O Ouvido Atento - Escuta e comunicação no estúdio de gravação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/25107 |
Resumo: | Este Cd contém 2 anexos que só podem ser consultados na Biblioteca Mário Sottomayor Cardia |
id |
RCAP_b50ac8d4b4512f7d7deb10c05035fc0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/25107 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Ouvido Atento - Escuta e comunicação no estúdio de gravaçãoEscuta ativaEstúdio de Gravação,ComunicaçãoMetáforasEscuta críticaAnálise do somActive ListeningRecording StudioCommunicationMetaphorsCritical ListeningSound AnalysisDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEste Cd contém 2 anexos que só podem ser consultados na Biblioteca Mário Sottomayor CardiaEste trabalho tem como ponto de partida um estágio para estudar a importância que a comunicação desempenha num contexto de gravação, de produção musical e de áudio em estúdio. Por razões práticas, aqui é considerada como produção musical os processos de discussões e escolhas que permeiam as sessões de gravação propriamente ditas, não a préprodução que precede as mesmas. Partindo de situações práticas, são abordadas a importância do conhecimento técnico do som (durante os processos de gravação e manipulação do som) e a relevância da comunicação entre o(s) performer(s) e responsáveis pela produção (e ou gravação) do conteúdo. Este trabalho visa refletir sobre esta questão e oferecer pistas no que diz respeito ao diálogo entre produtor e performer, propondo abordagens que facilitam a alternância entre as diferentes funções que são realizadas neste ambiente de trabalho. Finalmente, sugerimos possibilidades que auxiliam na criação de um ambiente técnico e psicológico adequado ao registo da performance com a melhor qualidade possível, ao mesmo tempo que esclarecemos alguns pontos que pretendem auxiliar aqueles interessados a se iniciarem na área.This work has as a starting point an internship in a recording studio to study the importance that communication plays in the context of recording a music production or audio. For practical reasons, here is considered as musical production the discussions and choices that permeate the recording sessions themselves, rather than the pre-production that precedes them. Based on practical situations, we will discuss the importance of the technical aspects of sound (regarding its recording and its manipulation) and the relevance of the communication between the performer(s) and those responsible for the production (and/or recording) of a content. This work explores the dialogue between producer and performer, and indicates approaches that facilitate the alternation between the different tasks that are performed in this work environment. Finally, we suggest possibilities that help create a technical and psychological environment suitable for the recording of the best performance possible, while at the same time, we clarify some points that may help those interested in starting in these area.Pires, IsabelRUNBucaretchi, Leon Tolentino2017-11-08T10:54:02Z2017-09-252017-03-282017-09-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/25107TID:201740885porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:13:08Zoai:run.unl.pt:10362/25107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:28:12.140697Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ouvido Atento - Escuta e comunicação no estúdio de gravação |
title |
O Ouvido Atento - Escuta e comunicação no estúdio de gravação |
spellingShingle |
O Ouvido Atento - Escuta e comunicação no estúdio de gravação Bucaretchi, Leon Tolentino Escuta ativa Estúdio de Gravação, Comunicação Metáforas Escuta crítica Análise do som Active Listening Recording Studio Communication Metaphors Critical Listening Sound Analysis Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
O Ouvido Atento - Escuta e comunicação no estúdio de gravação |
title_full |
O Ouvido Atento - Escuta e comunicação no estúdio de gravação |
title_fullStr |
O Ouvido Atento - Escuta e comunicação no estúdio de gravação |
title_full_unstemmed |
O Ouvido Atento - Escuta e comunicação no estúdio de gravação |
title_sort |
O Ouvido Atento - Escuta e comunicação no estúdio de gravação |
author |
Bucaretchi, Leon Tolentino |
author_facet |
Bucaretchi, Leon Tolentino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pires, Isabel RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bucaretchi, Leon Tolentino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escuta ativa Estúdio de Gravação, Comunicação Metáforas Escuta crítica Análise do som Active Listening Recording Studio Communication Metaphors Critical Listening Sound Analysis Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Escuta ativa Estúdio de Gravação, Comunicação Metáforas Escuta crítica Análise do som Active Listening Recording Studio Communication Metaphors Critical Listening Sound Analysis Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
Este Cd contém 2 anexos que só podem ser consultados na Biblioteca Mário Sottomayor Cardia |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-08T10:54:02Z 2017-09-25 2017-03-28 2017-09-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/25107 TID:201740885 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/25107 |
identifier_str_mv |
TID:201740885 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137908546863104 |