Determinantes da divulgação de Key Audit Matters por parte das empresas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Catarina Isabel Lobato
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/17310
Resumo: Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
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spelling Determinantes da divulgação de Key Audit Matters por parte das empresas brasileirasKey Audit MattersDeterminantes da Opinião AuditoriaRelatório AuditoriaAuditing Opinion DeterminantsAudit ReportMestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças EmpresariaisEste estudo tem como objetivo identificar o número de KAMs divulgadas pelas empresas brasileiras, bem como analisar quais os principais determinantes dessa divulgação. Com esse propósito foram recolhidas informações dos Relatórios de Auditoria e das Demonstrações Financeiras Consolidadas das 447 empresas brasileiras cotadas em bolsa na BM&FBOVESPA, no período de 31 de dezembro de 2016. A aplicação das regressões OLS e Poisson ao modelo definido permitiu concluir que existe uma relação positiva entre o número de KAMs divulgadas e variáveis de interesse, tais como os honorários cobrados pelo auditor, e também a dimensão, rentabilidade e endividamento financeiro da empresa auditada. Já o tipo de auditora e opinião do auditor demonstram uma relação negativa com o número de KAMs divulgadas.The main goal of this study is to identify the number of KAMs reveal by Brazilian companies, as well as analysing which are the corresponding key determinants. To this end, the information available in the Audit Reports and the Financial Statements of the 447 companies listed in BM&FBOVESPA on the 31 of December of 2016 is collected. By applying both OLS and Poisson regressions to the defined model, it was possible to draw some conclusions. In particular, it was found that the number of KAMs has a positive correlation with variables, such as the audit fees, and the size, profitability and debt of the audited company. On the contrary, the type of audit firm and the auditor's opinion yielded a negative correlation with the reported number of KAMs.Instituto Superior de Economia e GestãoMorais, AnaRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Catarina Isabel Lobato2019-08-04T00:30:27Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17310porFerreira, Catarina Isabel Lobato (2018). "Determinantes da divulgação de Key Audit Matters por parte das empresas brasileiras". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:59Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17310Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:32.677795Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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