As lideranças intermédias : que contributo para o (in)sucesso da organização escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Manuel António Magalhães de Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/22097
Resumo: Este estudo parte de um pressuposto pessoal e profissional: as lideranças das estruturas intermédias numa organização escolar são o cerne do (in)sucesso da organização. Pretendemos com esta investigação enquadrar teoricamente as estruturas intermédias escolares, nomeadamente a direção de turma, clarificando quais as funções que lhe estão adstritas, numa escola básica e secundária. Nessa escola investigamos o exercício de funções dos diretores de turma e em que práticas essas funções assenta. A investigação partiu do pressuposto e de evidências empíricas reunidas que os professores que exercem estas funções têm competências que, devidamente enquadradas numa estratégia alargada de melhoria podem fazer a diferença no desempenho da escola. São eles o rosto da organização, quer junto dos alunos, quer junto das suas famílias (núcleo fundamental da comunidade educativa). Questionados todos os grupos interessados (diretores de turma, professores sem direção de turma, encarregados de educação e alunos) fizemos uma das muitas leituras possíveis da realidade da Escola BD ao nível desta estrutura intermédia. Se parece evidente que eles são importantes para a prossecução dos objetivos e metas do PEE e nessa medida para o (in)sucesso da organização, também é evidente a necessidade de capacitá-los para as funções que lhe estão adstritas no ECD, para que estas não sejam um “fardo” a carregar, mas uma oportunidade realização pessoal e profissional. Realizado o estudo, o pressuposto de que partimos não foi inteiramente confirmado pelos dados. De facto, os diretores de turma são no plano normativo e das convicções generalizadas um elemento chave na promoção do (in)sucesso. Mas há muito a fazer para que estas lideranças unifiquem e dinamizem a ação pedagógica da generalidade dos professores.
id RCAP_b5471925b7e88571e917a85c736c6239
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22097
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As lideranças intermédias : que contributo para o (in)sucesso da organização escolarDiretor(a) de turmaLiderançaRelaçãoMudançaClass directorLeadershipRelationChangeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo parte de um pressuposto pessoal e profissional: as lideranças das estruturas intermédias numa organização escolar são o cerne do (in)sucesso da organização. Pretendemos com esta investigação enquadrar teoricamente as estruturas intermédias escolares, nomeadamente a direção de turma, clarificando quais as funções que lhe estão adstritas, numa escola básica e secundária. Nessa escola investigamos o exercício de funções dos diretores de turma e em que práticas essas funções assenta. A investigação partiu do pressuposto e de evidências empíricas reunidas que os professores que exercem estas funções têm competências que, devidamente enquadradas numa estratégia alargada de melhoria podem fazer a diferença no desempenho da escola. São eles o rosto da organização, quer junto dos alunos, quer junto das suas famílias (núcleo fundamental da comunidade educativa). Questionados todos os grupos interessados (diretores de turma, professores sem direção de turma, encarregados de educação e alunos) fizemos uma das muitas leituras possíveis da realidade da Escola BD ao nível desta estrutura intermédia. Se parece evidente que eles são importantes para a prossecução dos objetivos e metas do PEE e nessa medida para o (in)sucesso da organização, também é evidente a necessidade de capacitá-los para as funções que lhe estão adstritas no ECD, para que estas não sejam um “fardo” a carregar, mas uma oportunidade realização pessoal e profissional. Realizado o estudo, o pressuposto de que partimos não foi inteiramente confirmado pelos dados. De facto, os diretores de turma são no plano normativo e das convicções generalizadas um elemento chave na promoção do (in)sucesso. Mas há muito a fazer para que estas lideranças unifiquem e dinamizem a ação pedagógica da generalidade dos professores.This study is possible due to a personal and professional assumption: that the leadership of intermediate structures in a school organization is the key to the success (or failure) of the organization. Our objective with this investigation is to theoretically insert the intermediate structures in schools, namely the class directors, clarifying which functions are to be played by them, in a basic or secondary school. In that school we investigated the exercise of the class director’s functions and the practices in which said functions are based on. The investigation stems from the assumption and from empirical evidence that the teachers responsible for said functions have abilities that, properly applied in a bigger strategy of improvement can make the difference in school performance. They are the face of the organization, both to the students and their families (the core of a