DETEÇÃO DE IMPACTO DE EMBARCAÇÕES NA ATRACAÇÃO A UM PORTO. OBTENÇÃO DAS FORÇAS PROVOCADAS PELA EMBARCAÇÃO NO PORTO AQUANDO DA ATRACAÇÃO DESTA AO CAIS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/155798 |
Resumo: | As estruturas portuárias, nomeadamente as estruturas de acostagem de navios de carga ou de passageiros são fortemente solicitadas pelas acções dinâmicas que resultam do processo de acostagem das embarcações e também em resultado da agitação que as embarcações sofrem fruto da acção do vento, agitação marítima e marés. No âmbito desta dissertação é de especial interesse estudar o risco de dano no momento em que a embarcação se encontra a aproximar do cais para a sua amarração. Analisa-se uma metodologia e são estudas e testadas ferramentas de software que, partindo de um filme da manobra de amarração, tentam determinar a força de impacto da embarcação no cais durante essa manobra. Assim, esta dissertação tem como objectivo o estudo, validação e teste inicial da aplicação criada recorrendo a diversas tecnologias já existentes, principalmente o K-nearest neighbor (KNN) BackgroundSubtractor do OpenCV. Para tal foi desenvolvida uma aplicação que implementa mecanismos que estimem o impacto provocado pela embarcação. A avaliação de eficácia da metodologia escolhida será feita com recurso a modelos à escala que representem a acostagem de uma embarcação a um cais, comparando os valores medidos com os valores de impacto estimados pela aplicação. |
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