Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492002000200003 |
Resumo: | Com uma amostra de 96 professoras e 155 mães de dois grupos étnico/culturais (mães portuguesas brancas e mães imigrantes negras) analisam-se o conteúdo e os factores de variabilidade das crenças destes educadores sobre desenvolvimento, educação e as vantagens e desvantagens de escolarizar crianças diferentes num mesmo cenário escolar. A análise factorial das respostas identifica três factores de crenças sobre desenvolvimento e educação e um sobre as desvantagens da integração escolar. Professoras e mães partilham grande parte das crenças estudadas mas diferenciam-se relativamente a crenças relacionadas com a natureza da infância. As crenças sobre a responsabilidade da escola e da família diferenciam o pensamento dos dois grupos étnicos de mães. A formação das professoras em educação multicultural, assim como o contexto escolar etnicamente maioritário vs. minoritário, também são factores diferenciadores das suas crenças.' |
id |
RCAP_b57f321cdca5989179e4a77a78863585 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0874-20492002000200003 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicosCrenças dos educadores sobre educação e desenvolvimentogrupos étnicoseducação multiculturalcontexto escolar minoritário/maioritárioCom uma amostra de 96 professoras e 155 mães de dois grupos étnico/culturais (mães portuguesas brancas e mães imigrantes negras) analisam-se o conteúdo e os factores de variabilidade das crenças destes educadores sobre desenvolvimento, educação e as vantagens e desvantagens de escolarizar crianças diferentes num mesmo cenário escolar. A análise factorial das respostas identifica três factores de crenças sobre desenvolvimento e educação e um sobre as desvantagens da integração escolar. Professoras e mães partilham grande parte das crenças estudadas mas diferenciam-se relativamente a crenças relacionadas com a natureza da infância. As crenças sobre a responsabilidade da escola e da família diferenciam o pensamento dos dois grupos étnicos de mães. A formação das professoras em educação multicultural, assim como o contexto escolar etnicamente maioritário vs. minoritário, também são factores diferenciadores das suas crenças.'Associação Portuguesa de Psicologia (APP)Edições Colibri2002-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492002000200003Psicologia v.16 n.2 2002reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492002000200003Carvalho,Luísa Ramos deMouro,CarlaAntónio,JoãoMonteiro,Maria Beneditainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:13:30Zoai:scielo:S0874-20492002000200003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:48.619150Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicos |
title |
Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicos |
spellingShingle |
Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicos Carvalho,Luísa Ramos de Crenças dos educadores sobre educação e desenvolvimento grupos étnicos educação multicultural contexto escolar minoritário/maioritário |
title_short |
Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicos |
title_full |
Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicos |
title_fullStr |
Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicos |
title_full_unstemmed |
Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicos |
title_sort |
Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicos |
author |
Carvalho,Luísa Ramos de |
author_facet |
Carvalho,Luísa Ramos de Mouro,Carla António,João Monteiro,Maria Benedita |
author_role |
author |
author2 |
Mouro,Carla António,João Monteiro,Maria Benedita |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho,Luísa Ramos de Mouro,Carla António,João Monteiro,Maria Benedita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crenças dos educadores sobre educação e desenvolvimento grupos étnicos educação multicultural contexto escolar minoritário/maioritário |
topic |
Crenças dos educadores sobre educação e desenvolvimento grupos étnicos educação multicultural contexto escolar minoritário/maioritário |
description |
Com uma amostra de 96 professoras e 155 mães de dois grupos étnico/culturais (mães portuguesas brancas e mães imigrantes negras) analisam-se o conteúdo e os factores de variabilidade das crenças destes educadores sobre desenvolvimento, educação e as vantagens e desvantagens de escolarizar crianças diferentes num mesmo cenário escolar. A análise factorial das respostas identifica três factores de crenças sobre desenvolvimento e educação e um sobre as desvantagens da integração escolar. Professoras e mães partilham grande parte das crenças estudadas mas diferenciam-se relativamente a crenças relacionadas com a natureza da infância. As crenças sobre a responsabilidade da escola e da família diferenciam o pensamento dos dois grupos étnicos de mães. A formação das professoras em educação multicultural, assim como o contexto escolar etnicamente maioritário vs. minoritário, também são factores diferenciadores das suas crenças.' |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-07-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492002000200003 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492002000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492002000200003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia (APP) Edições Colibri |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia (APP) Edições Colibri |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia v.16 n.2 2002 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137317173067776 |