O ensino experimental das ciências nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Daniela Margarida Sampaio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78083
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_b60917abf86666f33fd7717b0468d144
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78083
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino experimental das ciências nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino BásicoThe experimental teaching of sciences in both primary and lower secondary educationAtividades experimentaisEnsino das ciênciasEnsino experimentalProtocolo experimentalExperimental activitiesExperimental protocolExperimental teachingTeaching of sciencesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Estágio do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Foi desenhado um projeto de investigação-ação com o objetivo de trabalhar com os alunos o ensino experimental avaliando a sua importância, construir conhecimentos significativos sobre o tema a abordar, a água e as suas mudanças de estado físico. Para tal, definiram-se objetivos de investigação: proporcionar experiências de aprendizagens significativas; promover atividades experimentais para desenvolver a aprendizagem de determinados conteúdos; desenvolver atitudes científicas; realizar tarefas de forma autónoma, responsável e criativa; e, desenvolver a capacidade de pensar, interrogar, investigar e de relatar. Atendendo aos objetivos estabelecidos nesta investigação, utilizou-se uma abordagem de investigação-ação, recorreu-se a questionários realizados aos alunos, gravação de áudio e imagem, e reflexões das aulas lecionadas de onde foram recolhidos e analisados os dados apresentados. Os alunos realizaram atividades experimentais, sempre acompanhados de um protocolo experimental, que permitiram aos alunos confrontar as suas ideias prévias com as evidências observadas e construir o seu próprio conhecimento.This internship report was developed within the curricular unit: Internship in Master of Teaching 1 st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. A research-action project was designed with the purpose of working with students on experimental teaching, evaluating its importance, building significant knowledge on the topic to be addressed: water and its changes in physical state. To this end, research objectives were defined: to provide meaningful learning experiences; promote experimental activities to develop the learning of specific contents; develop scientific attitudes; perform tasks autonomously, responsibly and creatively; and, develop the ability to think, question, investigate and report. Given the objectives established in this investigation, a research-action approach was used, questionnaires were applied to the students, audios and images were recorded, and the presented data were reflections of the classes that were taught, and from where those data were collected and analyzed. Students performed experimental activities, always following the experimental protocol, which allowed students to confront their previous ideas with the observed evidence and build their own knowledge.Guimarães, FernandoUniversidade do MinhoGomes, Daniela Margarida Sampaio2021-10-082021-10-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78083por202991610info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78083Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:33.946205Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino experimental das ciências nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
The experimental teaching of sciences in both primary and lower secondary education
title O ensino experimental das ciências nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
spellingShingle O ensino experimental das ciências nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
Gomes, Daniela Margarida Sampaio
Atividades experimentais
Ensino das ciências
Ensino experimental
Protocolo experimental
Experimental activities
Experimental protocol
Experimental teaching
Teaching of sciences
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O ensino experimental das ciências nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
title_full O ensino experimental das ciências nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
title_fullStr O ensino experimental das ciências nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
title_full_unstemmed O ensino experimental das ciências nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
title_sort O ensino experimental das ciências nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
author Gomes, Daniela Margarida Sampaio
author_facet Gomes, Daniela Margarida Sampaio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Fernando
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Daniela Margarida Sampaio
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades experimentais
Ensino das ciências
Ensino experimental
Protocolo experimental
Experimental activities
Experimental protocol
Experimental teaching
Teaching of sciences
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Atividades experimentais
Ensino das ciências
Ensino experimental
Protocolo experimental
Experimental activities
Experimental protocol
Experimental teaching
Teaching of sciences
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-08
2021-10-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78083
url https://hdl.handle.net/1822/78083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202991610
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132922937081856