Desenvolvimento de Interface HMI para Veículo Autocarro Elétrico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11934 |
Resumo: | A segurança é um dos pilares em que assenta o sucesso dos mercados automóveis. O setor automóvel encontra-se em constante desenvolvimento, sobretudo na inclusão de veículos 100% elétricos nas estradas. Estes veículos incorporam sistemas eletrónicos cada vez mais complexos e tecnologias inovadoras com o intuito de melhorar a eficiência energética, a segurança e a redução de custos. Num ambiente intraurbano, sobretudo nas grandes cidades, a elevada afluência de trânsito requer cada vez mais sistemas de transporte inteligentes (Intelligent Transport Systems – ITS) que ajudem a auxiliar os motoristas de veículos acerca da sua condução. É neste âmbito que surge este trabalho, onde é pretendido desenvolver um software a aplicar numa human-machine interface (HMI) instalada num autocarro elétrico com o objetivo de prevenir o motorista de causar ou ser envolvido em acidentes rodoviários. Através da instalação de unidades de transmissão de dados em pontos estratégicos nas estradas e da instalação de unidades de leitura de dados no autocarro vai ser possível estabelecer uma comunicação, que terá como objetivo emitir alertas de perigo que se adivinhem no percurso que o autocarro se encontra a efetuar. A esta comunicação dá-se o nome de vehicle-to-everything (V2X), que consiste em passar informações entre um veículo e uma entidade e vice-versa. Este inovador tipo de comunicação, levará a benefícios em termos de segurança nas estradas, eficiência energética obtida na forma de condução dos motoristas e na fluição de trânsito nas grandes cidades, levando consequentemente a uma redução de custos das várias identidades a que podem estar relacionadas um acidente. Na primeira fase deste trabalho foi efetuada uma análise referente à forma como a informação deve ser transmitida ao motorista sem o privar ou dificultar a sua condução. Foi também realizado um estudo sobre a comunicação Controller Area Network (CAN), que é uma rede de comunicação entre as unidades de controlo eletrónico de um veículo e os outros dispositivos, de forma a compreender como é realizada a comunicação in-vehicle e sobre o software a utilizar para a elaboração deste projeto. Por fim, realizou-se um estudo acerca da forma como a comunicação entre veículos e infraestrutura rodoviária pode ser realizada. O software elaborado possui funções que permitem desempenhar um papel de auxílio na condução do motorista, cumprindo com os objetivos estabelecidos neste projeto. Os testes elaborados ao software desenvolvido permitiram verificar e aperfeiçoar o comportamento deste conforme o pretendido. Por fim, foram realizadas as conclusões necessárias e descritas perspetivas de trabalhos futuros neste âmbito. |
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É neste âmbito que surge este trabalho, onde é pretendido desenvolver um software a aplicar numa human-machine interface (HMI) instalada num autocarro elétrico com o objetivo de prevenir o motorista de causar ou ser envolvido em acidentes rodoviários. Através da instalação de unidades de transmissão de dados em pontos estratégicos nas estradas e da instalação de unidades de leitura de dados no autocarro vai ser possível estabelecer uma comunicação, que terá como objetivo emitir alertas de perigo que se adivinhem no percurso que o autocarro se encontra a efetuar. A esta comunicação dá-se o nome de vehicle-to-everything (V2X), que consiste em passar informações entre um veículo e uma entidade e vice-versa. Este inovador tipo de comunicação, levará a benefícios em termos de segurança nas estradas, eficiência energética obtida na forma de condução dos motoristas e na fluição de trânsito nas grandes cidades, levando consequentemente a uma redução de custos das várias identidades a que podem estar relacionadas um acidente. Na primeira fase deste trabalho foi efetuada uma análise referente à forma como a informação deve ser transmitida ao motorista sem o privar ou dificultar a sua condução. Foi também realizado um estudo sobre a comunicação Controller Area Network (CAN), que é uma rede de comunicação entre as unidades de controlo eletrónico de um veículo e os outros dispositivos, de forma a compreender como é realizada a comunicação in-vehicle e sobre o software a utilizar para a elaboração deste projeto. Por fim, realizou-se um estudo acerca da forma como a comunicação entre veículos e infraestrutura rodoviária pode ser realizada. O software elaborado possui funções que permitem desempenhar um papel de auxílio na condução do motorista, cumprindo com os objetivos estabelecidos neste projeto. Os testes elaborados ao software desenvolvido permitiram verificar e aperfeiçoar o comportamento deste conforme o pretendido. Por fim, foram realizadas as conclusões necessárias e descritas perspetivas de trabalhos futuros neste âmbito.Safety is one of the pillars on which the success of automotive markets is highlighted. The automotive sector is constantly in development, especially in the inclusion of 100% electric vehicles on the roads. These vehicles feature increasingly complex electronic systems and innovative technologies with the aim of improving energy efficiency, safety and cost reduction. In an