O novo programa de matemática como oportunidade de mudança para os professores do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.392 |
Resumo: | Este artigo analisa as ideias-chave do novo Programa de Matemática do ensino básico (sentido de número, sentido espacial, pensamento algébrico, literacia estatística e capacidades transversais) e mostra como podem concretizar-se na sala de aula de modo a propiciar novas práticas de ensino e de aprendizagem. Para isso, destaca a natureza das tarefas a propor e o tipo de comunicação a realizar na aula, substituindo o paradigma de ensino expositivo por um paradigma de ensino‑aprendizagem exploratório. Debruça-se, igualmente, sobre as condições necessárias para o sucesso do processo de implementação, dando especial atenção aos materiais de apoio, à formação dos professores e à organização dos professores nos agrupamentos e escolas. Conclui, apontando as oportunidades de mudança proporcionadas por este programa e indicando que o seu sucesso dependerá acima de tudo do protagonismo que os professores vierem a assumir na respectiva implementação. |
id |
RCAP_b56f78cf92396b90cf8573554dae7df6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/392 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O novo programa de matemática como oportunidade de mudança para os professores do Ensino BásicoNúmero 12 - O Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º CEB.Este artigo analisa as ideias-chave do novo Programa de Matemática do ensino básico (sentido de número, sentido espacial, pensamento algébrico, literacia estatística e capacidades transversais) e mostra como podem concretizar-se na sala de aula de modo a propiciar novas práticas de ensino e de aprendizagem. Para isso, destaca a natureza das tarefas a propor e o tipo de comunicação a realizar na aula, substituindo o paradigma de ensino expositivo por um paradigma de ensino‑aprendizagem exploratório. Debruça-se, igualmente, sobre as condições necessárias para o sucesso do processo de implementação, dando especial atenção aos materiais de apoio, à formação dos professores e à organização dos professores nos agrupamentos e escolas. Conclui, apontando as oportunidades de mudança proporcionadas por este programa e indicando que o seu sucesso dependerá acima de tudo do protagonismo que os professores vierem a assumir na respectiva implementação.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2009-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.392por1646-2335Ponte, João Pedro dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:44Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/392Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:36.884834Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O novo programa de matemática como oportunidade de mudança para os professores do Ensino Básico |
title |
O novo programa de matemática como oportunidade de mudança para os professores do Ensino Básico |
spellingShingle |
O novo programa de matemática como oportunidade de mudança para os professores do Ensino Básico Ponte, João Pedro da Número 12 - O Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º CEB. |
title_short |
O novo programa de matemática como oportunidade de mudança para os professores do Ensino Básico |
title_full |
O novo programa de matemática como oportunidade de mudança para os professores do Ensino Básico |
title_fullStr |
O novo programa de matemática como oportunidade de mudança para os professores do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
O novo programa de matemática como oportunidade de mudança para os professores do Ensino Básico |
title_sort |
O novo programa de matemática como oportunidade de mudança para os professores do Ensino Básico |
author |
Ponte, João Pedro da |
author_facet |
Ponte, João Pedro da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ponte, João Pedro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Número 12 - O Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º CEB. |
topic |
Número 12 - O Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º CEB. |
description |
Este artigo analisa as ideias-chave do novo Programa de Matemática do ensino básico (sentido de número, sentido espacial, pensamento algébrico, literacia estatística e capacidades transversais) e mostra como podem concretizar-se na sala de aula de modo a propiciar novas práticas de ensino e de aprendizagem. Para isso, destaca a natureza das tarefas a propor e o tipo de comunicação a realizar na aula, substituindo o paradigma de ensino expositivo por um paradigma de ensino‑aprendizagem exploratório. Debruça-se, igualmente, sobre as condições necessárias para o sucesso do processo de implementação, dando especial atenção aos materiais de apoio, à formação dos professores e à organização dos professores nos agrupamentos e escolas. Conclui, apontando as oportunidades de mudança proporcionadas por este programa e indicando que o seu sucesso dependerá acima de tudo do protagonismo que os professores vierem a assumir na respectiva implementação. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-07-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.392 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.392 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130947313991680 |