O ensino experimental das ciências nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/78083 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_b60917abf86666f33fd7717b0468d144 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78083 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino experimental das ciências nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino BásicoThe experimental teaching of sciences in both primary and lower secondary educationAtividades experimentaisEnsino das ciênciasEnsino experimentalProtocolo experimentalExperimental activitiesExperimental protocolExperimental teachingTeaching of sciencesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Estágio do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Foi desenhado um projeto de investigação-ação com o objetivo de trabalhar com os alunos o ensino experimental avaliando a sua importância, construir conhecimentos significativos sobre o tema a abordar, a água e as suas mudanças de estado físico. Para tal, definiram-se objetivos de investigação: proporcionar experiências de aprendizagens significativas; promover atividades experimentais para desenvolver a aprendizagem de determinados conteúdos; desenvolver atitudes científicas; realizar tarefas de forma autónoma, responsável e criativa; e, desenvolver a capacidade de pensar, interrogar, investigar e de relatar. Atendendo aos objetivos estabelecidos nesta investigação, utilizou-se uma abordagem de investigação-ação, recorreu-se a questionários realizados aos alunos, gravação de áudio e imagem, e reflexões das aulas lecionadas de onde foram recolhidos e analisados os dados apresentados. Os alunos realizaram atividades experimentais, sempre acompanhados de um protocolo experimental, que permitiram aos alunos confrontar as suas ideias prévias com as evidências observadas e construir o seu próprio conhecimento.This internship report was developed within the curricular unit: Internship in Master of Teaching 1 st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. A research-action project was designed with the purpose of working with students on experimental teaching, evaluating its importance, building significant knowledge on the topic to be addressed: water and its changes in physical state. To this end, research objectives were defined: to provide meaningful learning experiences; promote experimental activities to develop the learning of specific contents; develop scientific attitudes; perform tasks autonomously, responsibly and creatively; and, develop the ability to think, question, investigate and report. Given the objectives established in this investigation, a research-action approach was used, questionnaires were applied to the students, audios and images were recorded, and the presented data were reflections of the classes that were taught, and from where those data were collected and analyzed. Students performed experimental activities, always following the experimental protocol, which allowed students to confront their previous ideas with the observed evidence and build their own knowledge.Guimarães, FernandoUniversidade do MinhoGomes, Daniela Margarida Sampaio2021-10-082021-10-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78083por202991610info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78083Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:33.946205Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino experimental das ciências nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico The experimental teaching of sciences in both primary and lower secondary education |
title |
O ensino experimental das ciências nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico |
spellingShingle |
O ensino experimental das ciências nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico Gomes, Daniela Margarida Sampaio Atividades experimentais Ensino das ciências Ensino experimental Protocolo experimental Experimental activities Experimental protocol Experimental teaching Teaching of sciences Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O ensino experimental das ciências nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico |
title_full |
O ensino experimental das ciências nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico |
title_fullStr |
O ensino experimental das ciências nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
O ensino experimental das ciências nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico |
title_sort |
O ensino experimental das ciências nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico |
author |
Gomes, Daniela Margarida Sampaio |
author_facet |
Gomes, Daniela Margarida Sampaio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimarães, Fernando Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Daniela Margarida Sampaio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades experimentais Ensino das ciências Ensino experimental Protocolo experimental Experimental activities Experimental protocol Experimental teaching Teaching of sciences Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Atividades experimentais Ensino das ciências Ensino experimental Protocolo experimental Experimental activities Experimental protocol Experimental teaching Teaching of sciences Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-08 2021-10-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/78083 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/78083 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202991610 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132922937081856 |