Estratégias da equipa educativa para a inclusão de uma criança com perturbação do espetro do autismo em contexto de jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15735 |
Resumo: | Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_b5373c228458518ea59761ffb3c1cb08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15735 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias da equipa educativa para a inclusão de uma criança com perturbação do espetro do autismo em contexto de jardim de infânciaNecessidades educativas especiaisEstratégias de InclusãoPerturbação do espectro do autismoJardim de InfânciaSpecial educational needsInclusion strategiesAutism spectrum disorderKindergartenRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II que decorreu num contexto de Jardim de Infância com crianças entre os cinco e seis anos. O relatório constitui-se, assim, como um trabalho reflexivo e que documenta a minha prática enquanto educadora-estagiária. É apresentada ao leitor uma caracterização do contexto, seguindo-se das intencionalidades pedagógicas que sustentam uma prática adequada e de qualidade. O presente trabalho inclui, também, uma investigação sobre as estratégias da equipa educativa1 para a inclusão de uma criança com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) num contexto de Jardim de Infância. A pesquisa baseou-se, deste modo, em três objetivos: (i) conhecer as estratégias adotadas pela equipa educativa para a inclusão da criança, na realização de atividades/sessões; (ii) compreender quais as estratégias que promovem a interação entre a criança com Necessidades Educativas Especiais (NEE), os adultos e os seus pares e (iii) conhecer as estratégias adotadas por cada interveniente para a promoção de uma relação de proximidade e bem-estar entre a criança e o adulto. Metodologicamente, a investigação assume uma natureza qualitativa, baseada num estudo de caso e com recurso a diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados. A análise e discussão dos dados procuraram, neste sentido, evidenciar as estratégias de inclusão mencionadas pelos participantes, comparando-as com a sua ação pedagógica.ABSTRACT This report was written within the scope of the Supervised Professional Practice II curricular unit which took place in a Kindergarten context with children aged between five and six years old. The report is, therefore, a reflective work that documents my practice as a trainee educator. The reader is presented with a characterization of the context, followed by the pedagogical intentions that support an adequate and quality practice. The present work also includes an investigation of the educational team's2 strategies for the inclusion of a child with Autism Spectrum Disorder (ASD) in a kindergarten setting. The research was based, therefore, on three objectives: (i) to know the strategies adopted by the educational team for the child's inclusion in the implementation of activities/sessions; (ii) to understand which strategies promote interaction between the child with Special Educational Needs (SEN), adults and his/her peers and (iii) to know the strategies adopted by each participant to promote a close relationship and well-being between the child and the adult. Methodologically, the research is qualitative in nature, based on a case study and using different data collection techniques and instruments. Data analysis and discussion sought to highlight the inclusion strategies mentioned by the participants, comparing them with their pedagogical action.Sampaio, Maria FernandaRCIPLSantos, Daniela Alexandra Simão2023-03-01T13:42:25Z2022-07-042022-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15735TID:203194373porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:37Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15735Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:21.443910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias da equipa educativa para a inclusão de uma criança com perturbação do espetro do autismo em contexto de jardim de infância |
title |
Estratégias da equipa educativa para a inclusão de uma criança com perturbação do espetro do autismo em contexto de jardim de infância |
spellingShingle |
Estratégias da equipa educativa para a inclusão de uma criança com perturbação do espetro do autismo em contexto de jardim de infância Santos, Daniela Alexandra Simão Necessidades educativas especiais Estratégias de Inclusão Perturbação do espectro do autismo Jardim de Infância Special educational needs Inclusion strategies Autism spectrum disorder Kindergarten |
title_short |
Estratégias da equipa educativa para a inclusão de uma criança com perturbação do espetro do autismo em contexto de jardim de infância |
title_full |
Estratégias da equipa educativa para a inclusão de uma criança com perturbação do espetro do autismo em contexto de jardim de infância |
title_fullStr |
Estratégias da equipa educativa para a inclusão de uma criança com perturbação do espetro do autismo em contexto de jardim de infância |
title_full_unstemmed |
Estratégias da equipa educativa para a inclusão de uma criança com perturbação do espetro do autismo em contexto de jardim de infância |
title_sort |
Estratégias da equipa educativa para a inclusão de uma criança com perturbação do espetro do autismo em contexto de jardim de infância |
author |
Santos, Daniela Alexandra Simão |
author_facet |
Santos, Daniela Alexandra Simão |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sampaio, Maria Fernanda RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Daniela Alexandra Simão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Necessidades educativas especiais Estratégias de Inclusão Perturbação do espectro do autismo Jardim de Infância Special educational needs Inclusion strategies Autism spectrum disorder Kindergarten |
topic |
Necessidades educativas especiais Estratégias de Inclusão Perturbação do espectro do autismo Jardim de Infância Special educational needs Inclusion strategies Autism spectrum disorder Kindergarten |
description |
Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-04 2022-07-04T00:00:00Z 2023-03-01T13:42:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/15735 TID:203194373 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/15735 |
identifier_str_mv |
TID:203194373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133506086895616 |