As interações sociais entre jovens de diferentes origens nacionais em contexto escolar multicultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jussara Baptista da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2093
Resumo: Dissertação de Mestrado em Relações Interculturais apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_b5d3b733c1e29d049804177fddc7d7d5
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2093
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As interações sociais entre jovens de diferentes origens nacionais em contexto escolar multiculturalSociologia das migraçõesInterculturalismoEducação interculturalAlunosEstereótipoAtitudePreconceitoMigrationInterculturalismStereotypesAttitudes and prejudicesDissertação de Mestrado em Relações Interculturais apresentada à Universidade AbertaNas sociedades em que vivemos, o isolamento cultural faz parte da exceção a regra que se traduz em crescente contacto entre indivíduos culturalmente distintos. Este contacto intercultural e a diversidade que o caracteriza leva-nos a questionar a capacidade de vivermos em harmonia de modo a garantir a coesão social necessária ao bem-estar comum. A Escola como espaço multicultural e pela importância que assume nas sociedades modernas, deve ser capaz de promover a convivência intercultural do público a que se dirige e prevenir e gerir os conflitos resultantes de preconceitos e estereótipos. Com este trabalho pretendemos, numa primeira fase, conhecer opiniões, estereótipos e atitudes de jovens estudantes do ensino secundário para podermos projetar caminhos de entendimento, respeito e reconhecimento pela diferença. O estudo foi aplicado a uma amostra de 106 estudantes do ensino secundário da Escola Secundária de Carvalhos, subdividida em duas categorias: estudantes de origem estrangeira e estudantes de origem portuguesa. Foram aplicados dois formulários de questionário constituídos, cada um, por três grupos de questões, especificamente destinadas aos dois grupos de estudantes. Os resultados levaram-nos a concluir que os jovens têm opiniões favoráveis dos exogrupos de estudantes, muito embora sejam percetíveis atitudes de discriminação diferencial. Da lista de adjetivos a atribuir a cada uma das nacionalidades foram valorizados adjetivos com sentido positivo a determinadas nacionalidades em detrimento de outras.In societies in which we live, the cultural isolation is part of the exception rule that translates into increasing contact between culturally distinct individuals. This intercultural contact and diversity that characterizes it leads us to question the capacity to live in harmony in order to ensure social cohesion necessary for common welfare. The importance of the school as a multicultural space in modern societies should be able to promote intercultural coexistence of the public it is addressed and prevent and manage conflicts arising from prejudice and stereotypes. In this work we, initially, know opinions, attitudes and stereotypes of young high school students in order to design ways of understanding respect and recognize difference. The study was applied to a sample of 106 secondary school students of Escola Secundária de Carvalhos, broken down into two categories: students of foreign origin and students of Portuguese origin. We applied a questionnaire consisting of two forms, each of three groups of questions, specifically addressing two groups of students. The results led us to conclude that young people have favorable views of outgroups for students, although they are perceived attitudes of discrimination differential. From the list of adjectives to attach to each of the nationalities were valued adjectives with positive directions to certain nationalities over others.Goulão, FátimaRepositório AbertoSilva, Jussara Baptista da2012-04-03T16:29:43Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2093porSilva, Jussara Baptista - As interações sociais entre jovens de diferentes origens nacionais em contexto escolar multicultural [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2012. 94 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:15:28Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2093Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:41.761719Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As interações sociais entre jovens de diferentes origens nacionais em contexto escolar multicultural
title As interações sociais entre jovens de diferentes origens nacionais em contexto escolar multicultural
spellingShingle As interações sociais entre jovens de diferentes origens nacionais em contexto escolar multicultural
Silva, Jussara Baptista da
Sociologia das migrações
Interculturalismo
Educação intercultural
Alunos
Estereótipo
Atitude
Preconceito
Migration
Interculturalism
Stereotypes
Attitudes and prejudices
title_short As interações sociais entre jovens de diferentes origens nacionais em contexto escolar multicultural
title_full As interações sociais entre jovens de diferentes origens nacionais em contexto escolar multicultural
title_fullStr As interações sociais entre jovens de diferentes origens nacionais em contexto escolar multicultural
title_full_unstemmed As interações sociais entre jovens de diferentes origens nacionais em contexto escolar multicultural
title_sort As interações sociais entre jovens de diferentes origens nacionais em contexto escolar multicultural
author Silva, Jussara Baptista da
author_facet Silva, Jussara Baptista da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goulão, Fátima
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jussara Baptista da
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia das migrações
Interculturalismo
Educação intercultural
Alunos
Estereótipo
Atitude
Preconceito
Migration
Interculturalism
Stereotypes
Attitudes and prejudices
topic Sociologia das migrações
Interculturalismo
Educação intercultural
Alunos
Estereótipo
Atitude
Preconceito
Migration
Interculturalism
Stereotypes
Attitudes and prejudices
description Dissertação de Mestrado em Relações Interculturais apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-03T16:29:43Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2093
url http://hdl.handle.net/10400.2/2093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, Jussara Baptista - As interações sociais entre jovens de diferentes origens nacionais em contexto escolar multicultural [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2012. 94 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135004737929216