O blogue como instrumento potenciador de uma escrita de qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Joana Carina Marques
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/9934
Resumo: A escrita é o instrumento mais eficiente para a transmissão, expressão e fixação de uma cultura, bem como dos conhecimentos técnicos e científicos da sociedade. A escrita exige a capacidade de selecionar e de combinar as expressões linguísticas, organizando-as numa unidade de nível superior, para construir uma representação do conhecimento, correspondente aos conteúdos que se quer expressar. Sendo uma competência tão importante, é primordial que seja trabalhada de forma eficiente nas escolas, nomeadamente, do 1º Ciclo do Ensino Básico. Por outro lado, acredita-se que, para desenvolver a competência de escrita neste ciclo de estudos, poderá ser vantajoso recorrer à criação de um blogue de turma como estratégia motivadora. Neste trabalho, verificou-se qual a influência da publicação, num blogue, de textos produzidos por alunos do terceiro ano, no aperfeiçoamento da escrita. Verificou-se que os avanços são bastante claros: os alunos ficam mais cuidadosos a escrever, criam o hábito de ler e reler os textos antes de enviá-los ou publicá-los e estabelecem uma relação de troca com os colegas, partilhando textos para revisão. O recurso a esta ferramenta é, portanto, uma mais-valia para o desenvolvimento da escrita dos alunos do Ensino Básico.
id RCAP_b4cd6477a4331f416e23fbed7f20d039
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/9934
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O blogue como instrumento potenciador de uma escrita de qualidadeRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioA escrita é o instrumento mais eficiente para a transmissão, expressão e fixação de uma cultura, bem como dos conhecimentos técnicos e científicos da sociedade. A escrita exige a capacidade de selecionar e de combinar as expressões linguísticas, organizando-as numa unidade de nível superior, para construir uma representação do conhecimento, correspondente aos conteúdos que se quer expressar. Sendo uma competência tão importante, é primordial que seja trabalhada de forma eficiente nas escolas, nomeadamente, do 1º Ciclo do Ensino Básico. Por outro lado, acredita-se que, para desenvolver a competência de escrita neste ciclo de estudos, poderá ser vantajoso recorrer à criação de um blogue de turma como estratégia motivadora. Neste trabalho, verificou-se qual a influência da publicação, num blogue, de textos produzidos por alunos do terceiro ano, no aperfeiçoamento da escrita. Verificou-se que os avanços são bastante claros: os alunos ficam mais cuidadosos a escrever, criam o hábito de ler e reler os textos antes de enviá-los ou publicá-los e estabelecem uma relação de troca com os colegas, partilhando textos para revisão. O recurso a esta ferramenta é, portanto, uma mais-valia para o desenvolvimento da escrita dos alunos do Ensino Básico.Writing is the most efficient instrument for the transmission, expression and establishment of a culture, as well as the technical and scientific knowledge of society. Writing requires the ability to select and combine linguistic expressions, organizing them in a higher-level unit, to build a knowledge representation, corresponding to the content that we want to express. Being such an important skill, it is essential to be worked efficiently in schools, namely, the 1st cycle of basic education. On the other hand, it is believed that to develop the writing skill in this cycle of studies, it may be helpful to create a class blog as a motivating strategy. In this work it was found what is the influence of publication, in a blog, of texts produced by third-year students on writing improvement. It was found that the advances are quite clear: students are more careful to write, create habits of reading and reading again the texts before sending or publish them and establish an exchange relations with colleagues by sharing texts for review. The use of this tool is therefore an asset for the development of writing of primary school students.Sousa, Maria Fernanda BotelhoRepositório ComumFreitas, Joana Carina Marques2015-10-16T09:29:09Z2015-072015-102015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/9934TID:201601753porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:55Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/9934Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:52.590361Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O blogue como instrumento potenciador de uma escrita de qualidade
title O blogue como instrumento potenciador de uma escrita de qualidade
spellingShingle O blogue como instrumento potenciador de uma escrita de qualidade
Freitas, Joana Carina Marques
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
title_short O blogue como instrumento potenciador de uma escrita de qualidade
title_full O blogue como instrumento potenciador de uma escrita de qualidade
title_fullStr O blogue como instrumento potenciador de uma escrita de qualidade
title_full_unstemmed O blogue como instrumento potenciador de uma escrita de qualidade
title_sort O blogue como instrumento potenciador de uma escrita de qualidade
author Freitas, Joana Carina Marques
author_facet Freitas, Joana Carina Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Maria Fernanda Botelho
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Joana Carina Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
topic Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
description A escrita é o instrumento mais eficiente para a transmissão, expressão e fixação de uma cultura, bem como dos conhecimentos técnicos e científicos da sociedade. A escrita exige a capacidade de selecionar e de combinar as expressões linguísticas, organizando-as numa unidade de nível superior, para construir uma representação do conhecimento, correspondente aos conteúdos que se quer expressar. Sendo uma competência tão importante, é primordial que seja trabalhada de forma eficiente nas escolas, nomeadamente, do 1º Ciclo do Ensino Básico. Por outro lado, acredita-se que, para desenvolver a competência de escrita neste ciclo de estudos, poderá ser vantajoso recorrer à criação de um blogue de turma como estratégia motivadora. Neste trabalho, verificou-se qual a influência da publicação, num blogue, de textos produzidos por alunos do terceiro ano, no aperfeiçoamento da escrita. Verificou-se que os avanços são bastante claros: os alunos ficam mais cuidadosos a escrever, criam o hábito de ler e reler os textos antes de enviá-los ou publicá-los e estabelecem uma relação de troca com os colegas, partilhando textos para revisão. O recurso a esta ferramenta é, portanto, uma mais-valia para o desenvolvimento da escrita dos alunos do Ensino Básico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-16T09:29:09Z
2015-07
2015-10
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/9934
TID:201601753
url http://hdl.handle.net/10400.26/9934
identifier_str_mv TID:201601753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135336309194752