Atitudes e estratégias de aprendizagem em estudantes do Ensino Superior: estudo na Universidade dos Açores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312003000400006 |
Resumo: | No presente trabalho apresentam-se alguns resultados e as conclusões mais relevantes de um estudo realizado, na Universidade dos Açores, no âmbito de um projecto de investigação sobre o desenvolvimento do estudante do ensino superior. Neste artigo, em particular, analisam-se as atitudes e estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos alunos da Universidade dos Açores com base numa amostra constituída por 370 alunos que frequentavam, em 2001-2002, quatro cursos de licenciatura existentes em dois dos três pólos desta Universidade: Ponta Delgada e Angra do Heroísmo. A avaliação das atitudes e estratégias foi efectuada através do QACE - Questionário de Atitudes e Comportamentos de Estudo (Bessa & Tavares, 1998). As análises estatísticas procuraram, por um lado, avaliar a qualidade da métrica deste questionário e, por outro, descrever, os alunos nos seus comportamentos de estudo e de aprendizagem. Os resultados são consistentes com os de outros estudos similares, realizados a nível nacional e internacional, junto da população estudantil universitária. |
id |
RCAP_b5e38107c07a58cf97dd90e474955eaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0870-82312003000400006 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Atitudes e estratégias de aprendizagem em estudantes do Ensino Superior: estudo na Universidade dos AçoresEstratégias de aprendizagemestudantes universitáriosEnsino Superiorrendimento académicoNo presente trabalho apresentam-se alguns resultados e as conclusões mais relevantes de um estudo realizado, na Universidade dos Açores, no âmbito de um projecto de investigação sobre o desenvolvimento do estudante do ensino superior. Neste artigo, em particular, analisam-se as atitudes e estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos alunos da Universidade dos Açores com base numa amostra constituída por 370 alunos que frequentavam, em 2001-2002, quatro cursos de licenciatura existentes em dois dos três pólos desta Universidade: Ponta Delgada e Angra do Heroísmo. A avaliação das atitudes e estratégias foi efectuada através do QACE - Questionário de Atitudes e Comportamentos de Estudo (Bessa & Tavares, 1998). As análises estatísticas procuraram, por um lado, avaliar a qualidade da métrica deste questionário e, por outro, descrever, os alunos nos seus comportamentos de estudo e de aprendizagem. Os resultados são consistentes com os de outros estudos similares, realizados a nível nacional e internacional, junto da população estudantil universitária.ISPA-Instituto Universitário2003-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312003000400006Análise Psicológica v.21 n.4 2003reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312003000400006Tavares,JoséBessa,JoséS. Almeida,LeandroMedeiros,Maria TeresaPeixoto,ErmelindoFerreira,Joaquim Armandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:00:01Zoai:scielo:S0870-82312003000400006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:16:03.922567Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atitudes e estratégias de aprendizagem em estudantes do Ensino Superior: estudo na Universidade dos Açores |
title |
Atitudes e estratégias de aprendizagem em estudantes do Ensino Superior: estudo na Universidade dos Açores |
spellingShingle |
Atitudes e estratégias de aprendizagem em estudantes do Ensino Superior: estudo na Universidade dos Açores Tavares,José Estratégias de aprendizagem estudantes universitários Ensino Superior rendimento académico |
title_short |
Atitudes e estratégias de aprendizagem em estudantes do Ensino Superior: estudo na Universidade dos Açores |
title_full |
Atitudes e estratégias de aprendizagem em estudantes do Ensino Superior: estudo na Universidade dos Açores |
title_fullStr |
Atitudes e estratégias de aprendizagem em estudantes do Ensino Superior: estudo na Universidade dos Açores |
title_full_unstemmed |
Atitudes e estratégias de aprendizagem em estudantes do Ensino Superior: estudo na Universidade dos Açores |
title_sort |
Atitudes e estratégias de aprendizagem em estudantes do Ensino Superior: estudo na Universidade dos Açores |
author |
Tavares,José |
author_facet |
Tavares,José Bessa,José S. Almeida,Leandro Medeiros,Maria Teresa Peixoto,Ermelindo Ferreira,Joaquim Armando |
author_role |
author |
author2 |
Bessa,José S. Almeida,Leandro Medeiros,Maria Teresa Peixoto,Ermelindo Ferreira,Joaquim Armando |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares,José Bessa,José S. Almeida,Leandro Medeiros,Maria Teresa Peixoto,Ermelindo Ferreira,Joaquim Armando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de aprendizagem estudantes universitários Ensino Superior rendimento académico |
topic |
Estratégias de aprendizagem estudantes universitários Ensino Superior rendimento académico |
description |
No presente trabalho apresentam-se alguns resultados e as conclusões mais relevantes de um estudo realizado, na Universidade dos Açores, no âmbito de um projecto de investigação sobre o desenvolvimento do estudante do ensino superior. Neste artigo, em particular, analisam-se as atitudes e estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos alunos da Universidade dos Açores com base numa amostra constituída por 370 alunos que frequentavam, em 2001-2002, quatro cursos de licenciatura existentes em dois dos três pólos desta Universidade: Ponta Delgada e Angra do Heroísmo. A avaliação das atitudes e estratégias foi efectuada através do QACE - Questionário de Atitudes e Comportamentos de Estudo (Bessa & Tavares, 1998). As análises estatísticas procuraram, por um lado, avaliar a qualidade da métrica deste questionário e, por outro, descrever, os alunos nos seus comportamentos de estudo e de aprendizagem. Os resultados são consistentes com os de outros estudos similares, realizados a nível nacional e internacional, junto da população estudantil universitária. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-10-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312003000400006 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312003000400006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312003000400006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA-Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA-Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica v.21 n.4 2003 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137259219320832 |