Estilos de aprendizagem dos alunos de administração: Um estudo empírico aplicado em Instituições de Ensino Superior Portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, João Manuel do Freixo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carvalho, Luísa Margarida Cagica, Dias, Rui Manuel Teixeira Santos, Backx Noronha Viana, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12295
Resumo: Artigo publicado em revista científica internacional
id RCAP_b532e0ab1b51f46dfda0320a5ae974b9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12295
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estilos de aprendizagem dos alunos de administração: Um estudo empírico aplicado em Instituições de Ensino Superior PortuguesasLearning Styles in Business Management students: An empirical study in Portuguese Higher EducationCursos de administraçãoEstilos de aprendizagemEnsino superior.Management business courseLearning styleHigher educationArtigo publicado em revista científica internacionalEsta investigação pretende identificar os estilos de aprendizagemdos estudantes portugueses de cursos de administração, possibilitando assim identificar formas efetivas de promover o ensino-aprendizagem. O desenvolvimento da pesquisa divide-se em duas partes: abordagem teórica e análise e discussão dos resultados obtidos atendendo à estruturação dos principais estilos de aprendizagem dos estudantes de administração caracterizados a partir do modelo de Felder e Silverman. Os dados foram recolhidos em três instituições de ensino superior portuguesas e procuram contribuir para a implementação de melhorias no processo de aprendizagem destes estudantes, contribuindo para o planejamento adequado de estratégias de aprendizagem que visem o sucesso educativo. A análise estatística dos dados foi realizada através do software SPSS, versão 25.0 para Windows, envolvendo medidas de estatística descritiva e estatística inferencial. Os resultados do estudo são consistentes com os achados na literatura em contextos similares, sugerindo que os estilos de aprendizagem variam em função do indivíduo, e no que concerne ao gênero, variável ainda relativamente pouco estudada, supostamente as alunas utilizam significativamente mais as estratégias cognitivas do que os alunos.This research aims to identify the learning styles of Portuguese higher education students in business administration, and in return to enable the identification of effective ways to foster the teaching-learning process. The research is divided into two parts: a theoretical approach and the analysis and discussion of the results obtained in light of the learning style of these students as characterized by the Felder- Silvernman model. The data were collected from 3 Portuguese Higher Education Institutions and seek to contribute to the improvement of the learning process in business management courses and to provide for adequate planning of learning strategies aimed at educational success. The statistical analysis of the data was performed with SPSS version 25.0 for Windows and included both descriptive and inferential statistics. The results of the study are consistent with the findings in the literature in similar contexts, suggesting that learning styles vary according to the individual. Regarding gender, a variable that has been studied relatively little to date, there is also evidence in the study that female students seem to use cognitive strategies significantly more than their male counterparts.RAEPRCIPLPereira, João Manuel do FreixoCarvalho, Luísa Margarida CagicaDias, Rui Manuel Teixeira SantosBackx Noronha Viana, Adriana2020-10-26T19:18:29Z2020-092020-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12295por2358-09170.13058/raep.2020.v21n3.1796info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:04:55Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12295Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:24.695981Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estilos de aprendizagem dos alunos de administração: Um estudo empírico aplicado em Instituições de Ensino Superior Portuguesas
Learning Styles in Business Management students: An empirical study in Portuguese Higher Education
title Estilos de aprendizagem dos alunos de administração: Um estudo empírico aplicado em Instituições de Ensino Superior Portuguesas
spellingShingle Estilos de aprendizagem dos alunos de administração: Um estudo empírico aplicado em Instituições de Ensino Superior Portuguesas
Pereira, João Manuel do Freixo
Cursos de administração
Estilos de aprendizagem
Ensino superior.
Management business course
Learning style
Higher education
title_short Estilos de aprendizagem dos alunos de administração: Um estudo empírico aplicado em Instituições de Ensino Superior Portuguesas
title_full Estilos de aprendizagem dos alunos de administração: Um estudo empírico aplicado em Instituições de Ensino Superior Portuguesas
title_fullStr Estilos de aprendizagem dos alunos de administração: Um estudo empírico aplicado em Instituições de Ensino Superior Portuguesas
title_full_unstemmed Estilos de aprendizagem dos alunos de administração: Um estudo empírico aplicado em Instituições de Ensino Superior Portuguesas
title_sort Estilos de aprendizagem dos alunos de administração: Um estudo empírico aplicado em Instituições de Ensino Superior Portuguesas
author Pereira, João Manuel do Freixo
author_facet Pereira, João Manuel do Freixo
Carvalho, Luísa Margarida Cagica
Dias, Rui Manuel Teixeira Santos
Backx Noronha Viana, Adriana
author_role author
author2 Carvalho, Luísa Margarida Cagica
Dias, Rui Manuel Teixeira Santos
Backx Noronha Viana, Adriana
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, João Manuel do Freixo
Carvalho, Luísa Margarida Cagica
Dias, Rui Manuel Teixeira Santos
Backx Noronha Viana, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Cursos de administração
Estilos de aprendizagem
Ensino superior.
Management business course
Learning style
Higher education
topic Cursos de administração
Estilos de aprendizagem
Ensino superior.
Management business course
Learning style
Higher education
description Artigo publicado em revista científica internacional
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-26T19:18:29Z
2020-09
2020-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12295
url http://hdl.handle.net/10400.21/12295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2358-0917
0.13058/raep.2020.v21n3.1796
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RAEP
publisher.none.fl_str_mv RAEP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133473376567296