Atitudes e estratégias de aprendizagem em estudantes do Ensino Superior: estudo na Universidade dos Açores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares,José
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Bessa,José, S. Almeida,Leandro, Medeiros,Maria Teresa, Peixoto,Ermelindo, Ferreira,Joaquim Armando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312003000400006
Resumo: No presente trabalho apresentam-se alguns resultados e as conclusões mais relevantes de um estudo realizado, na Universidade dos Açores, no âmbito de um projecto de investigação sobre o desenvolvimento do estudante do ensino superior. Neste artigo, em particular, analisam-se as atitudes e estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos alunos da Universidade dos Açores com base numa amostra constituída por 370 alunos que frequentavam, em 2001-2002, quatro cursos de licenciatura existentes em dois dos três pólos desta Universidade: Ponta Delgada e Angra do Heroísmo. A avaliação das atitudes e estratégias foi efectuada através do QACE - Questionário de Atitudes e Comportamentos de Estudo (Bessa & Tavares, 1998). As análises estatísticas procuraram, por um lado, avaliar a qualidade da métrica deste questionário e, por outro, descrever, os alunos nos seus comportamentos de estudo e de aprendizagem. Os resultados são consistentes com os de outros estudos similares, realizados a nível nacional e internacional, junto da população estudantil universitária.
id RCAP_b5e38107c07a58cf97dd90e474955eaf
oai_identifier_str oai:scielo:S0870-82312003000400006
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atitudes e estratégias de aprendizagem em estudantes do Ensino Superior: estudo na Universidade dos AçoresEstratégias de aprendizagemestudantes universitáriosEnsino Superiorrendimento académicoNo presente trabalho apresentam-se alguns resultados e as conclusões mais relevantes de um estudo realizado, na Universidade dos Açores, no âmbito de um projecto de investigação sobre o desenvolvimento do estudante do ensino superior. Neste artigo, em particular, analisam-se as atitudes e estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos alunos da Universidade dos Açores com base numa amostra constituída por 370 alunos que frequentavam, em 2001-2002, quatro cursos de licenciatura existentes em dois dos três pólos desta Universidade: Ponta Delgada e Angra do Heroísmo. A avaliação das atitudes e estratégias foi efectuada através do QACE - Questionário de Atitudes e Comportamentos de Estudo (Bessa & Tavares, 1998). As análises estatísticas procuraram, por um lado, avaliar a qualidade da métrica deste questionário e, por outro, descrever, os alunos nos seus comportamentos de estudo e de aprendizagem. Os resultados são consistentes com os de outros estudos similares, realizados a nível nacional e internacional, junto da população estudantil universitária.ISPA-Instituto Universitário2003-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312003000400006Análise Psicológica v.21 n.4 2003reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312003000400006Tavares,JoséBessa,JoséS. Almeida,LeandroMedeiros,Maria TeresaPeixoto,ErmelindoFerreira,Joaquim Armandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:00:01Zoai:scielo:S0870-82312003000400006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:16:03.922567Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes e estratégias de aprendizagem em estudantes do Ensino Superior: estudo na Universidade dos Açores
title Atitudes e estratégias de aprendizagem em estudantes do Ensino Superior: estudo na Universidade dos Açores
spellingShingle Atitudes e estratégias de aprendizagem em estudantes do Ensino Superior: estudo na Universidade dos Açores
Tavares,José
Estratégias de aprendizagem
estudantes universitários
Ensino Superior
rendimento académico
title_short Atitudes e estratégias de aprendizagem em estudantes do Ensino Superior: estudo na Universidade dos Açores
title_full Atitudes e estratégias de aprendizagem em estudantes do Ensino Superior: estudo na Universidade dos Açores
title_fullStr Atitudes e estratégias de aprendizagem em estudantes do Ensino Superior: estudo na Universidade dos Açores
title_full_unstemmed Atitudes e estratégias de aprendizagem em estudantes do Ensino Superior: estudo na Universidade dos Açores
title_sort Atitudes e estratégias de aprendizagem em estudantes do Ensino Superior: estudo na Universidade dos Açores
author Tavares,José
author_facet Tavares,José
Bessa,José
S. Almeida,Leandro
Medeiros,Maria Teresa
Peixoto,Ermelindo
Ferreira,Joaquim Armando
author_role author
author2 Bessa,José
S. Almeida,Leandro
Medeiros,Maria Teresa
Peixoto,Ermelindo
Ferreira,Joaquim Armando
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares,José
Bessa,José
S. Almeida,Leandro
Medeiros,Maria Teresa
Peixoto,Ermelindo
Ferreira,Joaquim Armando
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de aprendizagem
estudantes universitários
Ensino Superior
rendimento académico
topic Estratégias de aprendizagem
estudantes universitários
Ensino Superior
rendimento académico
description No presente trabalho apresentam-se alguns resultados e as conclusões mais relevantes de um estudo realizado, na Universidade dos Açores, no âmbito de um projecto de investigação sobre o desenvolvimento do estudante do ensino superior. Neste artigo, em particular, analisam-se as atitudes e estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos alunos da Universidade dos Açores com base numa amostra constituída por 370 alunos que frequentavam, em 2001-2002, quatro cursos de licenciatura existentes em dois dos três pólos desta Universidade: Ponta Delgada e Angra do Heroísmo. A avaliação das atitudes e estratégias foi efectuada através do QACE - Questionário de Atitudes e Comportamentos de Estudo (Bessa & Tavares, 1998). As análises estatísticas procuraram, por um lado, avaliar a qualidade da métrica deste questionário e, por outro, descrever, os alunos nos seus comportamentos de estudo e de aprendizagem. Os resultados são consistentes com os de outros estudos similares, realizados a nível nacional e internacional, junto da população estudantil universitária.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-10-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312003000400006
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312003000400006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312003000400006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA-Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA-Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica v.21 n.4 2003
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137259219320832