Avaliação de sensores para deteção de estacionamento de veículos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/13785 |
Resumo: | A presente dissertação enquadra-se no âmbito de investigação e desenvolvimento associados ao conceito de Smart-parking, uma área que visa abordar tecnologicamente as questões relacionadas com a problemática do estacionamento em parques e zonas metropolitanas. Genericamente, os sistemas que podem ostentar a designação de Smart-parking procuram simplificar e abreviar a tarefa de estacionamento, tornando esse ato mais fluido e com menos incómodos. Porém, para se garantir qualidade de serviço, são necessárias plataformas tecnológicas robustas e eficazes. Estas plataformas serão o principal alvo de análise neste estudo. No presente trabalho parte-se de um módulo de deteção de veículos de um sistema que já se encontra no mercado, otimizando-se uma interface de obtenção de leituras do sensor aí integrado para exame de comportamento, direcionando-se a atenção deste trabalho para a observação do funcionamento do módulo e análise da interpretação e reconhecimento dos veículos por parte do mesmo. Através de um estudo técnico das especificações da tecnologia à disposição, tornou-se possível definir um conjunto de testes ajustados às potencialidades e limitações do detetor, proporcionando-se uma análise da resposta do dispositivo bastante detalhada e completa. As observações realizadas permitiram avaliar as potencialidades do sensor ao nível da deteção e identificação de veículos, nomeadamente distinguindo um veículo de outros elementos circulando na zona de deteção, distinguindo veículos, velocidades, trajetórias, etc. Estas observações proporcionaram pois conclusões importantes para o desenvolvimento do sistema, mas também destacaram as capacidades do dispositivo para potenciador novas linhas do projeto de Smart-parking e mesmo novos produtos. Esta possibilidade é também avaliada neste trabalho através de inquéritos ao mercado potencial. |
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Avaliação de sensores para deteção de estacionamento de veículosEngenharia electrónicaEstacionamento de veículos - SensoresA presente dissertação enquadra-se no âmbito de investigação e desenvolvimento associados ao conceito de Smart-parking, uma área que visa abordar tecnologicamente as questões relacionadas com a problemática do estacionamento em parques e zonas metropolitanas. Genericamente, os sistemas que podem ostentar a designação de Smart-parking procuram simplificar e abreviar a tarefa de estacionamento, tornando esse ato mais fluido e com menos incómodos. Porém, para se garantir qualidade de serviço, são necessárias plataformas tecnológicas robustas e eficazes. Estas plataformas serão o principal alvo de análise neste estudo. No presente trabalho parte-se de um módulo de deteção de veículos de um sistema que já se encontra no mercado, otimizando-se uma interface de obtenção de leituras do sensor aí integrado para exame de comportamento, direcionando-se a atenção deste trabalho para a observação do funcionamento do módulo e análise da interpretação e reconhecimento dos veículos por parte do mesmo. Através de um estudo técnico das especificações da tecnologia à disposição, tornou-se possível definir um conjunto de testes ajustados às potencialidades e limitações do detetor, proporcionando-se uma análise da resposta do dispositivo bastante detalhada e completa. As observações realizadas permitiram avaliar as potencialidades do sensor ao nível da deteção e identificação de veículos, nomeadamente distinguindo um veículo de outros elementos circulando na zona de deteção, distinguindo veículos, velocidades, trajetórias, etc. Estas observações proporcionaram pois conclusões importantes para o desenvolvimento do sistema, mas também destacaram as capacidades do dispositivo para potenciador novas linhas do projeto de Smart-parking e mesmo novos produtos. Esta possibilidade é também avaliada neste trabalho através de inquéritos ao mercado potencial.This dissertation deals with a subject related to the concept of Smart-parking, a field that aims to make a technological approach to the issues regarding the problems associated with parking within parking lots and city areas. In general, the systems that feature the Smart-parking designation are intended to simplify and shorten the parking operations, making them faster, more efficient and with less inconveniences to the users and operators. However, in order to ensure quality of service, there is the need for robust and effective technological platforms. These platforms will be the main subject of analysis in this study. In the present work, the starting point is a vehicle detection module from a system in its way to the market. This module has been object of a study to try to optimize its interface, mainly in order to verify its ability to recognize vehicles in different circumstances either from its location or for the type of vehicle or even to the influence of nearby parked vehicles and other moving devices. After a technical study regarding the specifications of the available technology, it became possible to define an enlarged group of tests aimed to assess the potentials and limitations of the detector and to perform an analysis of the device’s response with considerable details and extent. The observations allowed the validation of the potentialities of the sensor regarding the detection and identification of vehicles, namely distinguishing a vehicle from other elements in the area, distinguishing different vehicles, speeds, trajectories, etc. These observations allowed thus important conclusions for the development of the system, but also highlighted the capabilities of the device as an enhancer for new Smart-parking functionalities and even new products. This possibility is also assessed in this work through inquiries to the potential market.Universidade de Aveiro2018-07-20T14:00:48Z2013-12-12T00:00:00Z2013-12-122015-12-12T17:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13785TID:201587343porGomes, Miguel Maria Rodrigues Madeira de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:25:09Zoai:ria.ua.pt:10773/13785Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:33.227280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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