SAPUVET network
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/3945 |
Resumo: | Tradicionalmente, o Ensino em Saúde Pública Veterinária incidia em aspectos ligados à segurança alimentar, principalmente em Inspeção de Produtos de Origem Animal. No primeiro projeto Alfa (2000-2005) a Universidade de Utrecht, juntamente com outras duas Universidades Europeias e cinco universidades latino-americanas deram início ao primeiro grupo de trabalho denominado SAPUVETNET sob o lema "Novas Abordagens em Saúde Pública Veterinária". Este grupo foi seguido por um segundo grupo que contou com a participação de mais dois países. Este novo grupo SAPUVETNET II , intitulado NOVAS ABORDAGENS PARA A SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA (O CAMINHO A SEGUIR) desenvolveu trabalho entre os anos 2005-2007. Este esforço teve continuidade em 2008, com um maior enfoque na SPV, projeto SAPUVETNET III: "Contribuir para os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, através do Conceito de Uma Saúde". A continuidade dos projetos permitiu consolidar e fortalecer a rede SAPUVET inicialmente estabelecida, constituída hoje por 28 diferentes instituições de ensino. A troca de experiências e pontos de vista permitiu estabelecer as bases para uma proposta de harmonização curricular. Certamente que este processo só pode ser concluído após a introdução das possíveis adaptações e revisões regulares do currículo. Durante as reuniões de coordenação previstas, os parceiros tiveram a oportunidade de se conhecer, e ganhar a confiança necessária para trabalharem juntos. Os parceiros e colaboradores puderam identificar em conjunto as áreas que precisavam ser abordadas, bem como outras necessidades específicas. As atividades desenvolvidas pelo projeto permitiram que os parceiros aprendessem com experiências uns dos outros, especialmente durante as reuniões, as e-conferências e as visitas bi-laterais. A comunicação é facilitada por uma mailing-list, que provou ser bastante eficaz. Para além do currículo, os participantes desenvolveram novos módulos de ensino de formação em SPV, sobre o papel dos veterinários na segurança alimentar, no comércio internacional de animais e produtos animais, em desastres e situações de emergência, em bem-estar animal, saúde ambiental e outras áreas consideradas de interesse para o ensino na área. Os parceiros no projeto também desenvolveram novos materiais de ensino, especificamente um Manual de Saúde Pública Veterinária com base no currículo desenvolvido, vídeos sobre metodologias de abate de aves de capoeira, coelhos e bovinos (vídeo interativo) e uma Revistal Uma Saúde ISSN: 2027-8047, bem como uma plataforma web (www.sapuvetnet.org), onde novas abordagens e metodologias de ensino podem ser partilhadas e difundidas nas três línguas oficiais do projeto: Espanhol, Português e Inglês. O caminho faz-se caminhando!! |
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