ARTE E INCLUSÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS ARTÍSTICO-CULTURAIS NUMA ESCOLA BRASILEIRA DE ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lucilene Alves Vitória dos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pappámikail, Lia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v5.i3.14526
Resumo: RESUMO O presente trabalho apresenta os resultados de uma análise sobre os impactos de três projetos artístico-culturais, desenvolvidos numa escola de ensino profissional e tecnológico, o Instituto Federal de Brasília (IFB) - Campus Planaltina. Foram analisados aspetos que contribuem para a inclusão social de dois projetos de artes visuais, oficinas de mosaico e cerâmica e, o terceiro, de performance, que engloba dança e música, denominado Brasi-caboco. Para análise dos impactos, a metodologia adotada foi mista, combinando análise documental do percurso histórico das políticas de incentivo à arte e cultura no IFB, por meio de entrevistas semiestruturadas com alguns participantes dos projetos e professor coordenador do Brasi-caboco, além da observação participante, pelo fato da autora desenvolver os projetos de artes visuais analisados. A partir das entrevistas foi possível analisar os principais benefícios proporcionados pelos projetos. Diversos fatores foram identificados, como os entraves para o desenvolvimento dos trabalhos, mas também seus principais benefícios.   ABSTRACT This article presents the results of an analysis of the impacts of three artistic and cultural projects, developed in a professional and technological education school, the Federal Institute of Brasilia (IFB) - Campus Planaltina. Aspects contributing to social inclusion were analyzed: two visual art projects, mosaic and pottery workshops and, the a third project of performance, which includes dance and music called Brasi-caboco. To analyze the impacts of the project research design methodology was carried out by different routes, combining document analysis of the historical route of art and culture policies in the IFB; through semi-structured interviews with some project participants, managers and the coordinator teacher of Brasi-caboco, and participant observation, because the first author developed the analyzed visual art projects. From the interviews and the analysis of documents, it was possible to analyse the main benefits provided by the projects. Several factors have been identified as barriers to the development of the work, but their main benefits, too.
id RCAP_b60bde228473590eb03730fdc1bc8448
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14526
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling ARTE E INCLUSÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS ARTÍSTICO-CULTURAIS NUMA ESCOLA BRASILEIRA DE ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICOArtigosRESUMO O presente trabalho apresenta os resultados de uma análise sobre os impactos de três projetos artístico-culturais, desenvolvidos numa escola de ensino profissional e tecnológico, o Instituto Federal de Brasília (IFB) - Campus Planaltina. Foram analisados aspetos que contribuem para a inclusão social de dois projetos de artes visuais, oficinas de mosaico e cerâmica e, o terceiro, de performance, que engloba dança e música, denominado Brasi-caboco. Para análise dos impactos, a metodologia adotada foi mista, combinando análise documental do percurso histórico das políticas de incentivo à arte e cultura no IFB, por meio de entrevistas semiestruturadas com alguns participantes dos projetos e professor coordenador do Brasi-caboco, além da observação participante, pelo fato da autora desenvolver os projetos de artes visuais analisados. A partir das entrevistas foi possível analisar os principais benefícios proporcionados pelos projetos. Diversos fatores foram identificados, como os entraves para o desenvolvimento dos trabalhos, mas também seus principais benefícios.   ABSTRACT This article presents the results of an analysis of the impacts of three artistic and cultural projects, developed in a professional and technological education school, the Federal Institute of Brasilia (IFB) - Campus Planaltina. Aspects contributing to social inclusion were analyzed: two visual art projects, mosaic and pottery workshops and, the a third project of performance, which includes dance and music called Brasi-caboco. To analyze the impacts of the project research design methodology was carried out by different routes, combining document analysis of the historical route of art and culture policies in the IFB; through semi-structured interviews with some project participants, managers and the coordinator teacher of Brasi-caboco, and participant observation, because the first author developed the analyzed visual art projects. From the interviews and the analysis of documents, it was possible to analyse the main benefits provided by the projects. Several factors have been identified as barriers to the development of the work, but their main benefits, too.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2017-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v5.i3.14526por2182-9608Santos, Lucilene Alves Vitória dosPappámikail, Liainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:32Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14526Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:00.111971Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv ARTE E INCLUSÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS ARTÍSTICO-CULTURAIS NUMA ESCOLA BRASILEIRA DE ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO
title ARTE E INCLUSÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS ARTÍSTICO-CULTURAIS NUMA ESCOLA BRASILEIRA DE ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO
spellingShingle ARTE E INCLUSÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS ARTÍSTICO-CULTURAIS NUMA ESCOLA BRASILEIRA DE ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO
Santos, Lucilene Alves Vitória dos
Artigos
title_short ARTE E INCLUSÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS ARTÍSTICO-CULTURAIS NUMA ESCOLA BRASILEIRA DE ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO
title_full ARTE E INCLUSÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS ARTÍSTICO-CULTURAIS NUMA ESCOLA BRASILEIRA DE ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO
title_fullStr ARTE E INCLUSÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS ARTÍSTICO-CULTURAIS NUMA ESCOLA BRASILEIRA DE ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO
title_full_unstemmed ARTE E INCLUSÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS ARTÍSTICO-CULTURAIS NUMA ESCOLA BRASILEIRA DE ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO
title_sort ARTE E INCLUSÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS ARTÍSTICO-CULTURAIS NUMA ESCOLA BRASILEIRA DE ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO
author Santos, Lucilene Alves Vitória dos
author_facet Santos, Lucilene Alves Vitória dos
Pappámikail, Lia
author_role author
author2 Pappámikail, Lia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lucilene Alves Vitória dos
Pappámikail, Lia
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description RESUMO O presente trabalho apresenta os resultados de uma análise sobre os impactos de três projetos artístico-culturais, desenvolvidos numa escola de ensino profissional e tecnológico, o Instituto Federal de Brasília (IFB) - Campus Planaltina. Foram analisados aspetos que contribuem para a inclusão social de dois projetos de artes visuais, oficinas de mosaico e cerâmica e, o terceiro, de performance, que engloba dança e música, denominado Brasi-caboco. Para análise dos impactos, a metodologia adotada foi mista, combinando análise documental do percurso histórico das políticas de incentivo à arte e cultura no IFB, por meio de entrevistas semiestruturadas com alguns participantes dos projetos e professor coordenador do Brasi-caboco, além da observação participante, pelo fato da autora desenvolver os projetos de artes visuais analisados. A partir das entrevistas foi possível analisar os principais benefícios proporcionados pelos projetos. Diversos fatores foram identificados, como os entraves para o desenvolvimento dos trabalhos, mas também seus principais benefícios.   ABSTRACT This article presents the results of an analysis of the impacts of three artistic and cultural projects, developed in a professional and technological education school, the Federal Institute of Brasilia (IFB) - Campus Planaltina. Aspects contributing to social inclusion were analyzed: two visual art projects, mosaic and pottery workshops and, the a third project of performance, which includes dance and music called Brasi-caboco. To analyze the impacts of the project research design methodology was carried out by different routes, combining document analysis of the historical route of art and culture policies in the IFB; through semi-structured interviews with some project participants, managers and the coordinator teacher of Brasi-caboco, and participant observation, because the first author developed the analyzed visual art projects. From the interviews and the analysis of documents, it was possible to analyse the main benefits provided by the projects. Several factors have been identified as barriers to the development of the work, but their main benefits, too.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25746/ruiips.v5.i3.14526
url https://doi.org/10.25746/ruiips.v5.i3.14526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130485034582016