Vale do Douro: entre uma imagem publicitada e as suas múltiplas realidades paisagísticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/25724 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Arquitetura |
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Vale do Douro: entre uma imagem publicitada e as suas múltiplas realidades paisagísticas711.2Dissertação de mestrado integrado em ArquiteturaEsta tese pretende apresentar as múltiplas realidades paisagísticas existentes no vale do Douro, colocando-as em confronto com a imagem mais comum associada ao marketing turístico. As imagens mais divulgadas do Douro são cada vez mais um retrato parcial do lugar que passa a integrar a memória do turista. Quando o turista percorre o vale do Douro a realidade revela-se mais diversa, uma vez que os principais percursos turísticos são feitos entre Porto e Pinhão enquanto que a maior parte das imagens publicitárias são das grandes quintas a nascente de Pinhão. Analisamos zonas do Douro onde identificamos semelhanças na relação do terreno com o rio, do terreno com as edificações e como é óbvio a presença de vinhas em todas essas zonas. Mas existem também momentos de exceção, ou seja, há características únicas e específicas de cada lugar, que lhes vão conferindo autenticidade. Nomeadamente as diferenças são a nível da implantação das vinhas, quantidade de edificação e tipos de vegetação. Identificam-se também processos que revelam tempos e técnicas específicas que contrariam a ideia que ao entrarmos no vale do Douro estamos a recuar no tempo. A imagem concebida pelo marketing torna a paisagem do Douro algo fixo. Uma imagem com vinhas tradicionais de uma fileira por patamar seguindo as curvas de nível, algumas oliveiras nas zonas mais altas e provavelmente alguns cestos de uvas a indicar a altura das vindimas. A realidade remete-nos para zonas com grandes variações cromáticas ao longo do ano, variadíssimos tipos de vinhas, mortórios, zonas de arborização, pomares, etc. No final desta investigação procura-se contrapor à paisagem dominante do turismo as outras múltiplas realidades paisagísticas existentes.This thesis aims to present the multiple landscape realities existing in the Douro valley, comparing these results with the most common image associated with tourist marketing. The most disclosed images of Douro are evermore a parcial portrait from the place that integrates the tourist memories. When a tourist walks through the Douro valley, reality diversifies, because the main tourist pathways are between Porto and Pinhão, and most of the publicity images are from the great farms upstream Pinhão. We analyze Douro areas where we identify similarities in the relation between the terrain and the river, the terrain and the buildings, and obviously, in the presence of vineyards in all those areas. But there are also exceptions, there are unique and specific characteristics for each place, that gives it authenticity. The differences are in the implantation of the vineyards, building quantity and vegetation types. Processes were identified which unveiled specific times and technics which counter the idea that entering Douro is a trip back in time. The conceived marketing image makes Douro landscape something static. An image with traditional vineyards with one row per landing following level curves, some olive trees on the highest areas and probably some grape baskets indicating its harvesting time. Reality throws us back to areas with huge chromatic variations along the year, several different types of vineyards, derelict, tree areas, orchards, etc. In the end of this investigation, we attempt to oppose the tourist dominant landscape with the other existing multiple landscape realities.Oliveira, IvoUniversidade do MinhoOliveira, Ana Rita de2013-042013-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/25724por201550393info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25724Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:59.330694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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