Alta velocidade ferroviária em Portugal : viabilidade económica do transprte de passageiros nos eixos prioritários
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/25384 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Economia (Economia industrial), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Daniel Murta. |
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Alta velocidade ferroviária em Portugal : viabilidade económica do transprte de passageiros nos eixos prioritáriosAlta velocidade ferroviáriaCaminho de ferroRede de alta velocidadeRede Trans-Europeia de TransportesTransporte de passageirosDissertação de mestrado em Economia (Economia industrial), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Daniel Murta.A possibilidade dos corredores Lisboa/Madrid e Lisboa/Porto serem ligados por um serviço de alta velocidade ferroviária foi estudada, sob o pressuposto de que a modelação da procura por transportes é influenciada pelo tempo de viagem e pela tarifa. Tendo por base a literatura de referência e um quadro de simulações das opções modais mais competitivas, conclui-se pela sua inviabilidade económica. Na ligação Lisboa/Madrid o avião e o comboio de alta velocidade são mais competitivos do que o automóvel privado. Todavia, embora sejam equivalentes no tempo da deslocação porta a porta, o avião é mais competitivo do que o comboio na tarifa o que leva, também, o comboio a uma procura insuficiente. A ligação Lisboa/Porto, por configurar uma deslocação regional, favorece um serviço ferroviário em velocidade elevada, em detrimento da alta velocidade. Embora seja necessário investir na requalificação da Linha do Norte para aumentar a velocidade média do serviço atual, deve-se privilegiar a eficiência geral da rede, porque um serviço que ofereça deslocações porta a porta abaixo das três horas será competitivo com o automóvel, o principal rival neste eixo.FEUC2014-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25384http://hdl.handle.net/10316/25384TID:201479591porMaranhão, Nuno Filipe Ramos - Alta velocidade ferroviária em Portugal : viabilidade económica do transprte de passageiros nos eixos prioritários, Coimbra, 2014.Maranhão, Nuno Filipe Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:37Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25384Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:41.913187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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