Construir identidades profissionais no ensino superior. Aprender a ensinar a ser (Sendo) Professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2038 |
Resumo: | Nesta comunicação pretendemos apresentar e analisar alguns dados preliminares recolhidos no âmbito de um projeto mais abrangente, de parceria entre duas instituições de formação professores, em Portugal e no Brasil. A partir da análise de representações do que é ser professor, e do modo com essas representações podem ser (re)configuradas no decurso de processos de formação, procuramos gerar alguns contributos para a compreensão dos processos de construção da identidade profissional de educadores e professores. Os dados mobilizados resultam de algumas respostas obtidas a questionários realizados a alunos do 1º ciclo de estudos do curso de formação de educadores de infância e professores, 55 alunos da instituição portuguesa e 77 da instituição brasileira. Sustentamos a nossa análise num quadro de referência conceptual que assume os conceitos de representação social (Moscovici, 1988), de dialogismo (Grossen, 1999; Hermans, 2001) e de transição (Zittoun, 2006) como centrais à compreensão das dinâmicas de mudança e de continuidade inerentes à construção e desenvolvimento de identidades. Os resultados preliminares reforçam a relevância dos processos comunicativos de coordenação simbólica e intersubjetiva que, no decurso da formação e da supervisão dos alunos, podem reconfigurar as representações de alunos e de formadores |
id |
RCAP_b468cb9e5f9b278f3ed45ad1f3c6cbbd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2038 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Construir identidades profissionais no ensino superior. Aprender a ensinar a ser (Sendo) Professorformação de professoresidentidade profissionalrepresentações sociaisdialogismostransiçõesteacher educationprofessional identitysocial representationsdialogismtransitionsNesta comunicação pretendemos apresentar e analisar alguns dados preliminares recolhidos no âmbito de um projeto mais abrangente, de parceria entre duas instituições de formação professores, em Portugal e no Brasil. A partir da análise de representações do que é ser professor, e do modo com essas representações podem ser (re)configuradas no decurso de processos de formação, procuramos gerar alguns contributos para a compreensão dos processos de construção da identidade profissional de educadores e professores. Os dados mobilizados resultam de algumas respostas obtidas a questionários realizados a alunos do 1º ciclo de estudos do curso de formação de educadores de infância e professores, 55 alunos da instituição portuguesa e 77 da instituição brasileira. Sustentamos a nossa análise num quadro de referência conceptual que assume os conceitos de representação social (Moscovici, 1988), de dialogismo (Grossen, 1999; Hermans, 2001) e de transição (Zittoun, 2006) como centrais à compreensão das dinâmicas de mudança e de continuidade inerentes à construção e desenvolvimento de identidades. Os resultados preliminares reforçam a relevância dos processos comunicativos de coordenação simbólica e intersubjetiva que, no decurso da formação e da supervisão dos alunos, podem reconfigurar as representações de alunos e de formadoresIn this communication we intend to present and analyze some preliminary data collected as part of an ongoing broader project, developed by two teacher training institutions in Portugal and Brazil. Based on an analysis of representations of teaching, and of the expected impact of training processes on those representations, we try to generate some contributions to the understanding of the processes of teachers’ professional identity construction. The mobilized data result from some answers to questionnaires given to students attending the training courses of early childhood educators and primary teachers, 55 students from the Portuguese institution and 77 from the Brasilian institution. We develop our analysis in a conceptual framework that takes the concepts of social representation (Moscovici, 1988), dialogism (Grossen, 1999; Hermans, 2001) and transition (Zittoun, 2006) as central to understanding the dynamics of change and continuity inherent in the construction and development of identities. Preliminary results reinforce the relevance of communicative processes that may reconfigure students’ representations, over the course of their training and supervision.Universidade de ÉvoraRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémHamido, GracindaLuís, HelenaPiscalho, IsabelGuimarães, Célia Maria2018-01-17T21:41:25Z2013-032013-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2038porChaleta, M.E. et al (Coord.)(2013). ACTAS: II International Conference “Learning and Teaching in Higher Education /Learning Orchestration in Higher Education” (pp. 172-189). Évora: Universidade de Évora, Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico. [suporte Cdrom - ISBN: 978-989-96656-4-4].978-989-96656-4-4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:35Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2038Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:12.229749Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construir identidades profissionais no ensino superior. Aprender a ensinar a ser (Sendo) Professor |
title |
Construir identidades profissionais no ensino superior. Aprender a ensinar a ser (Sendo) Professor |
spellingShingle |
Construir identidades profissionais no ensino superior. Aprender a ensinar a ser (Sendo) Professor Hamido, Gracinda formação de professores identidade profissional representações sociais dialogismos transições teacher education professional identity social representations dialogism transitions |
title_short |
Construir identidades profissionais no ensino superior. Aprender a ensinar a ser (Sendo) Professor |
title_full |
Construir identidades profissionais no ensino superior. Aprender a ensinar a ser (Sendo) Professor |
title_fullStr |
Construir identidades profissionais no ensino superior. Aprender a ensinar a ser (Sendo) Professor |
title_full_unstemmed |
Construir identidades profissionais no ensino superior. Aprender a ensinar a ser (Sendo) Professor |
title_sort |
Construir identidades profissionais no ensino superior. Aprender a ensinar a ser (Sendo) Professor |
author |
Hamido, Gracinda |
author_facet |
Hamido, Gracinda Luís, Helena Piscalho, Isabel Guimarães, Célia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Luís, Helena Piscalho, Isabel Guimarães, Célia Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hamido, Gracinda Luís, Helena Piscalho, Isabel Guimarães, Célia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores identidade profissional representações sociais dialogismos transições teacher education professional identity social representations dialogism transitions |
topic |
formação de professores identidade profissional representações sociais dialogismos transições teacher education professional identity social representations dialogism transitions |
description |
Nesta comunicação pretendemos apresentar e analisar alguns dados preliminares recolhidos no âmbito de um projeto mais abrangente, de parceria entre duas instituições de formação professores, em Portugal e no Brasil. A partir da análise de representações do que é ser professor, e do modo com essas representações podem ser (re)configuradas no decurso de processos de formação, procuramos gerar alguns contributos para a compreensão dos processos de construção da identidade profissional de educadores e professores. Os dados mobilizados resultam de algumas respostas obtidas a questionários realizados a alunos do 1º ciclo de estudos do curso de formação de educadores de infância e professores, 55 alunos da instituição portuguesa e 77 da instituição brasileira. Sustentamos a nossa análise num quadro de referência conceptual que assume os conceitos de representação social (Moscovici, 1988), de dialogismo (Grossen, 1999; Hermans, 2001) e de transição (Zittoun, 2006) como centrais à compreensão das dinâmicas de mudança e de continuidade inerentes à construção e desenvolvimento de identidades. Os resultados preliminares reforçam a relevância dos processos comunicativos de coordenação simbólica e intersubjetiva que, no decurso da formação e da supervisão dos alunos, podem reconfigurar as representações de alunos e de formadores |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03 2013-03-01T00:00:00Z 2018-01-17T21:41:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/2038 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/2038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Chaleta, M.E. et al (Coord.)(2013). ACTAS: II International Conference “Learning and Teaching in Higher Education /Learning Orchestration in Higher Education” (pp. 172-189). Évora: Universidade de Évora, Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico. [suporte Cdrom - ISBN: 978-989-96656-4-4]. 978-989-96656-4-4 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137032071544832 |