A educação por Ken Robinson: academia versus opinião pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castanheira, Neusa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Marta, Ferreira, Ângelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38363
Resumo: Ken Robinson ganhou visibilidade junto do público com as suas ideias sobre educação e criatividade, sendo amplamente conhecido o seu livro “O Elemento”, traduzido em 21 países, assim como a sua participação em 2006 e 2010 nas conferências TED. Destaca-se a discordância com o atual sistema educativo, por considerar que este não potencia, antes destrói, a criatividade e os talentos naturais das crianças. Contextualizámos este estudo na literatura sobre as teorias contemporâneas da educação, referindo ainda dois exemplos de aplicação de ideias próximas do autor: a escola Summerhill (de Neill) e as escolas de Reggio Emilia. Aplicando uma metodologia qualitativa e enquadrando-se no paradigma interpretativo de um estudo de caso, tentámos identificar algumas teorias da educação implícitas no discurso de Ken Robinson no livro e na conferência “O Elemento” e relacioná-las com os comentários do público que assistiu à conferência no YouTube™. Os resultados obtidos mostram que a maioria dos comentários são positivos e concordantes com as ideias sustentadas pelo orador, evidenciando igualmente admiração pelas suas competências de comunicador. Embora o seu discurso aponte críticas ao sistema educativo, defendendo, na senda de outros autores, que deveria ser mais “personalista”, não torna claro que modelo de sistema educativo e que mecanismos viabilizariam uma educação mais personalizada.
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