Participação através da animação sociocultural : intervenção com idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Cláudia Andreia Leal
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1088
Resumo: Actualmente, nas sociedades ocidentais, caracterizadas por um fortematerialismo e uma crescente preocupação com a produtividade económica, avelhice é encarada como algo negativo, associado à diminuição dascapacidades físicas e mentais, ao contrário dos povos antigos que viam avelhice como sinal de sabedoria e experiência. Este é um trabalhoque se debruça sobre um contexto cuja visibilidade educativa se caracteriza, muitas vezes, pela sua invisibilidade social –os centros de dia e lares para idosos. Foi a partir da reflexão teórica sobre avelhice nas sociedades contemporâneas e as implicações que se definem em torno da educação das gerações mais velhas, que se elaborou este trabalho. A investigação realizada teve por objectivo analisar a realidade socialde um grupo de 8 idosos entre os 70 e os 90 anos institucionalizados numaIPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social). As técnicas de recolha dedados privilegiadas foram a observação participante e as entrevistas semi-estruturadas. Alicerçado na investigação participativa e enquadrado nastécnicas da animação sociocultural o projecto de intervenção foi desenhado tendo em conta os problemas identificados pelos sujeitos ao nível da animaçãosociocultural. Com este projecto de intervenção comunitária pretendemos promovera participação activa dos idosos por via da animação sociocultural, privilegiando os idosos como sujeitos co-construtores do mesmo. ABSTRACT: Currently, in occidental societies, characterized by a strong materialism and a growing preoccupation with economic productivity, old age is seen assomething negative, associated with decreased physical and mental abilities,unlike the ancients who saw old age as a sign of wisdom and experience. This is awork that focuses on an educational context whose visibility ischaracterized often by its social invisibility –the day centers and nursing homes. It was from a theoretical reflection on old age in contemporary societiesand the implications that are defined around the education of older generations, that we produced this work. The research aimed to analyse the social reality of a group of eightelderly people between 70 and 90 years institutionalized in IPSS (PrivateInstitution of Social Solidarity). The techniques of data collection were participant observation and semi-structured interviews. Grounded in participatory action research and framed in the techniques of social-cultural animation, the project was designed taking into account the problems identified by the subjects. With this project of community intervention we intend to promote an active participation of the elderly, favoring them as co-constructors of it. We believe we have contributed to the personal and social development of older people in order to improve their quality of life, increasing their self-esteem trough the process of participation.
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