Da ética à ciberpsicologia. Uma perspetiva integradora dos hábitos de consumo informacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/132559 |
Resumo: | A mudança é constante nos dias de hoje e é pautada por tendências. Neste novo contexto, complexo e de incerteza, é pertinente pensarmos sobre como este novo paradigma se articula com novos conceitos. Nesta linha de investigação, surgem novas questões no ramo da ética da informação e da ciberpsicologia que necessitam de respostas interdisciplinares. Tendo como ponto de partida a construção de uma visão concetual que englobe a compreensão das tendências de consumo informacional, as questões emergentes da ética da informação e da ciberpsicologia, foram definidos os seguintes objetivos: investigar a relação humano-máquina; perspetivar os hábitos de consumo informacional à luz do contexto atual; estabelecer uma interação entre a ética da informação e a ciberpsicologia; investigar e integrar as tendências na dinâmica social, nomeadamente nas questões da ética da informação. Estes objetivos articulam-se através de três hipóteses: as tendências de consumo informacional são os veículos de indução/manutenção dos hábitos informacionais; a ciberpsicologia e a ética da informação têm comunicação (nos contextos trabalhados); e problemas de que se ocupa a ética da informação, ao não serem resolvidos, têm consequências no bem-estar do indivíduo. Seguindo um paradigma ecológico, numa visão sistémica, pretendeu-se obter uma visão holística e integrada de um sistema composto por três áreas de investigação: a ética da informação, a ciberpsicologia e as tendências de consumo informacional reunidas num modelo de comportamento informacional. Por enfrentarem desafios semelhantes no que diz respeito à informação, concluiu-se que a ética da informação e a ciberpsicologia se relacionam nas tendências contempladas pelo modelo apresentado. |
id |
RCAP_b5b8dc5e30003e8bfb0aec01ce870fe1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/132559 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da ética à ciberpsicologia. Uma perspetiva integradora dos hábitos de consumo informacionalÉtica da informaçãoCiberpsicologiaTendênciasHábitos de consumo informacionalGestão e Curadoria da InformaçãoInformation EthicsCyberpsychologyTrendsInformation consumption habits; Information Management and CurationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisA mudança é constante nos dias de hoje e é pautada por tendências. Neste novo contexto, complexo e de incerteza, é pertinente pensarmos sobre como este novo paradigma se articula com novos conceitos. Nesta linha de investigação, surgem novas questões no ramo da ética da informação e da ciberpsicologia que necessitam de respostas interdisciplinares. Tendo como ponto de partida a construção de uma visão concetual que englobe a compreensão das tendências de consumo informacional, as questões emergentes da ética da informação e da ciberpsicologia, foram definidos os seguintes objetivos: investigar a relação humano-máquina; perspetivar os hábitos de consumo informacional à luz do contexto atual; estabelecer uma interação entre a ética da informação e a ciberpsicologia; investigar e integrar as tendências na dinâmica social, nomeadamente nas questões da ética da informação. Estes objetivos articulam-se através de três hipóteses: as tendências de consumo informacional são os veículos de indução/manutenção dos hábitos informacionais; a ciberpsicologia e a ética da informação têm comunicação (nos contextos trabalhados); e problemas de que se ocupa a ética da informação, ao não serem resolvidos, têm consequências no bem-estar do indivíduo. Seguindo um paradigma ecológico, numa visão sistémica, pretendeu-se obter uma visão holística e integrada de um sistema composto por três áreas de investigação: a ética da informação, a ciberpsicologia e as tendências de consumo informacional reunidas num modelo de comportamento informacional. Por enfrentarem desafios semelhantes no que diz respeito à informação, concluiu-se que a ética da informação e a ciberpsicologia se relacionam nas tendências contempladas pelo modelo apresentado.Change is constant these days and is guided by trends. In this new, complex and uncertain context, it is pertinent to think about how this new paradigm is articulated with new concepts. In this line of investigation, new questions arise in the field of information ethics and cyberpsychology that require interdisciplinary answers. Taking as a starting point the construction of a conceptual vision that encompasses the understanding of informational consumption trends, the emerging issues of information ethics and cyberpsychology, the following objectives were defined: to investigate the human-machine relationship; perspective on informational consumption habits in light of the current context; establish an interaction between information ethics and cyberpsychology; investigate and integrate trends in social dynamics, namely in information ethics issues. These objectives are articulated through three hypotheses: informational consumption trends are the vehicles for inducing/maintaining informational habits; cyberpsychology