As lideranças intermédias : que contributo para o (in)sucesso da organização escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/22097 |
Resumo: | Este estudo parte de um pressuposto pessoal e profissional: as lideranças das estruturas intermédias numa organização escolar são o cerne do (in)sucesso da organização. Pretendemos com esta investigação enquadrar teoricamente as estruturas intermédias escolares, nomeadamente a direção de turma, clarificando quais as funções que lhe estão adstritas, numa escola básica e secundária. Nessa escola investigamos o exercício de funções dos diretores de turma e em que práticas essas funções assenta. A investigação partiu do pressuposto e de evidências empíricas reunidas que os professores que exercem estas funções têm competências que, devidamente enquadradas numa estratégia alargada de melhoria podem fazer a diferença no desempenho da escola. São eles o rosto da organização, quer junto dos alunos, quer junto das suas famílias (núcleo fundamental da comunidade educativa). Questionados todos os grupos interessados (diretores de turma, professores sem direção de turma, encarregados de educação e alunos) fizemos uma das muitas leituras possíveis da realidade da Escola BD ao nível desta estrutura intermédia. Se parece evidente que eles são importantes para a prossecução dos objetivos e metas do PEE e nessa medida para o (in)sucesso da organização, também é evidente a necessidade de capacitá-los para as funções que lhe estão adstritas no ECD, para que estas não sejam um “fardo” a carregar, mas uma oportunidade realização pessoal e profissional. Realizado o estudo, o pressuposto de que partimos não foi inteiramente confirmado pelos dados. De facto, os diretores de turma são no plano normativo e das convicções generalizadas um elemento chave na promoção do (in)sucesso. Mas há muito a fazer para que estas lideranças unifiquem e dinamizem a ação pedagógica da generalidade dos professores. |
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As lideranças intermédias : que contributo para o (in)sucesso da organização escolarDiretor(a) de turmaLiderançaRelaçãoMudançaClass directorLeadershipRelationChangeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo parte de um pressuposto pessoal e profissional: as lideranças das estruturas intermédias numa organização escolar são o cerne do (in)sucesso da organização. Pretendemos com esta investigação enquadrar teoricamente as estruturas intermédias escolares, nomeadamente a direção de turma, clarificando quais as funções que lhe estão adstritas, numa escola básica e secundária. Nessa escola investigamos o exercício de funções dos diretores de turma e em que práticas essas funções assenta. A investigação partiu do pressuposto e de evidências empíricas reunidas que os professores que exercem estas funções têm competências que, devidamente enquadradas numa estratégia alargada de melhoria podem fazer a diferença no desempenho da escola. São eles o rosto da organização, quer junto dos alunos, quer junto das suas famílias (núcleo fundamental da comunidade educativa). Questionados todos os grupos interessados (diretores de turma, professores sem direção de turma, encarregados de educação e alunos) fizemos uma das muitas leituras possíveis da realidade da Escola BD ao nível desta estrutura intermédia. Se parece evidente que eles são importantes para a prossecução dos objetivos e metas do PEE e nessa medida para o (in)sucesso da organização, também é evidente a necessidade de capacitá-los para as funções que lhe estão adstritas no ECD, para que estas não sejam um “fardo” a carregar, mas uma oportunidade realização pessoal e profissional. Realizado o estudo, o pressuposto de que partimos não foi inteiramente confirmado pelos dados. De facto, os diretores de turma são no plano normativo e das convicções generalizadas um elemento chave na promoção do (in)sucesso. Mas há muito a fazer para que estas lideranças unifiquem e dinamizem a ação pedagógica da generalidade dos professores.This study is possible due to a personal and professional assumption: that the leadership of intermediate structures in a school organization is the key to the success (or failure) of the organization. Our objective with this investigation is to theoretically insert the intermediate structures in schools, namely the class directors, clarifying which functions are to be played by them, in a basic or secondary school. In that school we investigated the exercise of the class director’s functions and the practices in which said functions are based on. The investigation stems from the assumption and from empirical evidence that the teachers responsible for said functions have abilities that, properly applied in a bigger strategy of improvement can make the difference in school performance. They are the face of the organization, both to the students and their families (the core of a school community). When all involved parties where questioned (class directors, teachers without that function, legal guardians and students) we made one of many possible readings of the reality in BD school as far as the intermediate structure works. If it seems evident that they are important for the prosecution of objectives and goals of PEE (school educational project) and in that measure for the success (or failure) of the organization, the need to empower them for the functions assigned to them by the ECD (educator career status) also becomes evident, so that they don’t become a load to carry, but a chance for personal and professional realization. Once the study was complete, the assumption that we started off on wasn’t entirely confirmed by the data. Indeed, class directors are, both in general convictions and in the law, a key element in promoting success. But there is a long way to walk so that these leaderships can unify and inspire change in the pedagogical actions of most teachers.Alves, José Joaquim Ferreira MatiasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMonteiro, Manuel António Magalhães de Sousa2017-05-03T08:48:32Z2017-03-1620172017-03-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/22097TID:201699516porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:28:23Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:26.469825Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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