As competências emocional e motora das crianças surdas ou com deficiência auditiva (SDA)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/22820 |
Resumo: | As competências emocional e motora são fundamentais na idade pré-escolar, na medida em que são a base das relações que as crianças estabelecem com os pares e com os adultos, fornecendo pré-requisitos essenciais ao desenvolvimento e à aprendizagem. Apesar de alguns estudos terem procurado compreender o desenvolvimento emocional e motor das crianças surdas ou com deficiência auditiva (SDA) ainda não existe consenso sobre se estas crianças estão a par ou atrás das crianças ouvintes no que diz respeito às suas competências emocional e motora. Este estudo tem então como objetivos examinar as competências emocional e motora das crianças com SDA e compará-las com as das crianças com desenvolvimento típico, assim como examinar as associações entre a competência emocional e a competência motora das crianças com SDA. Participaram no estudo crianças (com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos) com SDA e crianças com desenvolvimento típico. Os resultados demonstraram que as crianças com SDA têm piores performances comparando com os seus pares ouvintes na identificação das emoções, na atribuição da emoção positiva e ao nível do equilíbrio. Tendo-se encontrado nestas crianças associações entre a competência emocional e a competência motora; ABSTRACT: Emotional and motor competences are fundamental at the pre-school age, as they are the basis for the relationships that children establish with peers and adults, providing them with the essential prerequisites for development and learning. Although some studies have sought to understand the emotional and motor development of deaf and hard of hearing children, there is still no consensus as to whether these children are on a par with or behind their peers in terms of their emotional and motor skills. This study aims at examining the emotional and motor skills of deaf or hard of hearing children and comparing them with those of children with typical development, as well as examining the associations between emotional competence and motor competence of deaf or hard of hearing children. Participants will be deaf or hard of hearing children and children with typical development (ages between 3 and 6 years). The results showed that children with SDA have worse performances comparing with their hearing peers in the identification of emotions, in the attribution of positive emotion and in balance. Indicating that there are some associations between emotional and motor competence. |
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