Alfabetização informacional na sociedade da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lia Raquel
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/11
Resumo: Face ao crescimento exponencial da informação a que assistimos neste momento, à diversidade de suportes e de linguagens através das quais ela é veiculada e aos novos modos de comunicação — a chamada Sociedade da Informação — propõe-se o conceito de Alfabetização Informacional, entendido, a priori, como capacidade de acesso à informação e respectiva gestão funcional. Numa primeira parte, este trabalho tenta definir este conceito, discutindo o contexto da sociedade da informação, a evolução do conceito de alfabetização e a introdução das tecnologias da informação e da comunicação na escola portuguesa. Numa segunda parte, comenta os planos curriculares do 3º ciclo do ensino básico português, no que respeita às finalidades e objectivos, procurando encontrar neles alguma intenção de alfabetização informacional. Analisa ainda o programa de Educação Tecnológica pelo papel importante que esta disciplina pode desempenhar nesta questão. Num terceiro momento, faz um estudo exploratório, nas escolas, sobre a situação efectiva desta disciplina (introduzida neste ciclo mas opcional).
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