardo d'Orey
Trabalho colaborativo
Professor bibliotecário
Animação de bibliotecas escolares
Modelos pedagógicos
Entraves da ação nas bibliotecas escolares
Collaborative work
Librarian teacher
Animation of school libraries
Barriers to action in school libraries
Pedagogical models
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short A biblioteca escolar enquanto polo dinamizador do trabalho colaborativo e do cruzamento de saberes: reflexão crítica de uma prática
title_full A biblioteca escolar enquanto polo dinamizador do trabalho colaborativo e do cruzamento de saberes: reflexão crítica de uma prática
title_fullStr A biblioteca escolar enquanto polo dinamizador do trabalho colaborativo e do cruzamento de saberes: reflexão crítica de uma prática
title_full_unstemmed A biblioteca escolar enquanto polo dinamizador do trabalho colaborativo e do cruzamento de saberes: reflexão crítica de uma prática
title_sort A biblioteca escolar enquanto polo dinamizador do trabalho colaborativo e do cruzamento de saberes: reflexão crítica de uma prática
author Salgado, Bernardo d'Orey
author_facet Salgado, Bernardo d'Orey
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos, Ana Isabel
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Salgado, Bernardo d'Orey
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho colaborativo
Professor bibliotecário
Animação de bibliotecas escolares
Modelos pedagógicos
Entraves da ação nas bibliotecas escolares
Collaborative work
Librarian teacher
Animation of school libraries
Barriers to action in school libraries
Pedagogical models
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Trabalho colaborativo
Professor bibliotecário
Animação de bibliotecas escolares
Modelos pedagógicos
Entraves da ação nas bibliotecas escolares
Collaborative work
Librarian teacher
Animation of school libraries
Barriers to action in school libraries
Pedagogical models
ODS::04:Educação de Qualidade
description O trabalho colaborativo e o cruzamento de saberes apresentam-se como elementos prementes à necessária renovação das práticas pedagógicas atuais e sua adequação aos desafios da sociedade de informação e de um mundo cada vez mais global. Esta renovação surge reforçada pelas mais recentes medidas legislativas de flexibilização curricular e de definição do perfil dos alunos do século XXI. Infelizmente as transformações educativas têm encontrado recorrentemente uma generalizada resistência à mudança, o que resulta em aulas estandardizadas e num saber redutor centrado nos conhecimentos do professor e nos conteúdos dos manuais escolares. As bibliotecas escolares desempenham, neste contexto, um papel fulcral, podendo e devendo ser um elemento central para a revitalização dos panoramas educativos. A colaboração entre o professor bibliotecário e os diferentes professores curriculares pode ser um fator importante para se romper com os paradigmas vigentes e unir esforços no desenvolvimento de dinâmicas mais estimulantes. Os contributos que a equipa de uma biblioteca escolar e um professor bibliotecário podem ter na dinamização da BE e do currículo, num caminho de crescente colaboração e de cruzamento de saberes é, portanto, o tema principal deste estudo. Numa primeira parte são abordadas diferentes perspetivas nacionais e internacionais sobre as temáticas em estudo. Na segunda parte é descrito um plano de intervenção específico de dinamização de uma biblioteca escolar. A terceira parte é dedicada à analise de entrevistas a alguns dos intervenientes no processo de dinamização da BE em estudo. A metodologia utilizada foi o estudo de caso numa perspetiva qualitativa de investigação de cariz autorreflexivo, centrada na análise de conteúdo das entrevistas realizadas. No final deste trabalho identificam-se pontos fortes e fracos do trabalho desenvolvido, os elementos que neste caso foram potenciadores e constrangedores dos objetivos traçados, bem como as limitações inerentes, e conclui-se, sublinhando a importância de um plano de dinamização focado em necessidades identificadas e na promoção do trabalho colaborativo e de cruzamento de saberes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-14T08:51:21Z
2020-07-23
2020-08-14
2020-07-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/9974
TID:202521680
url http://hdl.handle.net/10400.2/9974
identifier_str_mv TID:202521680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Salgado, Bernardo d'Orey - A biblioteca escolar enquanto polo dinamizador do trabalho colaborativo e do cruzamento de saberes [Em linha]: reflexão crítica de uma prática. [S.l.]: [s.n.], 2020. 147 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135081466429440