Ambientes de aprendizagem imersivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morgado, Leonel
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/12989
Resumo: Os ambientes de aprendizagem imersivos são espaços onde se coocorrem dois fenómenos complexos: a aprendizagem e a imersão, levantando dificuldades de interpretação e, consequentemente, da liberdade de decisão dos participantes para sua orquestração pedagógica ou de aprendizagem. Neste trabalho apresenta-se uma conceptualização teórica que combina estes fenómenos, com o objetivo de contribuir para a resolução deste problema. Demonstra-se através de cinco casos como esta conceptualização permite novas formas de interpretar e analisar a aprendizagem, para dessa forma concretizar o potencial de impacte sobre a orquestração pedagógica e a regulação da aprendizagem.
id RCAP_b4b9f808d5f2dd1c2efb3bf3c8f889e0
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12989
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ambientes de aprendizagem imersivosImmersive learning environmentsAmbientes de aprendizagemAprendizagem imersivaAmbientes imersivosImersãoLearning environmentsImmersive learningImmersive environmentsImmersionODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasOs ambientes de aprendizagem imersivos são espaços onde se coocorrem dois fenómenos complexos: a aprendizagem e a imersão, levantando dificuldades de interpretação e, consequentemente, da liberdade de decisão dos participantes para sua orquestração pedagógica ou de aprendizagem. Neste trabalho apresenta-se uma conceptualização teórica que combina estes fenómenos, com o objetivo de contribuir para a resolução deste problema. Demonstra-se através de cinco casos como esta conceptualização permite novas formas de interpretar e analisar a aprendizagem, para dessa forma concretizar o potencial de impacte sobre a orquestração pedagógica e a regulação da aprendizagem.Immersive learning environments are spaces where two complex phenomena co-occur: learning and immersion. This raises interpretation difficulties, and consequently difficulties for free decision-making of participants, towards their learning or pedagogic orchestration. This works presents a theoretical construct that combines these phenomena, with the aim of contributing to solve this problem. It demonstrates, using five cases, how this construct enables new ways to interpret and analyze learning, and thus render concrete its impact potential on pedagogical orchestration and learning regulationRepositório AbertoMorgado, Leonel2023-01-04T15:42:48Z2022-12-302023-01-03T11:46:40Z2022-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.2/12989porMorgado, L. (2022). Ambientes de aprendizagem imersivos. Video Journal of Social and Human Research , 1 (2), 102–116. https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.322795-5745cv-prod-3108480https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.32info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:49:10Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12989Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:10.260586Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ambientes de aprendizagem imersivos
Immersive learning environments
title Ambientes de aprendizagem imersivos
spellingShingle Ambientes de aprendizagem imersivos
Morgado, Leonel
Ambientes de aprendizagem
Aprendizagem imersiva
Ambientes imersivos
Imersão
Learning environments
Immersive learning
Immersive environments
Immersion
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
title_short Ambientes de aprendizagem imersivos
title_full Ambientes de aprendizagem imersivos
title_fullStr Ambientes de aprendizagem imersivos
title_full_unstemmed Ambientes de aprendizagem imersivos
title_sort Ambientes de aprendizagem imersivos
author Morgado, Leonel
author_facet Morgado, Leonel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Morgado, Leonel
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes de aprendizagem
Aprendizagem imersiva
Ambientes imersivos
Imersão
Learning environments
Immersive learning
Immersive environments
Immersion
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
topic Ambientes de aprendizagem
Aprendizagem imersiva
Ambientes imersivos
Imersão
Learning environments
Immersive learning
Immersive environments
Immersion
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
description Os ambientes de aprendizagem imersivos são espaços onde se coocorrem dois fenómenos complexos: a aprendizagem e a imersão, levantando dificuldades de interpretação e, consequentemente, da liberdade de decisão dos participantes para sua orquestração pedagógica ou de aprendizagem. Neste trabalho apresenta-se uma conceptualização teórica que combina estes fenómenos, com o objetivo de contribuir para a resolução deste problema. Demonstra-se através de cinco casos como esta conceptualização permite novas formas de interpretar e analisar a aprendizagem, para dessa forma concretizar o potencial de impacte sobre a orquestração pedagógica e a regulação da aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
2022-12-30T00:00:00Z
2023-01-04T15:42:48Z
2023-01-03T11:46:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/12989
url http://hdl.handle.net/10400.2/12989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Morgado, L. (2022). Ambientes de aprendizagem imersivos. Video Journal of Social and Human Research , 1 (2), 102–116. https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.32
2795-5745
cv-prod-3108480
https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.32
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135113895739392