A relação entre a composição do órgão de administração e a divulgação da responsabilidade social empresarial, no setor consumer staples, no período de 2016 a 2020
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16084 |
Resumo: | Mestrado em Gestão e Empreendedorismo |
id |
RCAP_b48fe466052044a0828e4262324f414a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16084 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A relação entre a composição do órgão de administração e a divulgação da responsabilidade social empresarial, no setor consumer staples, no período de 2016 a 2020Responsabilidade social empresarialDivulgação voluntáriaÓrgão de administraçãoConsumer staplesCorporate social responsibilityVoluntary disclosureBoard of directorsConsumer staplesMestrado em Gestão e EmpreendedorismoNum mundo excessivamente globalizado e competitivo, os stakeholderstêm valorizado cada vez mais a forma de atuação das organizações. O tema da responsabilidade social empresarial surge como sendo um elemento diferenciador, pois os stakeholders dão mais importância a organizações que desenvolvam soluções ambientalmente e socialmente responsáveis, bem como a organizações que procedam à divulgação voluntária dessa informação. Contudo, de acordo com as teorias vigentes, é necessário ter em conta que existem fatores que podem influenciar a sua divulgação, como é o caso da composição do órgão de administração e consequentemente, a sua estrutura, dimensão e diversidade de género. A presente dissertação pretende investigar que relação existe entre a composição do órgão de administração e a divulgação da responsabilidade social empresarial, relativamente às empresas que comercializam bens essenciais (Consumer Staples), no período de tempo compreendido entre 2016 e 2020. A metodologia de cariz quantitativa passa, primeiramente, por uma análise descritiva, seguindo uma análise de correlação e terminando nos modelos de regressão com dados em painel. Os resultados obtidos permitem evidenciar que para todos os scores (social, ambiental e de governo das sociedades) o nível de divulgação médio é de aproximadamente 50%. Por último, foi possível concluir que existe uma relação positiva entre a independência do órgão de administração e o nível de divulgação de informação relacionado com a responsabilidade social, bem como entre a diversidade de género no órgão de administração e a referida divulgação.In an overly globalized and competitive world, stakeholders have increasingly valued the way organizations operate. The theme of corporate social responsibility emerges as a differentiating element because stakeholders give more importance to organizations that develop environmentally and socially responsible solutions, as well as to organizations that voluntary disclosure such information. However, it is necessary to take into account that there are factors that can influence its disclosure, such as the board of directors and, consequently, its structure, size and gender diversity. This dissertation aims to investigate the relationship between the composition of the board of directors and the disclosure of corporate social responsibility in the consumer staples industry, between 2016 and 2020. The methodology of a quantitative nature passes, first, through a descriptive analysis, followed by a correlation analysis and ending with regression models with panel data. The results obtained show that for all scores (social, environmental and corporate governance) the average disclosure level is approximately 50%. Finally, it was possible to conclude that there is a positive relationship between board independence and the level of disclosure of information related to social responsibility, as well as between board gender diversity and said disclosure.ISCALPinheiro, Pedro e Martinho, CarlaRCIPLPaiva, Carolina Poeiras de2023-05-19T10:26:29Z2023-012023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16084porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:14:22Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:41.011385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação entre a composição do órgão de administração e a divulgação da responsabilidade social empresarial, no setor consumer staples, no período de 2016 a 2020 |
title |
A relação entre a composição do órgão de administração e a divulgação da responsabilidade social empresarial, no setor consumer staples, no período de 2016 a 2020 |
spellingShingle |
A relação entre a composição do órgão de administração e a divulgação da responsabilidade social empresarial, no setor consumer staples, no período de 2016 a 2020 Paiva, Carolina Poeiras de Responsabilidade social empresarial Divulgação voluntária Órgão de administração Consumer staples Corporate social responsibility Voluntary disclosure Board of directors Consumer staples |
title_short |
A relação entre a composição do órgão de administração e a divulgação da responsabilidade social empresarial, no setor consumer staples, no período de 2016 a 2020 |
title_full |
A relação entre a composição do órgão de administração e a divulgação da responsabilidade social empresarial, no setor consumer staples, no período de 2016 a 2020 |
title_fullStr |
A relação entre a composição do órgão de administração e a divulgação da responsabilidade social empresarial, no setor consumer staples, no período de 2016 a 2020 |
title_full_unstemmed |
A relação entre a composição do órgão de administração e a divulgação da responsabilidade social empresarial, no setor consumer staples, no período de 2016 a 2020 |
title_sort |
A relação entre a composição do órgão de administração e a divulgação da responsabilidade social empresarial, no setor consumer staples, no período de 2016 a 2020 |
author |
Paiva, Carolina Poeiras de |
author_facet |
Paiva, Carolina Poeiras de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinheiro, Pedro e Martinho, Carla RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Carolina Poeiras de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade social empresarial Divulgação voluntária Órgão de administração Consumer staples Corporate social responsibility Voluntary disclosure Board of directors Consumer staples |
topic |
Responsabilidade social empresarial Divulgação voluntária Órgão de administração Consumer staples Corporate social responsibility Voluntary disclosure Board of directors Consumer staples |
description |
Mestrado em Gestão e Empreendedorismo |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-19T10:26:29Z 2023-01 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/16084 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/16084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISCAL |
publisher.none.fl_str_mv |
ISCAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133509462261760 |