Ansiedade na infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/11697 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Design da Comunicação, apresentada na Universidade de Lisboa - Faculdade de Arquitetura. |
id |
RCAP_b4e9bd5186eade1f770894da765764fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11697 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ansiedade na infânciaO design do livro como contributo pedagógicoDesign gráficoDesign editorialDesign de interaçãoIlustração para a infânciaAnsiedade generalizada na infânciaGraphic designEditorial designInteraction designIllustrationGeneralized anxiety in childrenDissertação para obtenção do grau de Mestre em Design da Comunicação, apresentada na Universidade de Lisboa - Faculdade de Arquitetura.As crianças com transtorno de ansiedade sentem uma constante tensão que pode ser causada por inúmeras situações do quotidiano. Este é um distúrbio que provoca grandes alterações emocionais, manifestando medos e preocupações exageradas e irracionais, em diversas situações das suas vidas. Na maioria das ocorrências, o transtorno surge num processo insidioso. Deste modo, os pais apresentam alguma dificuldade em precisar o começo do distúrbio, o que os leva à procura de ajuda especializada já numa fase em que o quadro se encontra agravado e intolerável. Pretende-se com a presente investigação, contribuir para o combate à ansiedade na infância, através de um objeto impresso lúdico e interativo, com a finalidade de auxiliar pais e crianças na tomada de consciência deste distúrbio psicológico, com o auxílio de pistas e métodos dinâmicos, atenuando o seu sofrimento. Através de uma metodologia de natureza mista, intervencionista e não- intervencionista de base qualitativa, apoiadas na revisão literária e investigação ativa, criaram- se bases sólidas, estruturadas e sistematizadas para o sucesso e viabilidade da investigação. Recorrendo previamente a uma abordagem teórica, foi imprescindível estudar a importância do design gráfico no seu todo, como meio de resolução de problemas de comunicação para um público-alvo, bem como, o design do livro centrado no utilizador, a interação e participação do mesmo e, ainda, a ilustração do livro infantil. Procedeu-se a um estudo preliminar, onde foram analisados casos já existentes, a partir dos quais foram identificados os requisitos necessários ao desenvolvimento do projeto prático. O projeto consiste na criação de um livro de cariz informativo e interativo com o intuito de aliviar o problema da ansiedade na criança, ajudando-a a exteriorizar os sentimentos e os efeitos que a ansiedade lhe provoca e, em simultâneo, ajudando-a a encontrar meios para amenizar o problema. Para além disto, o livro pretende também auxiliar os pais a reforçar os laços com os filhos que sofrem deste distúrbio Este trabalho passou por uma fase de validação com profissionais especializados tanto na área pedagógica como na vertente da psicologia e foi também submetido a estudos de usabilidade com o público-alvo para a melhoria do resultado final.ABSTRACT : Children with anxiety disorder feel a constant tension that can be causeed by many situations of their daily routine. This is a disorder that causes great emotional alterations, manifesting fears and exaggerated irrational concerns, in various situations of their lives. Most of the times, the disorder sufaces in an insidious process. Thus parents have a hard time diagnosing the disorder, wich leads to a seach for expert help at a stage where the senario is already agravated and intolerable. The aim of this research is the contribution to the fight against childhood anxiety. Through a playful and interactive printed object, with the objective of assisting parents and children in awareness of this psychological disorder, it presents help , clues and dynamic methods, for alleviation of their suffering. Through a methodology of mixed type, interventionist and non-interventionist qualitative basis, supported by literature review and active investigation, solid foundations were created, structured and systematized to the success and viability of the investigation. The previous use of a theoretical approach, was essential to this study, the importance of graphic design as a whole, and as a resolution media for problems of communication for a target audience, as well as the design of the user-centred book, its interaction and participation and even the illustration of a children’s book. We proceeded to a preliminary theoretical study in which existing cases were analysed, and from which the necessary requirements for the development of practical design were identified. The project consists of creating a book with an informative and interactive character in order to relieve the problem of anxiety in children, helping them externalizing feelings and the effects that anxiety creates on them. Helping at the same time to find ways to solve the problem. In addition, the book also aims to help parents reinforce ties with children suffering from this disorder. This work went through a validation phase with specialized professionals both in teaching and in the area of psychology. This project was also submitted to usability studies with the target audience to improve the final result.Universidade de Lisboa. Faculdade de ArquiteturaCabral, Teresa OlazabalRepositório da Universidade de LisboaFranco, Ana Catarina Roque da Silva2016-06-22T12:25:08Z2016-022016-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11697TID:201115530porFranco, Ana Catarina Roque da Silva - Ansiedade na infância: o design do livro como contributo pedagógico. - Lisboa : FA, 2016. Tese de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:57Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11697Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:57.798536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ansiedade na infância O design do livro como contributo pedagógico |
title |
Ansiedade na infância |
spellingShingle |
Ansiedade na infância Franco, Ana Catarina Roque da Silva Design gráfico Design editorial Design de interação Ilustração para a infância Ansiedade generalizada na infância Graphic design Editorial design Interaction design Illustration Generalized anxiety in children |
title_short |
Ansiedade na infância |
title_full |
Ansiedade na infância |
title_fullStr |
Ansiedade na infância |
title_full_unstemmed |
Ansiedade na infância |
title_sort |
Ansiedade na infância |
author |
Franco, Ana Catarina Roque da Silva |
author_facet |
Franco, Ana Catarina Roque da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cabral, Teresa Olazabal Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Ana Catarina Roque da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design gráfico Design editorial Design de interação Ilustração para a infância Ansiedade generalizada na infância Graphic design Editorial design Interaction design Illustration Generalized anxiety in children |
topic |
Design gráfico Design editorial Design de interação Ilustração para a infância Ansiedade generalizada na infância Graphic design Editorial design Interaction design Illustration Generalized anxiety in children |
description |
Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Design da Comunicação, apresentada na Universidade de Lisboa - Faculdade de Arquitetura. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-22T12:25:08Z 2016-02 2016-02-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/11697 TID:201115530 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/11697 |
identifier_str_mv |
TID:201115530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Franco, Ana Catarina Roque da Silva - Ansiedade na infância: o design do livro como contributo pedagógico. - Lisboa : FA, 2016. Tese de Mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131063931371520 |