Misericórdia como modelo à luz do episódio de Naim Lc 7,11-17 : um estudo exegético e teológico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/28490 |
Resumo: | O episódio da ressurreição do filho da viúva de Naim (cf. Lc 7,11-17), do qual procurámos uma melhor compreensão ao longo da nossa pesquisa, torna claro que a misericórdia, que coincide com o agir de Jesus, restitui vida aos mortos. Ao entregar à mãe, vivo, o filho que estava morto, Jesus revela ser o Senhor da vida e da morte. Ele é o novo Elias esperado por Israel, é Deus que vem visitar o seu povo, e, sendo Deus, enfrenta a morte e a vence para sempre. N’Ele se revela a misericórdia, como principal atributo divino, que restitui o homem à sua dignidade mais genuína e constitui o núcleo central da mensagem evangélica. O milagre de Naim constitui um sinal de esperança para todos aqueles que, tal como o filho da viúva de Naim, experimentando a morte, esperam, da misericórdia do Senhor, escutar aquela palavra anastática: Levanta-te! Uma ordem dada num tom imperativo que recria o homem, ferido mortalmente, nas dimensões mais recônditas do seu ser, o restabelece na sua capacidade de se relacionar e o abre para a vida. A misericórdia, própria do ser e do agir de Deus, deve ser replicada no jeito de estar e de agir do discípulo, em cumprimento do mandato de Jesus: “Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,36). Ela deve ser a expressão da nossa koinônia fraterna e a manifestação evangélica da nossa adesão ao “mandamento novo”. Ainda recentemente, o Papa Francisco convocou toda a Igreja para o Jubileu Extraordinário da Misericórdia com o objetivo de nos recolocar no seguimento de Cristo, o “Rosto da Misericórdia”. |
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Misericórdia como modelo à luz do episódio de Naim Lc 7,11-17 : um estudo exegético e teológicoJesusMisericórdiaNaimLucasRessurreiçãoViúvaProfetaPovoMercyLukeResurrectionWidowProphetPeopleDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoO episódio da ressurreição do filho da viúva de Naim (cf. Lc 7,11-17), do qual procurámos uma melhor compreensão ao longo da nossa pesquisa, torna claro que a misericórdia, que coincide com o agir de Jesus, restitui vida aos mortos. Ao entregar à mãe, vivo, o filho que estava morto, Jesus revela ser o Senhor da vida e da morte. Ele é o novo Elias esperado por Israel, é Deus que vem visitar o seu povo, e, sendo Deus, enfrenta a morte e a vence para sempre. N’Ele se revela a misericórdia, como principal atributo divino, que restitui o homem à sua dignidade mais genuína e constitui o núcleo central da mensagem evangélica. O milagre de Naim constitui um sinal de esperança para todos aqueles que, tal como o filho da viúva de Naim, experimentando a morte, esperam, da misericórdia do Senhor, escutar aquela palavra anastática: Levanta-te! Uma ordem dada num tom imperativo que recria o homem, ferido mortalmente, nas dimensões mais recônditas do seu ser, o restabelece na sua capacidade de se relacionar e o abre para a vida. A misericórdia, própria do ser e do agir de Deus, deve ser replicada no jeito de estar e de agir do discípulo, em cumprimento do mandato de Jesus: “Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,36). Ela deve ser a expressão da nossa koinônia fraterna e a manifestação evangélica da nossa adesão ao “mandamento novo”. Ainda recentemente, o Papa Francisco convocou toda a Igreja para o Jubileu Extraordinário da Misericórdia com o objetivo de nos recolocar no seguimento de Cristo, o “Rosto da Misericórdia”.The episode of the resurrection of the son of the widow of Naim (cf. Lk 7: 11-17), from which we have sought a better understanding throughout our research, makes it clear that mercy, which coincides with the action of Jesus, dead. By giving the living child to the mother who was dead, Jesus reveals to be the Lord of life and death. He is the new Elijah awaited by Israel, it is God who comes to visit his people, and, being God, faces death and conquers forever. In him mercy is revealed, as the principal divine attribute, which restores man to his most genuine dignity and constitutes the central nucleus of the Gospel message. The miracle of Naim is a sign of hope for all those who, like the son of the widow of Naim, who experience death, expect from the mercy of the Lord to hear that anastatic word: Arise! An order given in an imperative tone that recreates man, mortally wounded, in the most recondite dimensions of his being, reestablishes him in his capacity to relate and opens him to life. Mercy, proper to God's being and action, must be replicated in the disciple's way of being and acting, in fulfillment of Jesus' command: "Be merciful, as your Father is merciful" (Luke 6:36). It should be the expression of our fraternal koinônia and the evangelical manifestation of our adherence to the "new commandment". Recently, Pope Francis summoned the whole Church to the Extraordinary Jubilee of Mercy to bring us back to Christ, the "Face of Mercy".Mendonça, José Tolentino Calaça deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGarcia, João Paulino Gomes Delgado2019-10-23T09:45:50Z2019-07-122019-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28490TID:202262790porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:34:06Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28490Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:52.477123Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O episódio da ressurreição do filho da viúva de Naim (cf. Lc 7,11-17), do qual procurámos uma melhor compreensão ao longo da nossa pesquisa, torna claro que a misericórdia, que coincide com o agir de Jesus, restitui vida aos mortos. Ao entregar à mãe, vivo, o filho que estava morto, Jesus revela ser o Senhor da vida e da morte. Ele é o novo Elias esperado por Israel, é Deus que vem visitar o seu povo, e, sendo Deus, enfrenta a morte e a vence para sempre. N’Ele se revela a misericórdia, como principal atributo divino, que restitui o homem à sua dignidade mais genuína e constitui o núcleo central da mensagem evangélica. O milagre de Naim constitui um sinal de esperança para todos aqueles que, tal como o filho da viúva de Naim, experimentando a morte, esperam, da misericórdia do Senhor, escutar aquela palavra anastática: Levanta-te! Uma ordem dada num tom imperativo que recria o homem, ferido mortalmente, nas dimensões mais recônditas do seu ser, o restabelece na sua capacidade de se relacionar e o abre para a vida. A misericórdia, própria do ser e do agir de Deus, deve ser replicada no jeito de estar e de agir do discípulo, em cumprimento do mandato de Jesus: “Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,36). Ela deve ser a expressão da nossa koinônia fraterna e a manifestação evangélica da nossa adesão ao “mandamento novo”. Ainda recentemente, o Papa Francisco convocou toda a Igreja para o Jubileu Extraordinário da Misericórdia com o objetivo de nos recolocar no seguimento de Cristo, o “Rosto da Misericórdia”. |
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