Inovação e criatividade - criadores de conteúdo digital e comunicação de marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ana Beatriz Capela Maravilhas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11912
Resumo: Esta investigação apresenta uma reflexão acerca da criatividade e inovação dos criadores de conteúdo digital na comunicação das marcas. A criatividade está presente na vida dos cidadãos desde o momento em que estes ganham a sua identidade. Com o avanço das novas tecnologias e o aparecimento da web 2.0 e, consequentemente novas formas de comunicação, as marcas sentiram a necessidade de inovarem e de se adaptarem a este novo mundo de forma a comunicarem com o seu público de maneira eficaz. Os criadores de conteúdo digital vieram fazer essa ponte entre as marcas e os consumidores e passaram a ter um papel muito importante na comunicação das marcas, pois é através destes que as mesmas conseguem alcançar mais públicos, e fazer com que estes se sintam ligados à marca, criando valores como a confiança, lealdade e fidelidade. O objetivo principal do presente relatório é perceber a importância da criatividade e da inovação na comunicação dos influenciadores digitais, mas também perceber o valor da comunicação entre os influenciadores e as marcas. Nesse sentido, optou-se pelo uso de um método misto, que combina a aplicação de técnicas qualitativas e quantitativas. No âmbito do método qualitativo foram realizadas entrevistas a influenciadores digitais e no método quantitativo, foi realizado um questionário aos consumidores. Os resultados obtidos permitiram concluir que a criatividade e a inovação podiam estar mais presentes na comunicação feita pelos criadores de conteúdo digital, pois são dois fatores de muita importância para os consumidores quando assistem a conteúdos nas redes sociais. O presente relatório aborda também o estágio realizado no Porto Canal, assim como as atividades realizadas no mesmo. Atividades como apoio à produção de programas, realização de peças jornalísticas, colaboração com os programas do canal, e apoio nas redes sociais do mesmo.
id RCAP_b46c2629519961ca1348477b62b4a681
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/11912
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inovação e criatividade - criadores de conteúdo digital e comunicação de marcaCriatividadeinovaçãoEsta investigação apresenta uma reflexão acerca da criatividade e inovação dos criadores de conteúdo digital na comunicação das marcas. A criatividade está presente na vida dos cidadãos desde o momento em que estes ganham a sua identidade. Com o avanço das novas tecnologias e o aparecimento da web 2.0 e, consequentemente novas formas de comunicação, as marcas sentiram a necessidade de inovarem e de se adaptarem a este novo mundo de forma a comunicarem com o seu público de maneira eficaz. Os criadores de conteúdo digital vieram fazer essa ponte entre as marcas e os consumidores e passaram a ter um papel muito importante na comunicação das marcas, pois é através destes que as mesmas conseguem alcançar mais públicos, e fazer com que estes se sintam ligados à marca, criando valores como a confiança, lealdade e fidelidade. O objetivo principal do presente relatório é perceber a importância da criatividade e da inovação na comunicação dos influenciadores digitais, mas também perceber o valor da comunicação entre os influenciadores e as marcas. Nesse sentido, optou-se pelo uso de um método misto, que combina a aplicação de técnicas qualitativas e quantitativas. No âmbito do método qualitativo foram realizadas entrevistas a influenciadores digitais e no método quantitativo, foi realizado um questionário aos consumidores. Os resultados obtidos permitiram concluir que a criatividade e a inovação podiam estar mais presentes na comunicação feita pelos criadores de conteúdo digital, pois são dois fatores de muita importância para os consumidores quando assistem a conteúdos nas redes sociais. O presente relatório aborda também o estágio realizado no Porto Canal, assim como as atividades realizadas no mesmo. Atividades como apoio à produção de programas, realização de peças jornalísticas, colaboração com os programas do canal, e apoio nas redes sociais do mesmo.This investigation presents a reflection on the creativity and innovation of digital content creators in brand communication. Creativity is present in the lives of citizens from the moment they gain their identity. With the advancement of new technologies and the emergence of web 2.0 and, consequently, new forms of communication, brands felt the need to innovate and adapt to this new world in order to communicate effectively with their audience. Digital content creators have come to bridge the gap between brands and consumers and have