Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,Luísa Ramos de
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Mouro,Carla, António,João, Monteiro,Maria Benedita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492002000200003
Resumo: Com uma amostra de 96 professoras e 155 mães de dois grupos étnico/culturais (mães portuguesas brancas e mães imigrantes negras) analisam-se o conteúdo e os factores de variabilidade das crenças destes educadores sobre desenvolvimento, educação e as vantagens e desvantagens de escolarizar crianças diferentes num mesmo cenário escolar. A análise factorial das respostas identifica três factores de crenças sobre desenvolvimento e educação e um sobre as desvantagens da integração escolar. Professoras e mães partilham grande parte das crenças estudadas mas diferenciam-se relativamente a crenças relacionadas com a natureza da infância. As crenças sobre a responsabilidade da escola e da família diferenciam o pensamento dos dois grupos étnicos de mães. A formação das professoras em educação multicultural, assim como o contexto escolar etnicamente maioritário vs. minoritário, também são factores diferenciadores das suas crenças.'
id RCAP_b57f321cdca5989179e4a77a78863585
oai_identifier_str oai:scielo:S0874-20492002000200003
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicosCrenças dos educadores sobre educação e desenvolvimentogrupos étnicoseducação multiculturalcontexto escolar minoritário/maioritárioCom uma amostra de 96 professoras e 155 mães de dois grupos étnico/culturais (mães portuguesas brancas e mães imigrantes negras) analisam-se o conteúdo e os factores de variabilidade das crenças destes educadores sobre desenvolvimento, educação e as vantagens e desvantagens de escolarizar crianças diferentes num mesmo cenário escolar. A análise factorial das respostas identifica três factores de crenças sobre desenvolvimento e educação e um sobre as desvantagens da integração escolar. Professoras e mães partilham grande parte das crenças estudadas mas diferenciam-se relativamente a crenças relacionadas com a natureza da infância. As crenças sobre a responsabilidade da escola e da família diferenciam o pensamento dos dois grupos étnicos de mães. A formação das professoras em educação multicultural, assim como o contexto escolar etnicamente maioritário vs. minoritário, também são factores diferenciadores das suas crenças.'Associação Portuguesa de Psicologia (APP)Edições Colibri2002-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492002000200003Psicologia v.16 n.2 2002reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492002000200003Carvalho,Luísa Ramos deMouro,CarlaAntónio,JoãoMonteiro,Maria Beneditainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:13:30Zoai:scielo:S0874-20492002000200003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:48.619150Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicos
title Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicos
spellingShingle Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicos
Carvalho,Luísa Ramos de
Crenças dos educadores sobre educação e desenvolvimento
grupos étnicos
educação multicultural
contexto escolar minoritário/maioritário
title_short Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicos
title_full Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicos
title_fullStr Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicos
title_full_unstemmed Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicos
title_sort Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicos
author Carvalho,Luísa Ramos de
author_facet Carvalho,Luísa Ramos de
Mouro,Carla
António,João
Monteiro,Maria Benedita
author_role author
author2 Mouro,Carla
António,João
Monteiro,Maria Benedita
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,Luísa Ramos de
Mouro,Carla
António,João
Monteiro,Maria Benedita
dc.subject.por.fl_str_mv Crenças dos educadores sobre educação e desenvolvimento
grupos étnicos
educação multicultural
contexto escolar minoritário/maioritário
topic Crenças dos educadores sobre educação e desenvolvimento
grupos étnicos
educação multicultural
contexto escolar minoritário/maioritário
description Com uma amostra de 96 professoras e 155 mães de dois grupos étnico/culturais (mães portuguesas brancas e mães imigrantes negras) analisam-se o conteúdo e os factores de variabilidade das crenças destes educadores sobre desenvolvimento, educação e as vantagens e desvantagens de escolarizar crianças diferentes num mesmo cenário escolar. A análise factorial das respostas identifica três factores de crenças sobre desenvolvimento e educação e um sobre as desvantagens da integração escolar. Professoras e mães partilham grande parte das crenças estudadas mas diferenciam-se relativamente a crenças relacionadas com a natureza da infância. As crenças sobre a responsabilidade da escola e da família diferenciam o pensamento dos dois grupos étnicos de mães. A formação das professoras em educação multicultural, assim como o contexto escolar etnicamente maioritário vs. minoritário, também são factores diferenciadores das suas crenças.'
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492002000200003
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492002000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492002000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia (APP)
Edições Colibri
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia (APP)
Edições Colibri
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia v.16 n.2 2002
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137317173067776