Smartrack - sistema de monitorização de transporte de mercadorias delicadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonardo, Leonan Fraga
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/22425
Resumo: Mestrado de dupla diplomação com a UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
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spelling Smartrack - sistema de monitorização de transporte de mercadorias delicadasCadeia de suprimentosInternet das coisasMonitorização de mercadoriasDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaMestrado de dupla diplomação com a UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do ParanáNo transporte de mercadorias as condições podem ser críticas para sua integridade. Como no caso de mercadorias vivas, em que os danos causados podem ser irreversíveis. A situação pode ser mais grave quando se trata de mercadorias de elevado valor, nomeadamente únicas, como é o caso de obras de arte. É assim natural que a contratualização do serviço de transporte, para determinados bens/mercadorias, seja feita em função das condições que são necessárias garantir. Tais condições podem estar relacionadas com a temperatura, humidade, luminosidade ou variações de movimento. No entanto, a contratualização do serviço não garante que o mesmo seja feito em tais condições, sendo por vezes impraticável para o cliente apurar imediatamente se tal aconteceu ou não e se houveram danos aos bens transportados. No que concerne às transportadoras é também importante ter uma solução sólida e substancial que permita comprovar ao cliente a qualidade do serviço prestado. Até porque muitas empresas subcontratam o serviço, podendo haver em um mesmo procedimento várias transportadoras envolvidas. É assim necessário garantir que o transporte é feito nas condições pretendidas, pelas várias entidades envolvidas e, quando há violação de tais condições, ter forma de apurar de quem é a responsabilidade. O projeto envolve ainda uma forte componente de segurança e de autenticação que valida que os dados recolhidos são fidedignos. Esta componente foi implementada com recurso à framework conceitual AAA (do inglês, Authentication, Authorization and Accounting) e com medidas preventivas para ataques MITM (do inglês, Man-in-the-Middle).In the transportation of goods, conditions may be critical to their integrity, specifically in the case of living goods because damages may be irreversible. The situation can be more aggravating when it comes to high-value goods, such as works of art. It is thus natural that the hiring of the transport service, for certain goods/merchandise be made according to the conditions that are necessary to ensure. Such conditions may be related to temperature, humidity, luminosity or variations in movement. However, the hiring of the service does not guarantee that it is done in such conditions, and it is sometimes impracticable for the customer to ascertain immediately if this happened or not and if there were damages to the goods transported. With regard to the provider of the transportation service, it is also important to have a solid and substantial solution that allows to prove the customers the quality of the service provided. Even because many companies subcontract the service, there may be in the same procedure several carriers involved. Faced with this fact, there is a need to ensure that transportation is carried out under the desired conditions, by the serveral entities involved and when there is a violation of such conditions, have a way of ascertaining who is the responsible. The project also involves a strong security and authentication component that certifies that the data collected is trustworthy. This component was implemented using the conceptual framework AAA (Authentication, Authorization, and Accounting) and includes preventive measures for MITM (Man-in-the-Middle ).Matos, PauloPaula Filho, Pedro Luiz deBiblioteca Digital do IPBLeonardo, Leonan Fraga2020-06-29T14:21:09Z202020172020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/22425TID:202489876porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:50:15Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/22425Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:13:40.141005Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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