intra-urban environment, especially in large cities, the high flow of traffic requires more and more Intelligent Transport Systems (ITS) that help to assist motorists in their driving. It is within this scope that this work appears, where it is intended to develop a software o be applied in a human-machine interface (HMI) installed in an electric bus with the purpose of preventing the driver from causing or being involved in road accidents. Through the installation of data transmission units at strategic points on the roads and the installation of data reading units on the bus, it will be possible to establish a communication that will have the objective of issuing warnings of danger that can be discerned in the route that the bus is doing. This communication is called vehicle-toeverything (V2X), which consists of passing information between a vehicle and na entity and vice-versa. This innovative type of communication will lead to benefits in terms of road safety, energy efficiency achieved in the form of driver driving and traffic flow in large cities, leading to a reduction in costs of various identities that may be related to an accident. In the first phase of this work, an analysis was made regarding the way in which the information should be transmitted to the driver without depriving him or hindering his driving. A study was also carried out on the Controller Area Network (CAN) communication, which is a communication network between the electronic control units of a vehicle and the other devices, in order to understand how in-vehicle communication it is done and on the software development to be used in this project. Finally, a study was carried out on how the communication between vehicles and road infrastructure can exist. The elaborated software has functions that allow to play a helping role in the driving way of the driver, fulfilling the objectives established for this project. The tests developed to the software allowed to verify and to improve the behavior of this one according to what it was intended. Finally, the necessary conclusions and described future prospective work in this área were carried out.Dias, Custódio João PaisRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBrandão, Rúben Seara2021-07-30T00:30:22Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11934TID:201972204porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:56Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11934Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:15.314535Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A segurança é um dos pilares em que assenta o sucesso dos mercados automóveis. O setor automóvel encontra-se em constante desenvolvimento, sobretudo na inclusão de veículos 100% elétricos nas estradas. Estes veículos incorporam sistemas eletrónicos cada vez mais complexos e tecnologias inovadoras com o intuito de melhorar a eficiência energética, a segurança e a redução de custos. Num ambiente intraurbano, sobretudo nas grandes cidades, a elevada afluência de trânsito requer cada vez mais sistemas de transporte inteligentes (Intelligent Transport Systems – ITS) que ajudem a auxiliar os motoristas de veículos acerca da sua condução. É neste âmbito que surge este trabalho, onde é pretendido desenvolver um software a aplicar numa human-machine interface (HMI) instalada num autocarro elétrico com o objetivo de prevenir o motorista de causar ou ser envolvido em acidentes rodoviários. Através da instalação de unidades de transmissão de dados em pontos estratégicos nas estradas e da instalação de unidades de leitura de dados no autocarro vai ser possível estabelecer uma comunicação, que terá como objetivo emitir alertas de perigo que se adivinhem no percurso que o autocarro se encontra a efetuar. A esta comunicação dá-se o nome de vehicle-to-everything (V2X), que consiste em passar informações entre um veículo e uma entidade e vice-versa. Este inovador tipo de comunicação, levará a benefícios em termos de segurança nas estradas, eficiência energética obtida na forma de condução dos motoristas e na fluição de trânsito nas grandes cidades, levando consequentemente a uma redução de custos das várias identidades a que podem estar relacionadas um acidente. Na primeira fase deste trabalho foi efetuada uma análise referente à forma como a informação deve ser transmitida ao motorista sem o privar ou dificultar a sua condução. Foi também realizado um estudo sobre a comunicação Controller Area Network (CAN), que é uma rede de comunicação entre as unidades de controlo eletrónico de um veículo e os outros dispositivos, de forma a compreender como é realizada a comunicação in-vehicle e sobre o software a utilizar para a elaboração deste projeto. Por fim, realizou-se um estudo acerca da forma como a comunicação entre veículos e infraestrutura rodoviária pode ser realizada. O software elaborado possui funções que permitem desempenhar um papel de auxílio na condução do motorista, cumprindo com os objetivos estabelecidos neste projeto. Os testes elaborados ao software desenvolvido permitiram verificar e aperfeiçoar o comportamento deste conforme o pretendido. Por fim, foram realizadas as conclusões necessárias e descritas perspetivas de trabalhos futuros neste âmbito. |
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