come to play a very important role in brand communication, as it is through them that they are able to reach more audiences, and make them feel connected to the brand, creating values such as trust, loyalty and fidelity. The main objective of this essay is to understand the importance of creativity and innovation in the communication of digital influencers, but also to understand the value of communication between influencers and brands. In this sense, we chose to use a mixed method, which combines the application of qualitative and quantitative techniques. Under the qualitative method, interviews were conducted with digital influencers and in the quantitative method, a survey was conducted with consumers. The results obtained allowed us to conclude that creativity and innovation could be more present in the communication made by digital content creators, as they are two very important factors for consumers when they watch content on social networks. This report also addresses the internship held at Porto Canal, as well as the activities carried out there. Activities such as support for the production of programs, production of journalistic pieces, collaboration with the channel's programs, and support on the channel's social networks.2023-11-08T14:57:01Z2023-01-19T00:00:00Z2023-01-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11912porLopes, Ana Beatriz Capela Maravilhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-03T02:00:45Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:02.518889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inovação e criatividade - criadores de conteúdo digital e comunicação de marca
title Inovação e criatividade - criadores de conteúdo digital e comunicação de marca
spellingShingle Inovação e criatividade - criadores de conteúdo digital e comunicação de marca
Lopes, Ana Beatriz Capela Maravilhas
Criatividade
inovação
title_short Inovação e criatividade - criadores de conteúdo digital e comunicação de marca
title_full Inovação e criatividade - criadores de conteúdo digital e comunicação de marca
title_fullStr Inovação e criatividade - criadores de conteúdo digital e comunicação de marca
title_full_unstemmed Inovação e criatividade - criadores de conteúdo digital e comunicação de marca
title_sort Inovação e criatividade - criadores de conteúdo digital e comunicação de marca
author Lopes, Ana Beatriz Capela Maravilhas
author_facet Lopes, Ana Beatriz Capela Maravilhas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Ana Beatriz Capela Maravilhas
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
inovação
topic Criatividade
inovação
description Esta investigação apresenta uma reflexão acerca da criatividade e inovação dos criadores de conteúdo digital na comunicação das marcas. A criatividade está presente na vida dos cidadãos desde o momento em que estes ganham a sua identidade. Com o avanço das novas tecnologias e o aparecimento da web 2.0 e, consequentemente novas formas de comunicação, as marcas sentiram a necessidade de inovarem e de se adaptarem a este novo mundo de forma a comunicarem com o seu público de maneira eficaz. Os criadores de conteúdo digital vieram fazer essa ponte entre as marcas e os consumidores e passaram a ter um papel muito importante na comunicação das marcas, pois é através destes que as mesmas conseguem alcançar mais públicos, e fazer com que estes se sintam ligados à marca, criando valores como a confiança, lealdade e fidelidade. O objetivo principal do presente relatório é perceber a importância da criatividade e da inovação na comunicação dos influenciadores digitais, mas também perceber o valor da comunicação entre os influenciadores e as marcas. Nesse sentido, optou-se pelo uso de um método misto, que combina a aplicação de técnicas qualitativas e quantitativas. No âmbito do método qualitativo foram realizadas entrevistas a influenciadores digitais e no método quantitativo, foi realizado um questionário aos consumidores. Os resultados obtidos permitiram concluir que a criatividade e a inovação podiam estar mais presentes na comunicação feita pelos criadores de conteúdo digital, pois são dois fatores de muita importância para os consumidores quando assistem a conteúdos nas redes sociais. O presente relatório aborda também o estágio realizado no Porto Canal, assim como as atividades realizadas no mesmo. Atividades como apoio à produção de programas, realização de peças jornalísticas, colaboração com os programas do canal, e apoio nas redes sociais do mesmo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-08T14:57:01Z
2023-01-19T00:00:00Z
2023-01-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/11912
url http://hdl.handle.net/10348/11912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137094571917312