Como se entrelaçam a educação e o emprego? contributo da investigação sobre licenciados, mestres e doutores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/200 |
Resumo: | As transições entre ensino superior e esfera da profissão têm assumido nos últimos anos uma visibilidade social crescente, sublinhando-se as dificuldades de acesso ao emprego por parte dos diplomados de ensino superior. Neste artigo, procura-se explicitar a natureza destas dificuldades sentidas pelos diplomados ao longo dos seus percursos, bem como se tenta clarificar as razões que estão na origem da crescente visibilidade desta temática. Para tal, após uma breve análise sóciohistórica sobre a emergência do campo de investigação centrado nas relações entre sistema educativo e trabalho/emprego, identificam-se e caracterizam-se um conjunto de perspectivas teóricas fundamentais neste domínio de pesquisa. Num segundo momento, reunem-se alguns contributos de duas investigações sobre diplomados de ensino superior por nós realizadas, recorrendo aos resultados de dois inquéritos por questionário que permitem caracterizar os percursos académicos e profissionais de licenciados, mestres e doutores. - In the latest years, transitions from higher education into professional environment have been taking a growing social visibility, and difficulties in employment access by higher education graduates are highlighted. In this paper, the nature of such difficulty felt by graduates in the course of their professional pathways will be developed, as well as the reasons that give rise to the growing visibility of this thematic. For so doing, after a brief socio-historical analysis of the emergence of this research field, centred on the relationships between education system and work/employment, a set of fundamental theoretical perspectives in this research domain are both identified and characterised. In a second moment, some contributions are gathered from two investigations we have carried out on higher education graduates, taking into account the results of two questionnaires that enable us to characterise the academic and professional paths of graduates, masters and doctors. |
id |
RCAP_b5fbe92fd48da4f1de4f4a90a4f3fb19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/200 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Como se entrelaçam a educação e o emprego? contributo da investigação sobre licenciados, mestres e doutoresLicenciadosMestresDoutoresEnsino SuperiorEmpregoAs transições entre ensino superior e esfera da profissão têm assumido nos últimos anos uma visibilidade social crescente, sublinhando-se as dificuldades de acesso ao emprego por parte dos diplomados de ensino superior. Neste artigo, procura-se explicitar a natureza destas dificuldades sentidas pelos diplomados ao longo dos seus percursos, bem como se tenta clarificar as razões que estão na origem da crescente visibilidade desta temática. Para tal, após uma breve análise sóciohistórica sobre a emergência do campo de investigação centrado nas relações entre sistema educativo e trabalho/emprego, identificam-se e caracterizam-se um conjunto de perspectivas teóricas fundamentais neste domínio de pesquisa. Num segundo momento, reunem-se alguns contributos de duas investigações sobre diplomados de ensino superior por nós realizadas, recorrendo aos resultados de dois inquéritos por questionário que permitem caracterizar os percursos académicos e profissionais de licenciados, mestres e doutores. - In the latest years, transitions from higher education into professional environment have been taking a growing social visibility, and difficulties in employment access by higher education graduates are highlighted. In this paper, the nature of such difficulty felt by graduates in the course of their professional pathways will be developed, as well as the reasons that give rise to the growing visibility of this thematic. For so doing, after a brief socio-historical analysis of the emergence of this research field, centred on the relationships between education system and work/employment, a set of fundamental theoretical perspectives in this research domain are both identified and characterised. In a second moment, some contributions are gathered from two investigations we have carried out on higher education graduates, taking into account the results of two questionnaires that enable us to characterise the academic and professional paths of graduates, masters and doctors.Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémAlves, Mariana2010-10-28T21:39:49Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/200porALVES, Mariana Gaio - Como se entrelaçam a educação e o emprego? contributo da investigação sobre licenciados, mestres e doutores. Revista Interacções. Nº 1 (2005), p.179-2011646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:28:50Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/200Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:52.594492Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como se entrelaçam a educação e o emprego? contributo da investigação sobre licenciados, mestres e doutores |
title |
Como se entrelaçam a educação e o emprego? contributo da investigação sobre licenciados, mestres e doutores |
spellingShingle |
Como se entrelaçam a educação e o emprego? contributo da investigação sobre licenciados, mestres e doutores Alves, Mariana Licenciados Mestres Doutores Ensino Superior Emprego |
title_short |
Como se entrelaçam a educação e o emprego? contributo da investigação sobre licenciados, mestres e doutores |
title_full |
Como se entrelaçam a educação e o emprego? contributo da investigação sobre licenciados, mestres e doutores |
title_fullStr |
Como se entrelaçam a educação e o emprego? contributo da investigação sobre licenciados, mestres e doutores |
title_full_unstemmed |
Como se entrelaçam a educação e o emprego? contributo da investigação sobre licenciados, mestres e doutores |
title_sort |
Como se entrelaçam a educação e o emprego? contributo da investigação sobre licenciados, mestres e doutores |
author |
Alves, Mariana |
author_facet |
Alves, Mariana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Mariana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Licenciados Mestres Doutores Ensino Superior Emprego |
topic |
Licenciados Mestres Doutores Ensino Superior Emprego |
description |
As transições entre ensino superior e esfera da profissão têm assumido nos últimos anos uma visibilidade social crescente, sublinhando-se as dificuldades de acesso ao emprego por parte dos diplomados de ensino superior. Neste artigo, procura-se explicitar a natureza destas dificuldades sentidas pelos diplomados ao longo dos seus percursos, bem como se tenta clarificar as razões que estão na origem da crescente visibilidade desta temática. Para tal, após uma breve análise sóciohistórica sobre a emergência do campo de investigação centrado nas relações entre sistema educativo e trabalho/emprego, identificam-se e caracterizam-se um conjunto de perspectivas teóricas fundamentais neste domínio de pesquisa. Num segundo momento, reunem-se alguns contributos de duas investigações sobre diplomados de ensino superior por nós realizadas, recorrendo aos resultados de dois inquéritos por questionário que permitem caracterizar os percursos académicos e profissionais de licenciados, mestres e doutores. - In the latest years, transitions from higher education into professional environment have been taking a growing social visibility, and difficulties in employment access by higher education graduates are highlighted. In this paper, the nature of such difficulty felt by graduates in the course of their professional pathways will be developed, as well as the reasons that give rise to the growing visibility of this thematic. For so doing, after a brief socio-historical analysis of the emergence of this research field, centred on the relationships between education system and work/employment, a set of fundamental theoretical perspectives in this research domain are both identified and characterised. In a second moment, some contributions are gathered from two investigations we have carried out on higher education graduates, taking into account the results of two questionnaires that enable us to characterise the academic and professional paths of graduates, masters and doctors. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-01-01T00:00:00Z 2010-10-28T21:39:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/200 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
ALVES, Mariana Gaio - Como se entrelaçam a educação e o emprego? contributo da investigação sobre licenciados, mestres e doutores. Revista Interacções. Nº 1 (2005), p.179-201 1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137020137701376 |