Contribuições para o desenvolvimento da Educação Ambiental em Unidades de Conservação no Brasil a partir de programas educativos do Geoparque Naturtejo (Portugal)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, C. N.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Imbernon, R. A. L., Gonçalves, P. W., Brilha, J. B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/45593
Resumo: O presente trabalho pretende apresentar os resultados de estudos realizados sobre programas educativos desenvolvidos no Geoparque Naturtejo (Portugal) e avaliar se os programas podem contribuir para o desenvolvimento de programas de preservação e educação ambiental em Unidades de Conservação – UC brasileiras cuja organização e sistematização de uso e ocupação tem como base o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). A pesquisa envolveu pesquisa documental, entrevistas com responsáveis por programas educativos do geoparque e acompanhamento de atividades de campo. A educação ambiental (EA) desenvolvida no geoparque possui três características notáveis: 1. EA naturalmente inclusiva, pois busca integrar os moradores locais; 2. Os conteúdos de EA estão integrados a conteúdos do ensino formal; 3. A EA junto às escolas e comunidades locais é muito ativa. A EA praticada nas UC brasileiras foca somente em quem as visita, geralmente excluindo a comunidade ou escolas da região; exige-se proteção local sem que a comunidade compreenda os processos relacionados ao ambiente. Embora os objetivos e finalidades de um geoparque não sejam os mesmos definidos para as UC brasileiras, consideramos que o modelo dos programas educativos do geoparque estudado poderia ser uma proposta mais efetiva para desenvolver a educação ambiental no Brasil.
id RCAP_b566bafddf013626328a6a9181358402
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45593
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contribuições para o desenvolvimento da Educação Ambiental em Unidades de Conservação no Brasil a partir de programas educativos do Geoparque Naturtejo (Portugal)GeoparquesEducação ambientalUnidades de conservaçãoProgramas educativosCiências Naturais::Ciências da Terra e do AmbienteO presente trabalho pretende apresentar os resultados de estudos realizados sobre programas educativos desenvolvidos no Geoparque Naturtejo (Portugal) e avaliar se os programas podem contribuir para o desenvolvimento de programas de preservação e educação ambiental em Unidades de Conservação – UC brasileiras cuja organização e sistematização de uso e ocupação tem como base o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). A pesquisa envolveu pesquisa documental, entrevistas com responsáveis por programas educativos do geoparque e acompanhamento de atividades de campo. A educação ambiental (EA) desenvolvida no geoparque possui três características notáveis: 1. EA naturalmente inclusiva, pois busca integrar os moradores locais; 2. Os conteúdos de EA estão integrados a conteúdos do ensino formal; 3. A EA junto às escolas e comunidades locais é muito ativa. A EA praticada nas UC brasileiras foca somente em quem as visita, geralmente excluindo a comunidade ou escolas da região; exige-se proteção local sem que a comunidade compreenda os processos relacionados ao ambiente. Embora os objetivos e finalidades de um geoparque não sejam os mesmos definidos para as UC brasileiras, consideramos que o modelo dos programas educativos do geoparque estudado poderia ser uma proposta mais efetiva para desenvolver a educação ambiental no Brasil.CAPES pelo apoio financeiro com bolsas do programa PDSE, Doutorado Sanduíche no Exterior, e à FAPESP, Proc. 2009/01741-9.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Universidade do MinhoOliveira, C. N.Imbernon, R. A. L.Gonçalves, P. W.Brilha, J. B.20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45593porOliveira C. N. , Imbernon R. A. L., Gonçalves P. W., Brilha J. B. R. (2014). Contribuições para o desenvolvimento da Educação Ambiental em Unidades de Conservação no Brasil a partir de programas educativos do Geoparque Naturtejo (Portugal). Terræ, 11(1-2):03-14.1679-2297http://www.ige.unicamp.br/terraeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:09:41.432389Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições para o desenvolvimento da Educação Ambiental em Unidades de Conservação no Brasil a partir de programas educativos do Geoparque Naturtejo (Portugal)
title Contribuições para o desenvolvimento da Educação Ambiental em Unidades de Conservação no Brasil a partir de programas educativos do Geoparque Naturtejo (Portugal)
spellingShingle Contribuições para o desenvolvimento da Educação Ambiental em Unidades de Conservação no Brasil a partir de programas educativos do Geoparque Naturtejo (Portugal)
Oliveira, C. N.
Geoparques
Educação ambiental
Unidades de conservação
Programas educativos
Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
title_short Contribuições para o desenvolvimento da Educação Ambiental em Unidades de Conservação no Brasil a partir de programas educativos do Geoparque Naturtejo (Portugal)
title_full Contribuições para o desenvolvimento da Educação Ambiental em Unidades de Conservação no Brasil a partir de programas educativos do Geoparque Naturtejo (Portugal)
title_fullStr Contribuições para o desenvolvimento da Educação Ambiental em Unidades de Conservação no Brasil a partir de programas educativos do Geoparque Naturtejo (Portugal)
title_full_unstemmed Contribuições para o desenvolvimento da Educação Ambiental em Unidades de Conservação no Brasil a partir de programas educativos do Geoparque Naturtejo (Portugal)
title_sort Contribuições para o desenvolvimento da Educação Ambiental em Unidades de Conservação no Brasil a partir de programas educativos do Geoparque Naturtejo (Portugal)
author Oliveira, C. N.
author_facet Oliveira, C. N.
Imbernon, R. A. L.
Gonçalves, P. W.
Brilha, J. B.
author_role author
author2 Imbernon, R. A. L.
Gonçalves, P. W.
Brilha, J. B.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, C. N.
Imbernon, R. A. L.
Gonçalves, P. W.
Brilha, J. B.
dc.subject.por.fl_str_mv Geoparques
Educação ambiental
Unidades de conservação
Programas educativos
Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
topic Geoparques
Educação ambiental
Unidades de conservação
Programas educativos
Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
description O presente trabalho pretende apresentar os resultados de estudos realizados sobre programas educativos desenvolvidos no Geoparque Naturtejo (Portugal) e avaliar se os programas podem contribuir para o desenvolvimento de programas de preservação e educação ambiental em Unidades de Conservação – UC brasileiras cuja organização e sistematização de uso e ocupação tem como base o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). A pesquisa envolveu pesquisa documental, entrevistas com responsáveis por programas educativos do geoparque e acompanhamento de atividades de campo. A educação ambiental (EA) desenvolvida no geoparque possui três características notáveis: 1. EA naturalmente inclusiva, pois busca integrar os moradores locais; 2. Os conteúdos de EA estão integrados a conteúdos do ensino formal; 3. A EA junto às escolas e comunidades locais é muito ativa. A EA praticada nas UC brasileiras foca somente em quem as visita, geralmente excluindo a comunidade ou escolas da região; exige-se proteção local sem que a comunidade compreenda os processos relacionados ao ambiente. Embora os objetivos e finalidades de um geoparque não sejam os mesmos definidos para as UC brasileiras, consideramos que o modelo dos programas educativos do geoparque estudado poderia ser uma proposta mais efetiva para desenvolver a educação ambiental no Brasil.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/45593
url http://hdl.handle.net/1822/45593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira C. N. , Imbernon R. A. L., Gonçalves P. W., Brilha J. B. R. (2014). Contribuições para o desenvolvimento da Educação Ambiental em Unidades de Conservação no Brasil a partir de programas educativos do Geoparque Naturtejo (Portugal). Terræ, 11(1-2):03-14.
1679-2297
http://www.ige.unicamp.br/terrae
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132523564892160