Cinema, percursos e dinâmicas de coprodução com Moçambique: um olhar exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/73509 |
Resumo: | English version: Balbé, A. D., Trindade, E., & Macedo, I. (2021). Cinema, paths and dynamics of co-production with Mozambique: an exploratory look. Vista, (7), 1-13. https://doi.org/10.21814/vista.3443 |
id |
RCAP_b5a76846ee9b7dfcd17900fd917ba00a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/73509 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cinema, percursos e dinâmicas de coprodução com Moçambique: um olhar exploratórioCinema, paths and dynamics of co-production with Mozambique: an exploratory lookFilmesCoproduçãoMoçambiquePortugalFilmsCoproductionMozambiqueCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEnglish version: Balbé, A. D., Trindade, E., & Macedo, I. (2021). Cinema, paths and dynamics of co-production with Mozambique: an exploratory look. Vista, (7), 1-13. https://doi.org/10.21814/vista.3443Neste artigo, apresentamos uma breve análise das dinâmicas de coprodução entre Portugal e Moçambique, explorando, em particular, os filmes financiados pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) no período compreendido entre 2014 e 2020, no âmbito do Programa de Apoio ao Cinema – Modalidade de Apoio à Coprodução com Países de Língua Portuguesa. Ao todo, 16 filmes receberam financiamento do ICA, estando alguns ainda em processo de produção. Cinco são coproduções com participação moçambicana – Vovó dezanove e o segredo do soviético, de João Ribeiro; Desterrados, de Yara Costa; As noites ainda cheiram a pólvora, de Inadelso Cossa; O ancoradouro do tempo, de Sol de Carvalho, e À mesa da unidade popular, de Camilo de Sousa e Isabel de Noronha. A análise documental exploratória (Wolff, 2004) indica que os filmes financiados atualmente abordam temas associados ao colonialismo, mas também a acontecimentos sociopolíticos e culturais atuais. Os documentários moçambicanos, em particular, narram as lutas pela independência em Moçambique, a guerra civil, tendo sido também financiados filmes de ficção que constituem adaptações de obras literárias de autores africanos reconhecidos internacionalmente, como o escritor angolano Ondjaki e o moçambicano Mia Couto.This article provides a brief analysis of the dynamics of co-production between Portugal and Mozambique. It focuses on films financed by the Instituto do Cinema e do Audiovisual (Institute of Cinema and Audiovisual; ICA) between 2014 and 2020, under the Programa de Apoio ao Cinema – Apoio à Coprodução com Países de Língua Portuguesa (Film Support Programme – Co-production Support with Portuguese-Speaking Countries). In all, 16 films received funding from ICA, and some are still in the production process. Five are co-productions with Mozambican participation – Vovó dezanove e o segredo do soviético (Grandma nineteen and the soviet's secret), by João Ribeiro; Desterrados (The outcasts), by Yara Costa; As noites ainda cheiro a pólvora (The nights still smell of gunpowder), by Inadelso Cossa; O ancoradouro do tempo (The anchorage of time), by Sol de Carvalho, and À mesa da unidade popular (At the table of popular unity), by Camilo de Sousa and Isabel de Noronha. Exploratory documentary analysis (Wolff, 2004) indicates that the currently funded films address themes associated with colonialism and current sociopolitical and cultural events. The Mozambican documentaries, in particular, narrate the struggles for independence in Mozambique, the civil war, but fiction films that are adaptations of literary works by internationally recognized African authors, such as the Angolan writer Ondjaki and the Mozambican Mia Couto, have also been financed.Este artigo é financiado no âmbito da “Knowledge for Development Initiative”, pela Rede Aga Khan para o Desenvolvimento e pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP (nº 333162622) no contexto do projeto “Memories, cultures and identities: how the past weights on the present-day intercultural relations in Mozambique and Portugal?”. Este trabalho é ainda apoiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00736/2020.Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)Universidade do MinhoBalbé, Alice DutraTrindade, Elaine Cristina AzevedoMacedo, Isabel Moreira20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/73509porBalbé, A. D., Trindade, E., & Macedo, I. (2021). Cinema, percursos e dinâmicas de coprodução com Moçambique: um olhar exploratório. Vista, (7), 1-13. https://doi.org/10.21814/vista.34432184-128410.21814/vista.3443https://revistavista.pt/index.php/vista/article/view/3443info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/73509Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:08.010944Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cinema, percursos e dinâmicas de coprodução com Moçambique: um olhar exploratório Cinema, paths and dynamics of co-production with Mozambique: an exploratory look |
title |
Cinema, percursos e dinâmicas de coprodução com Moçambique: um olhar exploratório |
spellingShingle |
Cinema, percursos e dinâmicas de coprodução com Moçambique: um olhar exploratório Balbé, Alice Dutra Filmes Coprodução Moçambique Portugal Films Coproduction Mozambique Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Cinema, percursos e dinâmicas de coprodução com Moçambique: um olhar exploratório |
title_full |
Cinema, percursos e dinâmicas de coprodução com Moçambique: um olhar exploratório |
title_fullStr |
Cinema, percursos e dinâmicas de coprodução com Moçambique: um olhar exploratório |
title_full_unstemmed |
Cinema, percursos e dinâmicas de coprodução com Moçambique: um olhar exploratório |
title_sort |
Cinema, percursos e dinâmicas de coprodução com Moçambique: um olhar exploratório |
author |
Balbé, Alice Dutra |
author_facet |
Balbé, Alice Dutra Trindade, Elaine Cristina Azevedo Macedo, Isabel Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Trindade, Elaine Cristina Azevedo Macedo, Isabel Moreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balbé, Alice Dutra Trindade, Elaine Cristina Azevedo Macedo, Isabel Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filmes Coprodução Moçambique Portugal Films Coproduction Mozambique Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Filmes Coprodução Moçambique Portugal Films Coproduction Mozambique Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
English version: Balbé, A. D., Trindade, E., & Macedo, I. (2021). Cinema, paths and dynamics of co-production with Mozambique: an exploratory look. Vista, (7), 1-13. https://doi.org/10.21814/vista.3443 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/73509 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/73509 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Balbé, A. D., Trindade, E., & Macedo, I. (2021). Cinema, percursos e dinâmicas de coprodução com Moçambique: um olhar exploratório. Vista, (7), 1-13. https://doi.org/10.21814/vista.3443 2184-1284 10.21814/vista.3443 https://revistavista.pt/index.php/vista/article/view/3443 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132818016567296 |