Sem medos! :
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/44422 |
Resumo: | O presente relatório reflete o percurso de aprendizagem e o desenvolvimento de competências específicas de Enfermeiro Especialista de Saúde Materna e Obstétrica (EEESMO), bem como as competências do grau académico de mestre, no âmbito da Unidade Curricular Estágio com Relatório do 11º Curso de Mestrado em Saúde Materna e Obstetrícia, da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Uma assistência adequada e personalizada possibilita a criação e a reconquista de confiança pelas mulheres, promovendo sentimentos de esperança e aquisição de estratégias para uma experiência de parto positiva. Neste sentido, o presente relatório tem como objetivo identificar a evidência científica acerca do contributo do EEESMO na gestão dos medos da grávida, para a promoção de uma vivência positiva do parto. Essa evidência foi alcançada através da revisão de literatura pela metodologia da Scoping Review, de acordo com as orientações do Joanna Briggs Institute (2020). O referencial teórico subjacente aos cuidados de enfermagem prestados foi o modelo teórico de Betty Neuman – através da sua Teoria dos Sistemas. Ao longo do Estágio com Relatório foi elaborado e implementado um instrumento de colheita de dados (questionário) a 8 mulheres (grávidas/puérperas) e após a análise estatística e a análise de conteúdo emergiram categorias e subcategorias que vão ao encontro dos resultados da evidência científica (Bardin, 2020). Da análise dos resultados obtidos foi evidente que a preparação para o parto apresenta resultados positivos na minimização dos medos e ansiedade, sendo uma intervenção autónoma do EEESMO promotora de autoconhecimento, autoconfiança e autoeficácia da grávida. Efetivamente, a preparação para o parto permite o empoderamento da grávida, aumentando a sua satisfação com a experiência de parto. |
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O presente relatório reflete o percurso de aprendizagem e o desenvolvimento de competências específicas de Enfermeiro Especialista de Saúde Materna e Obstétrica (EEESMO), bem como as competências do grau académico de mestre, no âmbito da Unidade Curricular Estágio com Relatório do 11º Curso de Mestrado em Saúde Materna e Obstetrícia, da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Uma assistência adequada e personalizada possibilita a criação e a reconquista de confiança pelas mulheres, promovendo sentimentos de esperança e aquisição de estratégias para uma experiência de parto positiva. Neste sentido, o presente relatório tem como objetivo identificar a evidência científica acerca do contributo do EEESMO na gestão dos medos da grávida, para a promoção de uma vivência positiva do parto. Essa evidência foi alcançada através da revisão de literatura pela metodologia da Scoping Review, de acordo com as orientações do Joanna Briggs Institute (2020). O referencial teórico subjacente aos cuidados de enfermagem prestados foi o modelo teórico de Betty Neuman – através da sua Teoria dos Sistemas. Ao longo do Estágio com Relatório foi elaborado e implementado um instrumento de colheita de dados (questionário) a 8 mulheres (grávidas/puérperas) e após a análise estatística e a análise de conteúdo emergiram categorias e subcategorias que vão ao encontro dos resultados da evidência científica (Bardin, 2020). Da análise dos resultados obtidos foi evidente que a preparação para o parto apresenta resultados positivos na minimização dos medos e ansiedade, sendo uma intervenção autónoma do EEESMO promotora de autoconhecimento, autoconfiança e autoeficácia da grávida. Efetivamente, a preparação para o parto permite o empoderamento da grávida, aumentando a sua satisfação com a experiência de parto. |
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