Ambientes de aprendizagem imersivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/12989 |
Resumo: | Os ambientes de aprendizagem imersivos são espaços onde se coocorrem dois fenómenos complexos: a aprendizagem e a imersão, levantando dificuldades de interpretação e, consequentemente, da liberdade de decisão dos participantes para sua orquestração pedagógica ou de aprendizagem. Neste trabalho apresenta-se uma conceptualização teórica que combina estes fenómenos, com o objetivo de contribuir para a resolução deste problema. Demonstra-se através de cinco casos como esta conceptualização permite novas formas de interpretar e analisar a aprendizagem, para dessa forma concretizar o potencial de impacte sobre a orquestração pedagógica e a regulação da aprendizagem. |
id |
RCAP_b4b9f808d5f2dd1c2efb3bf3c8f889e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12989 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ambientes de aprendizagem imersivosImmersive learning environmentsAmbientes de aprendizagemAprendizagem imersivaAmbientes imersivosImersãoLearning environmentsImmersive learningImmersive environmentsImmersionODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasOs ambientes de aprendizagem imersivos são espaços onde se coocorrem dois fenómenos complexos: a aprendizagem e a imersão, levantando dificuldades de interpretação e, consequentemente, da liberdade de decisão dos participantes para sua orquestração pedagógica ou de aprendizagem. Neste trabalho apresenta-se uma conceptualização teórica que combina estes fenómenos, com o objetivo de contribuir para a resolução deste problema. Demonstra-se através de cinco casos como esta conceptualização permite novas formas de interpretar e analisar a aprendizagem, para dessa forma concretizar o potencial de impacte sobre a orquestração pedagógica e a regulação da aprendizagem.Immersive learning environments are spaces where two complex phenomena co-occur: learning and immersion. This raises interpretation difficulties, and consequently difficulties for free decision-making of participants, towards their learning or pedagogic orchestration. This works presents a theoretical construct that combines these phenomena, with the aim of contributing to solve this problem. It demonstrates, using five cases, how this construct enables new ways to interpret and analyze learning, and thus render concrete its impact potential on pedagogical orchestration and learning regulationRepositório AbertoMorgado, Leonel2023-01-04T15:42:48Z2022-12-302023-01-03T11:46:40Z2022-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.2/12989porMorgado, L. (2022). Ambientes de aprendizagem imersivos. Video Journal of Social and Human Research , 1 (2), 102–116. https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.322795-5745cv-prod-3108480https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.32info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:49:10Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12989Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:10.260586Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambientes de aprendizagem imersivos Immersive learning environments |
title |
Ambientes de aprendizagem imersivos |
spellingShingle |
Ambientes de aprendizagem imersivos Morgado, Leonel Ambientes de aprendizagem Aprendizagem imersiva Ambientes imersivos Imersão Learning environments Immersive learning Immersive environments Immersion ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
title_short |
Ambientes de aprendizagem imersivos |
title_full |
Ambientes de aprendizagem imersivos |
title_fullStr |
Ambientes de aprendizagem imersivos |
title_full_unstemmed |
Ambientes de aprendizagem imersivos |
title_sort |
Ambientes de aprendizagem imersivos |
author |
Morgado, Leonel |
author_facet |
Morgado, Leonel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morgado, Leonel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambientes de aprendizagem Aprendizagem imersiva Ambientes imersivos Imersão Learning environments Immersive learning Immersive environments Immersion ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
topic |
Ambientes de aprendizagem Aprendizagem imersiva Ambientes imersivos Imersão Learning environments Immersive learning Immersive environments Immersion ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
description |
Os ambientes de aprendizagem imersivos são espaços onde se coocorrem dois fenómenos complexos: a aprendizagem e a imersão, levantando dificuldades de interpretação e, consequentemente, da liberdade de decisão dos participantes para sua orquestração pedagógica ou de aprendizagem. Neste trabalho apresenta-se uma conceptualização teórica que combina estes fenómenos, com o objetivo de contribuir para a resolução deste problema. Demonstra-se através de cinco casos como esta conceptualização permite novas formas de interpretar e analisar a aprendizagem, para dessa forma concretizar o potencial de impacte sobre a orquestração pedagógica e a regulação da aprendizagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 2022-12-30T00:00:00Z 2023-01-04T15:42:48Z 2023-01-03T11:46:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/12989 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/12989 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Morgado, L. (2022). Ambientes de aprendizagem imersivos. Video Journal of Social and Human Research , 1 (2), 102–116. https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.32 2795-5745 cv-prod-3108480 https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.32 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135113895739392 |