and information ethics have communication (in the contexts worked); and problems dealt with by the ethics of information, when left unresolved, have consequences for the individual's well-being. Following an ecological paradigm, in a systemic view, the aim was to obtain a holistic and integrated view of a system composed by three areas of research: information ethics, cyberpsychology and informational consumption trends gathered in an informational behavior model. As they face similar challenges regarding information, it was concluded that information ethics and cyberpsychology are related in the trends contemplated by the model here presented.Telo, Paula Ochôa de CarvalhoRUNSaraiva, Ana Cristina Alves Raimundo Duarte2022-02-09T09:59:29Z2021-12-162021-10-132021-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/132559TID:202858871porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:11:12Zoai:run.unl.pt:10362/132559Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:47:30.429604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da ética à ciberpsicologia. Uma perspetiva integradora dos hábitos de consumo informacional |
title |
Da ética à ciberpsicologia. Uma perspetiva integradora dos hábitos de consumo informacional |
spellingShingle |
Da ética à ciberpsicologia. Uma perspetiva integradora dos hábitos de consumo informacional Saraiva, Ana Cristina Alves Raimundo Duarte Ética da informação Ciberpsicologia Tendências Hábitos de consumo informacional Gestão e Curadoria da Informação Information Ethics Cyberpsychology Trends Information consumption habits; Information Management and Curation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
Da ética à ciberpsicologia. Uma perspetiva integradora dos hábitos de consumo informacional |
title_full |
Da ética à ciberpsicologia. Uma perspetiva integradora dos hábitos de consumo informacional |
title_fullStr |
Da ética à ciberpsicologia. Uma perspetiva integradora dos hábitos de consumo informacional |
title_full_unstemmed |
Da ética à ciberpsicologia. Uma perspetiva integradora dos hábitos de consumo informacional |
title_sort |
Da ética à ciberpsicologia. Uma perspetiva integradora dos hábitos de consumo informacional |
author |
Saraiva, Ana Cristina Alves Raimundo Duarte |
author_facet |
Saraiva, Ana Cristina Alves Raimundo Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Telo, Paula Ochôa de Carvalho RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saraiva, Ana Cristina Alves Raimundo Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ética da informação Ciberpsicologia Tendências Hábitos de consumo informacional Gestão e Curadoria da Informação Information Ethics Cyberpsychology Trends Information consumption habits; Information Management and Curation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Ética da informação Ciberpsicologia Tendências Hábitos de consumo informacional Gestão e Curadoria da Informação Information Ethics Cyberpsychology Trends Information consumption habits; Information Management and Curation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
A mudança é constante nos dias de hoje e é pautada por tendências. Neste novo contexto, complexo e de incerteza, é pertinente pensarmos sobre como este novo paradigma se articula com novos conceitos. Nesta linha de investigação, surgem novas questões no ramo da ética da informação e da ciberpsicologia que necessitam de respostas interdisciplinares. Tendo como ponto de partida a construção de uma visão concetual que englobe a compreensão das tendências de consumo informacional, as questões emergentes da ética da informação e da ciberpsicologia, foram definidos os seguintes objetivos: investigar a relação humano-máquina; perspetivar os hábitos de consumo informacional à luz do contexto atual; estabelecer uma interação entre a ética da informação e a ciberpsicologia; investigar e integrar as tendências na dinâmica social, nomeadamente nas questões da ética da informação. Estes objetivos articulam-se através de três hipóteses: as tendências de consumo informacional são os veículos de indução/manutenção dos hábitos informacionais; a ciberpsicologia e a ética da informação têm comunicação (nos contextos trabalhados); e problemas de que se ocupa a ética da informação, ao não serem resolvidos, têm consequências no bem-estar do indivíduo. Seguindo um paradigma ecológico, numa visão sistémica, pretendeu-se obter uma visão holística e integrada de um sistema composto por três áreas de investigação: a ética da informação, a ciberpsicologia e as tendências de consumo informacional reunidas num modelo de comportamento informacional. Por enfrentarem desafios semelhantes no que diz respeito à informação, concluiu-se que a ética da informação e a ciberpsicologia se relacionam nas tendências contempladas pelo modelo apresentado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-16 2021-10-13 2021-12-16T00:00:00Z 2022-02-09T09:59:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/132559 TID:202858871 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/132559 |
identifier_str_mv |
TID:202858871 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138077927538689 |