Formação de Mediadores Sociais na Europa: Um projeto piloto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Maria Costa e
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cunha, Sílvia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.13736
Resumo: Um dos desafios da sociedade atual é enfrentar com determinação e qualidade as consequências das múltiplas fragilidades sociais, económicas e políticas que se vivem a nível mundial. Os diversos países e organizações estão, assim, comprometidos com uma resposta urgente e adequada à fragilidade da paz social, concretamente através de estratégias de prevenção e resolução pacífica de conflitos. A mediação social é uma das estratégias fundamentais para promover a paz, a justiça e a coesão social. No sentido de responder às recomendações inscritas em documentos oficiais europeus sobre a importância dos mediadores sociais na construção de comunidades pacíficas, foi implementado um projeto financiado pela Comunidade Europeia e executado entre 2013 e 2016, com a participação de cinco países europeus. O principal objetivo do projeto foi conceber e experimentar um dispositivo de formação de mediadores sociais, inspirado na tradição dos Companheiros do Tour de França através de uma metodologia de ação-investigação-formação colaborativa. A metodologia adotada revelou-se adequada à formação continuada e profissionalização de mediadores sociais e à constituição de uma rede de cooperação entre instituições e profissionais diversos. Os resultados alcançados evidenciam a pertinência do dispositivo na concretização dos objetivos definidos e na construção de um espaço europeu da mediação para a inclusão social. Palavras-chave: Mediação social; Mediadores; Formação; Investigação-ação colaborativa
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spelling Formação de Mediadores Sociais na Europa: Um projeto pilotoFormation de Médiateurs Sociaux dans l’Europe: un projet piloteFormação de Mediadores Sociais na Europa: Um projeto pilotoArtigosUm dos desafios da sociedade atual é enfrentar com determinação e qualidade as consequências das múltiplas fragilidades sociais, económicas e políticas que se vivem a nível mundial. Os diversos países e organizações estão, assim, comprometidos com uma resposta urgente e adequada à fragilidade da paz social, concretamente através de estratégias de prevenção e resolução pacífica de conflitos. A mediação social é uma das estratégias fundamentais para promover a paz, a justiça e a coesão social. No sentido de responder às recomendações inscritas em documentos oficiais europeus sobre a importância dos mediadores sociais na construção de comunidades pacíficas, foi implementado um projeto financiado pela Comunidade Europeia e executado entre 2013 e 2016, com a participação de cinco países europeus. O principal objetivo do projeto foi conceber e experimentar um dispositivo de formação de mediadores sociais, inspirado na tradição dos Companheiros do Tour de França através de uma metodologia de ação-investigação-formação colaborativa. A metodologia adotada revelou-se adequada à formação continuada e profissionalização de mediadores sociais e à constituição de uma rede de cooperação entre instituições e profissionais diversos. Os resultados alcançados evidenciam a pertinência do dispositivo na concretização dos objetivos definidos e na construção de um espaço europeu da mediação para a inclusão social. Palavras-chave: Mediação social; Mediadores; Formação; Investigação-ação colaborativaOne of the challenges of today's society is to face with determination and quality the consequences of the multiple social, economic and political fragilities that are experienced worldwide. The several countries and organizations are thus committed to an urgent and adequate response to the fragility of social peace, in particular through strategies for the prevention and peaceful resolution of conflicts. Social mediation is one of the key strategies for promoting peace, justice and social cohesion. In order to respond to the recommendations contained in official European documents on the importance of social mediators in the construction of peaceful communities, a project financed by the European Community was implemented between 2013 and 2016, with the participation of five European countries. The main objective of the project was to design and experiment a training system for social mediators, inspired by the tradition of the Companions of the Tour de France through a collaborative action-research-training methodology. The methodology adopted was adequate for the continuous training and professionalization of social mediators and for the creation of a cooperation network between different institutions and professionals. The results show the appropriateness of the device in the achievement of the defined objectives and in the construction of a European area of ​​mediation for social inclusion. Keywords: Social mediation; Mediators; Training; Collaborative action researchL'un des défis de la société actuelle est de faire face avec détermination et qualité aux conséquences des multiples fragilités sociales, économiques et politiques vécues dans le monde entier. Les différents pays et organisations se sont ainsi engagés à apporter une réponse urgente et adéquate à la fragilité de la paix sociale, notamment par des stratégies de prévention et de règlement pacifique des conflits. La médiation sociale est l'une des stratégies clés pour promouvoir la paix, la justice et la cohésion sociale. Afin de répondre aux recommandations contenues dans les documents européens officiels sur l'importance des médiateurs sociaux dans la construction de communautés pacifiques, un projet financé par la Communauté Européenne a été mis en œuvre entre 2013 et 2016, avec la participation de cinq pays européens. L'objectif principal du projet était de concevoir et expérimenter un système de formation pour les médiateurs sociaux, inspiré par la tradition des Compagnons du Tour de France à travers une méthodologie collaborative d’action-recherche-formation. La méthodologie adoptée était adéquate pour la formation continue et la professionnalisation des médiateurs sociaux et pour la création d'un réseau de coopération entre différentes institutions et professionnels. Les résultats montrent la pertinence du dispositif dans la réalisation des objectifs définis et dans la construction d'un espace européen de médiation pour l'inclusion sociale. Mots-clés : Médiation sociale ; Médiateurs ; Formation ;Recherche-action collaborativeInstituto de Educação - Universidade do Minho2019-06-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.13736por2183-04520871-9187Silva, Ana Maria Costa eCunha, Sílviainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:18Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/13736Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:47.421083Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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