Estratégias da equipa educativa para a inclusão de uma criança com perturbação do espetro do autismo em contexto de jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Daniela Alexandra Simão
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15735
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_b5373c228458518ea59761ffb3c1cb08
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15735
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias da equipa educativa para a inclusão de uma criança com perturbação do espetro do autismo em contexto de jardim de infânciaNecessidades educativas especiaisEstratégias de InclusãoPerturbação do espectro do autismoJardim de InfânciaSpecial educational needsInclusion strategiesAutism spectrum disorderKindergartenRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II que decorreu num contexto de Jardim de Infância com crianças entre os cinco e seis anos. O relatório constitui-se, assim, como um trabalho reflexivo e que documenta a minha prática enquanto educadora-estagiária. É apresentada ao leitor uma caracterização do contexto, seguindo-se das intencionalidades pedagógicas que sustentam uma prática adequada e de qualidade. O presente trabalho inclui, também, uma investigação sobre as estratégias da equipa educativa1 para a inclusão de uma criança com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) num contexto de Jardim de Infância. A pesquisa baseou-se, deste modo, em três objetivos: (i) conhecer as estratégias adotadas pela equipa educativa para a inclusão da criança, na realização de atividades/sessões; (ii) compreender quais as estratégias que promovem a interação entre a criança com Necessidades Educativas Especiais (NEE), os adultos e os seus pares e (iii) conhecer as estratégias adotadas por cada interveniente para a promoção de uma relação de proximidade e bem-estar entre a criança e o adulto. Metodologicamente, a investigação assume uma natureza qualitativa, baseada num estudo de caso e com recurso a diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados. A análise e discussão dos dados procuraram, neste sentido, evidenciar as estratégias de inclusão mencionadas pelos participantes, comparando-as com a sua ação pedagógica.ABSTRACT This report was written within the scope of the Supervised Professional Practice II curricular unit which took place in a Kindergarten context with children aged between five and six years old. The report is, therefore, a reflective work that documents my practice as a trainee educator. The reader is presented with a characterization of the context, followed by the pedagogical intentions that support an adequate and quality practice. The present work also includes an investigation of the educational team's2 strategies for the inclusion of a child with Autism Spectrum Disorder (ASD) in a kindergarten setting. The research was based, therefore, on three objectives: (i) to know the strategies adopted by the educational team for the child's inclusion in the implementation of activities/sessions; (ii) to understand which strategies promote interaction between the child with Special Educational Needs (SEN), adults and his/her peers and (iii) to know the strategies adopted by each participant to promote a close relationship and well-being between the child and the adult. Methodologically, the research is qualitative in nature, based on a case study and using different data collection techniques and instruments. Data analysis and discussion sought to highlight the inclusion strategies mentioned by the participants, comparing them with their pedagogical action.Sampaio, Maria FernandaRCIPLSantos, Daniela Alexandra Simão2023-03-01T13:42:25Z2022-07-042022-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15735TID:203194373porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:37Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15735Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:21.443910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias da equipa educativa para a inclusão de uma criança com perturbação do espetro do autismo em contexto de jardim de infância
title Estratégias da equipa educativa para a inclusão de uma criança com perturbação do espetro do autismo em contexto de jardim de infância
spellingShingle Estratégias da equipa educativa para a inclusão de uma criança com perturbação do espetro do autismo em contexto de jardim de infância
Santos, Daniela Alexandra Simão
Necessidades educativas especiais
Estratégias de Inclusão
Perturbação do espectro do autismo
Jardim de Infância
Special educational needs
Inclusion strategies
Autism spectrum disorder
Kindergarten
title_short Estratégias da equipa educativa para a inclusão de uma criança com perturbação do espetro do autismo em contexto de jardim de infância
title_full Estratégias da equipa educativa para a inclusão de uma criança com perturbação do espetro do autismo em contexto de jardim de infância
title_fullStr Estratégias da equipa educativa para a inclusão de uma criança com perturbação do espetro do autismo em contexto de jardim de infância
title_full_unstemmed Estratégias da equipa educativa para a inclusão de uma criança com perturbação do espetro do autismo em contexto de jardim de infância
title_sort Estratégias da equipa educativa para a inclusão de uma criança com perturbação do espetro do autismo em contexto de jardim de infância
author Santos, Daniela Alexandra Simão
author_facet Santos, Daniela Alexandra Simão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sampaio, Maria Fernanda
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Daniela Alexandra Simão
dc.subject.por.fl_str_mv Necessidades educativas especiais
Estratégias de Inclusão
Perturbação do espectro do autismo
Jardim de Infância
Special educational needs
Inclusion strategies
Autism spectrum disorder
Kindergarten
topic Necessidades educativas especiais
Estratégias de Inclusão
Perturbação do espectro do autismo
Jardim de Infância
Special educational needs
Inclusion strategies
Autism spectrum disorder
Kindergarten
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-04
2022-07-04T00:00:00Z
2023-03-01T13:42:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15735
TID:203194373
url http://hdl.handle.net/10400.21/15735
identifier_str_mv TID:203194373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133506086895616