school community). When all involved parties where questioned (class directors, teachers without that function, legal guardians and students) we made one of many possible readings of the reality in BD school as far as the intermediate structure works. If it seems evident that they are important for the prosecution of objectives and goals of PEE (school educational project) and in that measure for the success (or failure) of the organization, the need to empower them for the functions assigned to them by the ECD (educator career status) also becomes evident, so that they don’t become a load to carry, but a chance for personal and professional realization. Once the study was complete, the assumption that we started off on wasn’t entirely confirmed by the data. Indeed, class directors are, both in general convictions and in the law, a key element in promoting success. But there is a long way to walk so that these leaderships can unify and inspire change in the pedagogical actions of most teachers.Alves, José Joaquim Ferreira MatiasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMonteiro, Manuel António Magalhães de Sousa2017-05-03T08:48:32Z2017-03-1620172017-03-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/22097TID:201699516porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:28:23Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:26.469825Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As lideranças intermédias : que contributo para o (in)sucesso da organização escolar
title As lideranças intermédias : que contributo para o (in)sucesso da organização escolar
spellingShingle As lideranças intermédias : que contributo para o (in)sucesso da organização escolar
Monteiro, Manuel António Magalhães de Sousa
Diretor(a) de turma
Liderança
Relação
Mudança
Class director
Leadership
Relation
Change
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short As lideranças intermédias : que contributo para o (in)sucesso da organização escolar
title_full As lideranças intermédias : que contributo para o (in)sucesso da organização escolar
title_fullStr As lideranças intermédias : que contributo para o (in)sucesso da organização escolar
title_full_unstemmed As lideranças intermédias : que contributo para o (in)sucesso da organização escolar
title_sort As lideranças intermédias : que contributo para o (in)sucesso da organização escolar
author Monteiro, Manuel António Magalhães de Sousa
author_facet Monteiro, Manuel António Magalhães de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, José Joaquim Ferreira Matias
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Manuel António Magalhães de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Diretor(a) de turma
Liderança
Relação
Mudança
Class director
Leadership
Relation
Change
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Diretor(a) de turma
Liderança
Relação
Mudança
Class director
Leadership
Relation
Change
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este estudo parte de um pressuposto pessoal e profissional: as lideranças das estruturas intermédias numa organização escolar são o cerne do (in)sucesso da organização. Pretendemos com esta investigação enquadrar teoricamente as estruturas intermédias escolares, nomeadamente a direção de turma, clarificando quais as funções que lhe estão adstritas, numa escola básica e secundária. Nessa escola investigamos o exercício de funções dos diretores de turma e em que práticas essas funções assenta. A investigação partiu do pressuposto e de evidências empíricas reunidas que os professores que exercem estas funções têm competências que, devidamente enquadradas numa estratégia alargada de melhoria podem fazer a diferença no desempenho da escola. São eles o rosto da organização, quer junto dos alunos, quer junto das suas famílias (núcleo fundamental da comunidade educativa). Questionados todos os grupos interessados (diretores de turma, professores sem direção de turma, encarregados de educação e alunos) fizemos uma das muitas leituras possíveis da realidade da Escola BD ao nível desta estrutura intermédia. Se parece evidente que eles são importantes para a prossecução dos objetivos e metas do PEE e nessa medida para o (in)sucesso da organização, também é evidente a necessidade de capacitá-los para as funções que lhe estão adstritas no ECD, para que estas não sejam um “fardo” a carregar, mas uma oportunidade realização pessoal e profissional. Realizado o estudo, o pressuposto de que partimos não foi inteiramente confirmado pelos dados. De facto, os diretores de turma são no plano normativo e das convicções generalizadas um elemento chave na promoção do (in)sucesso. Mas há muito a fazer para que estas lideranças unifiquem e dinamizem a ação pedagógica da generalidade dos professores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-03T08:48:32Z
2017-03-16
2017
2017-03-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/22097
TID:201699516
url http://hdl.handle.net/10400.14/22097
identifier_str_mv TID:201699516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131875942334464