OPORTUNIDADES DE RACIONALIZAÇÃO DE CONSUMOS NUM EDIFÍCIO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/8406 |
Resumo: | A preocupação em aumentar a eficiência energética tem provocado uma evolução tecnológica significativa, induzida em parte por imposição legislativa. No entanto, subsiste um grande potencial de melhoria por alteração dos comportamentos dos consumidores, que pode ser parcialmente satisfeito atuando ativamente na educação, nomeadamente junto das camadas mais jovens da população, nas escolas, de maneira a promover a conservação da energia nos edifícios. O trabalho descrito nesta dissertação pretendeu assim conhecer melhor a possível influência das decisões individuais dos utilizadores sobre o consumo energético de um edifício, e os seus efeitos no edifício escolar em estudo. Para este efeito, foi feita uma simulação dinâmica de um edifício escolar, procurando caracterizar condições de conforto e outras condicionantes dos comportamentos, assim como efetuar recomendações e propostas de melhoria. Como síntese, é de destacar que o alívio de 1°C nos Set-Points de temperatura (19°C para aquecimento e 26°C para arrefecimento), na climatização, faz com que se possa reduzir os consumos energéticos de forma bastante significativa, podendo atingir uma redução dos encargos anuais em cerca de 7%. Por outro lado, o agravamento de 1°C nos Set-Points de climatização (21°C para aquecimento e 24°C para arrefecimento) faz com que os consumos de energia aumentem, provocando um aumento de cerca de 11% nos encargos anuais. A diminuição da utilização dos equipamentos pode atingir uma redução na ordem de 8%, relativamente aos encargos anuais com energia, o que é uma elevada percentagem. Com comportamentos mais eficientes é possível reduzir os gastos anuais com a iluminação, não de maneira tão significativa economicamente, mas ainda assim com valores consideráveis, em cerca de 1%. Relativamente ao sombreamento verifica-se que com um correto acionamento dos estores exteriores, os ocupantes não têm tanta necessidade de recorrer às cortinas interiores, para manter as condições de conforto e os encargos anuais são menores. |
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OPORTUNIDADES DE RACIONALIZAÇÃO DE CONSUMOS NUM EDIFÍCIO ESCOLAREficiência energéticaConsumos energéticosSimulação dinâmicaCaracterização de comportamentosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaA preocupação em aumentar a eficiência energética tem provocado uma evolução tecnológica significativa, induzida em parte por imposição legislativa. No entanto, subsiste um grande potencial de melhoria por alteração dos comportamentos dos consumidores, que pode ser parcialmente satisfeito atuando ativamente na educação, nomeadamente junto das camadas mais jovens da população, nas escolas, de maneira a promover a conservação da energia nos edifícios. O trabalho descrito nesta dissertação pretendeu assim conhecer melhor a possível influência das decisões individuais dos utilizadores sobre o consumo energético de um edifício, e os seus efeitos no edifício escolar em estudo. Para este efeito, foi feita uma simulação dinâmica de um edifício escolar, procurando caracterizar condições de conforto e outras condicionantes dos comportamentos, assim como efetuar recomendações e propostas de melhoria. Como síntese, é de destacar que o alívio de 1°C nos Set-Points de temperatura (19°C para aquecimento e 26°C para arrefecimento), na climatização, faz com que se possa reduzir os consumos energéticos de forma bastante significativa, podendo atingir uma redução dos encargos anuais em cerca de 7%. Por outro lado, o agravamento de 1°C nos Set-Points de climatização (21°C para aquecimento e 24°C para arrefecimento) faz com que os consumos de energia aumentem, provocando um aumento de cerca de 11% nos encargos anuais. A diminuição da utilização dos equipamentos pode atingir uma redução na ordem de 8%, relativamente aos encargos anuais com energia, o que é uma elevada percentagem. Com comportamentos mais eficientes é possível reduzir os gastos anuais com a iluminação, não de maneira tão significativa economicamente, mas ainda assim com valores consideráveis, em cerca de 1%. Relativamente ao sombreamento verifica-se que com um correto acionamento dos estores exteriores, os ocupantes não têm tanta necessidade de recorrer às cortinas interiores, para manter as condições de conforto e os encargos anuais são menores.Neves, Luís Miguel PiresBernardo, Hermano Joaquim dos SantosIC-OnlineVieira, André Filipe Bártolo2023-04-18T13:22:31Z2022-11-252022-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/8406TID:203272749porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-26T18:25:14Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8406Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-26T18:25:14Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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