A educação por Ken Robinson: academia versus opinião pública
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38363 |
Resumo: | Ken Robinson ganhou visibilidade junto do público com as suas ideias sobre educação e criatividade, sendo amplamente conhecido o seu livro “O Elemento”, traduzido em 21 países, assim como a sua participação em 2006 e 2010 nas conferências TED. Destaca-se a discordância com o atual sistema educativo, por considerar que este não potencia, antes destrói, a criatividade e os talentos naturais das crianças. Contextualizámos este estudo na literatura sobre as teorias contemporâneas da educação, referindo ainda dois exemplos de aplicação de ideias próximas do autor: a escola Summerhill (de Neill) e as escolas de Reggio Emilia. Aplicando uma metodologia qualitativa e enquadrando-se no paradigma interpretativo de um estudo de caso, tentámos identificar algumas teorias da educação implícitas no discurso de Ken Robinson no livro e na conferência “O Elemento” e relacioná-las com os comentários do público que assistiu à conferência no YouTube™. Os resultados obtidos mostram que a maioria dos comentários são positivos e concordantes com as ideias sustentadas pelo orador, evidenciando igualmente admiração pelas suas competências de comunicador. Embora o seu discurso aponte críticas ao sistema educativo, defendendo, na senda de outros autores, que deveria ser mais “personalista”, não torna claro que modelo de sistema educativo e que mecanismos viabilizariam uma educação mais personalizada. |
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A educação por Ken Robinson: academia versus opinião públicaEducaçãoTalento humanoCriatividade"The element"Sistema educativoTeorias da educaçãoKen Robinson ganhou visibilidade junto do público com as suas ideias sobre educação e criatividade, sendo amplamente conhecido o seu livro “O Elemento”, traduzido em 21 países, assim como a sua participação em 2006 e 2010 nas conferências TED. Destaca-se a discordância com o atual sistema educativo, por considerar que este não potencia, antes destrói, a criatividade e os talentos naturais das crianças. Contextualizámos este estudo na literatura sobre as teorias contemporâneas da educação, referindo ainda dois exemplos de aplicação de ideias próximas do autor: a escola Summerhill (de Neill) e as escolas de Reggio Emilia. Aplicando uma metodologia qualitativa e enquadrando-se no paradigma interpretativo de um estudo de caso, tentámos identificar algumas teorias da educação implícitas no discurso de Ken Robinson no livro e na conferência “O Elemento” e relacioná-las com os comentários do público que assistiu à conferência no YouTube™. Os resultados obtidos mostram que a maioria dos comentários são positivos e concordantes com as ideias sustentadas pelo orador, evidenciando igualmente admiração pelas suas competências de comunicador. Embora o seu discurso aponte críticas ao sistema educativo, defendendo, na senda de outros autores, que deveria ser mais “personalista”, não torna claro que modelo de sistema educativo e que mecanismos viabilizariam uma educação mais personalizada.Sir Ken Robinson became an internationally recognized speaker about education and creativity. Robinson's first TEDTalk has been widely seen around the Web since its release in June 2006. His book "The Element " has been translated in 21 countries. He argues that education systems, whichare training people to become good workers instead ofeducating creative thinkers,ends destroying our natural human talents.Reviewing literature on contemporary education theoriesas well as two examples close to Robinson’s ideas (Summerhill and Reggio Emiliaschools) helpedframing this study.Applying qualitative content analysis as an interpretation method in case study research allowed us to identify some implicit ideas and education theories in hisbook and conference"The Element "posted on YouTube ™and relating them to the public comments on that Internet platform. Results show that most of the reviews are positive and supportinghis ideas as well as his communication skills. Although on the path of others before him advocating a more child-centered education, Robinson neverturnsclear his alternative education systemand mechanisms to performbetter.Universidade de Aveiro2023-07-05T09:09:18Z2019-03-01T00:00:00Z2019-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38363por1647-730810.34624/ilcj.v7i1.574Castanheira, NeusaOliveira, MartaFerreira, Ângeloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:53Zoai:ria.ua.pt:10773/38363Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:49.830243Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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