Relatório de Actividade Profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10884/651 |
Resumo: | A importância de uma sensibilização e educação que promova a mudança de atitudes dos seres humanos para com o meio ambiente, surgiu quando as comunidades internacionais e nacionais tomaram consciência de que a maioria dos factores que contribuem para a degradação ambiental tem origem em actividades humanas. A partir desta consciencialização, a Educação Ambiental (EA) começa a ser promovida como uma ferramenta eficaz para facilitar o processo de sensibilização ambiental e um incentivo para se adoptarem estilos de vida mais sustentáveis, minimizando os impactes ambientais (ABBAS, 2003). Deste modo, e apesar das suas fragilidades e limitações, a EA tem vindo a ser incluída nos sistemas de educação das várias nações, a nível formal, não formal, de uma forma passiva e activa. No decorrer da licenciatura em Gestão do Ambiente (1997-2001), a mestranda iniciou as suas tarefas na área da Educação Ambiental, como monitora de actividades em projectos de sensibilização no Município de Oeiras. Desde a data da sua contratação no MO como técnica superior (2003) e até ao presente, é responsável por projectos de sensibilização ambiental, nomeadamente no planeamento, dinamização, execução e avaliação dos mesmos. São disto exemplo os projectos Jovens em Movimento (promovido pelo MO desde 1992), Bairro Limpo (promovido desde 2005) e Eco-Conselheiros (promovido desde 2001). Paralelamente, a mestranda é também responsável pela preparação das actividades do Programa de Educação Ambiental Escolar, nomeadamente, na definição de conteúdos, preparação de fichas de trabalho e das acções de sensibilização em sala de aula e visitas de estudo, preparação dos conteúdos técnicos de materiais de apoio às actividades e avaliação das mesmas. Deste modo são diversas as publicações do MO das quais foi autora e responsável pela elaboração de conteúdos, nomeadamente, “Manual do Monitor – PJM”; “Folheto Praias”; “Guia de compostagem doméstica”; “Guia de reciclagem manual de papel”; “Sr. Legume” e “Vamos cuidar do lixo”. Para além destas publicações, colaborou em inúmeros artigos para publicação de divulgação nos meios de comunicação social, como imprensa local e meios de divulgação do município – site e revista “30 dias”. Refere-se ainda a responsabilidade de coordenar algumas acções e eventos de educação ambiental como o Clean Up the World, Dia Mundial de Limpeza das Praias, Dia Mundial da Floresta, e Dia Mundial do Ambiente. A realização do curso de formação de formadores, permitiu-lhe realizar centenas de acções de sensibilização dirigidas a diversos grupos populacionais, desde as escolas, a centros de dia, funcionários do município e técnicos de empresas. A vasta experiência em projectos desta natureza já lhe permitiu representar o MO em diversos encontros de carácter ambiental, através da apresentação destes projectos mais relevantes. Como funcionária do MO e responsável por estas acções e projectos, a principal lacuna sentida nos mesmos, prende-se com todo o processo de avaliação, normalmente efectuado anualmente, e de forma quantitativa. Deste modo, considerou-se pertinente efectuar neste trabalho um enquadramento da EA a nível nacional e internacional, definindo-a, explicando os seus tipos, formas e fragilidades, para posteriormente desenvolver as questões da avaliação. Definir o processo de avaliação, para que serve, a sua importância, os seus vários tipos, fragilidades mas principalmente como avaliar projectos de EA é o grande objectivo deste trabalho. Pretende-se encontrar um modelo de avaliação que seja adequado a este tipo de projectos, que permita a melhoria contínua dos mesmos. Após esta pesquisa e enquadramento teórico pretende-se aplicar o modelo de avaliação definido, ao projecto Jovens em Movimento (PJM), por ser aquele é promovido pelo MO há mais anos, por ser o que tem mais dados disponíveis e também por ser aquele que a mestranda coordena há mais tempo, conhecendo melhor todas as suas vertentes. Para o efeito serão apresentados os principais resultados quantitativos do PJM nos últimos dez anos, assim como uma análise de sustentabilidade já realizada pelo MO. Finalmente pretende-se definir um conjunto de indicadores de avaliação que respondam aos objectivos concretos do projecto aplicando-lhe o modelo de avaliação previamente seleccionado. |
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Deste modo, e apesar das suas fragilidades e limitações, a EA tem vindo a ser incluída nos sistemas de educação das várias nações, a nível formal, não formal, de uma forma passiva e activa. No decorrer da licenciatura em Gestão do Ambiente (1997-2001), a mestranda iniciou as suas tarefas na área da Educação Ambiental, como monitora de actividades em projectos de sensibilização no Município de Oeiras. Desde a data da sua contratação no MO como técnica superior (2003) e até ao presente, é responsável por projectos de sensibilização ambiental, nomeadamente no planeamento, dinamização, execução e avaliação dos mesmos. São disto exemplo os projectos Jovens em Movimento (promovido pelo MO desde 1992), Bairro Limpo (promovido desde 2005) e Eco-Conselheiros (promovido desde 2001). 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Refere-se ainda a responsabilidade de coordenar algumas acções e eventos de educação ambiental como o Clean Up the World, Dia Mundial de Limpeza das Praias, Dia Mundial da Floresta, e Dia Mundial do Ambiente. A realização do curso de formação de formadores, permitiu-lhe realizar centenas de acções de sensibilização dirigidas a diversos grupos populacionais, desde as escolas, a centros de dia, funcionários do município e técnicos de empresas. A vasta experiência em projectos desta natureza já lhe permitiu representar o MO em diversos encontros de carácter ambiental, através da apresentação destes projectos mais relevantes. Como funcionária do MO e responsável por estas acções e projectos, a principal lacuna sentida nos mesmos, prende-se com todo o processo de avaliação, normalmente efectuado anualmente, e de forma quantitativa. 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