“Motivação para a Matemática e a sua relação com o Género, Ano de Escolaridade, Desempenho, Clima de Sala de Aula, em Alunos do Secundário ”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Tânia Isabel Marques de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3885
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
id RCAP_b554689bd7c0467875995b42f6d361e7
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3885
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Motivação para a Matemática e a sua relação com o Género, Ano de Escolaridade, Desempenho, Clima de Sala de Aula, em Alunos do Secundário ”MotivaçãoMatemáticaClima de sala de aulaMotivationMathematicClassroom contextDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioEste estudo teve como objectivo analisar a relação entre a motivação para a matemática, género, ano de escolaridade, desempenho e clima de sala de aula em alunos do ensino secundário. Este estudo foi desenvolvido com 297 participantes que frequentavam o 10º (103), 11º (136) e 12º (58) ano de escolaridade, dos quais 140 pertenciam ao género masculino e 157 ao género feminino. Para analisar os níveis motivacionais utilizámos a Escala “Eu e a Matemática” e de forma a avaliarmos a percepção dos alunos sobre o clima de sala de aula, utilizámos a Escala “Na Sala de Aula de Matemática”. As hipóteses colocadas neste estudo foram verificadas estatisticamente. Os resultados apontam para diferenças entre o género e motivação para a matemática. Constatando-se que os rapazes apresentam valores superiores na motivação para a matemática do que as raparigas. Verifica-se ainda que os alunos com melhor desempenho em matemática apresentam níveis motivacionais mais elevados. Verificámos também a existência de correlações positivas e fortes entre motivação para a matemática e o suporte que o professor dá aos alunos e também correlações fortes e positivas entre motivação e as atitudes em relação à matemática.ABSTRACT: The objective of this study was analyse the relationship between the motivation for mathematics, gender, school’s year, performance and classroom context in students in secondary education. This study was developed with 297 participants who (58) year of school. From those, 140 belong to male gender and 157 to feminine gender. The Scale “Me and Mathematics” was utilized to analyse the motivational levels and the Scale “In the Mathematic Classroom” was utilized to evaluate the perception of students about classroom context. All hypothesis used in this study were statistical verified. The results show for differences between gender and motivation to mathematics, with males showing higher values than females in the motivation for mathematics. It was also noted that students with better performance in mathematics had higher motivational levels. We also verified the there is a positive and strong correlation between the motivation mathematics and the support given by the teacher to the students as well as a strong and positive correlation between motivation and the attitudes in relation to mathematics.Monteiro, VeraRepositório do ISPASousa, Tânia Isabel Marques de2015-07-28T17:57:41Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3885porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:41Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3885Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:44.709774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Motivação para a Matemática e a sua relação com o Género, Ano de Escolaridade, Desempenho, Clima de Sala de Aula, em Alunos do Secundário ”
title “Motivação para a Matemática e a sua relação com o Género, Ano de Escolaridade, Desempenho, Clima de Sala de Aula, em Alunos do Secundário ”
spellingShingle “Motivação para a Matemática e a sua relação com o Género, Ano de Escolaridade, Desempenho, Clima de Sala de Aula, em Alunos do Secundário ”
Sousa, Tânia Isabel Marques de
Motivação
Matemática
Clima de sala de aula
Motivation
Mathematic
Classroom context
title_short “Motivação para a Matemática e a sua relação com o Género, Ano de Escolaridade, Desempenho, Clima de Sala de Aula, em Alunos do Secundário ”
title_full “Motivação para a Matemática e a sua relação com o Género, Ano de Escolaridade, Desempenho, Clima de Sala de Aula, em Alunos do Secundário ”
title_fullStr “Motivação para a Matemática e a sua relação com o Género, Ano de Escolaridade, Desempenho, Clima de Sala de Aula, em Alunos do Secundário ”
title_full_unstemmed “Motivação para a Matemática e a sua relação com o Género, Ano de Escolaridade, Desempenho, Clima de Sala de Aula, em Alunos do Secundário ”
title_sort “Motivação para a Matemática e a sua relação com o Género, Ano de Escolaridade, Desempenho, Clima de Sala de Aula, em Alunos do Secundário ”
author Sousa, Tânia Isabel Marques de
author_facet Sousa, Tânia Isabel Marques de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Vera
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Tânia Isabel Marques de
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Matemática
Clima de sala de aula
Motivation
Mathematic
Classroom context
topic Motivação
Matemática
Clima de sala de aula
Motivation
Mathematic
Classroom context
description Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010-01-01T00:00:00Z
2015-07-28T17:57:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/3885
url http://hdl.handle.net/10400.12/3885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130078356963328