O CONTRIBUTO DOS EVENTOS CULTURAIS E CRIATIVOS PARA A CRIAÇÃO DE UMA IMAGEM DIFERENCIADORA DO DESTINO TURÍSTICO MADURO. O CASO DO FESTIVAL MED DE LOULÉ, ALGARVE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/9759 |
Resumo: | O problema de pesquisa pretendeu saber se os pressupostos do turismo criativo, presentes em eventos de cariz cultural, poderiam por sua vez influenciar a imagem de um destino turístico maduro. Incidindo na oferta, a investigação pretendeu analisar não os impactes tradicionais dos eventos, mas sim a adopção de novas medidas culturais e criativas em contexto de regeneração urbana. A metodologia utilizada incidiu na revisão bibliográfica sobre as variáveis de estudo (turismo cultural e criativo, processo de formação da imagem do destino e eventos), análise de conteúdo, técnica de amostragem “snowball” e entrevistas. O estudo de caso incidiu na cidade de Loulé, Algarve, onde o Festival MED foi analisado em relação a estas problemáticas. Não só foi identificada a vontade em criar um bairro cultural na cidade louletana como o facto de o festival ser visto como a alavanca principal de regeneração urbana do centro histórico local. No entanto, foi possível constatar através das entrevistas, que apesar da aposta em novas políticas culturais e criativas, o evento Festival MED não pode por si só influenciar a criação de uma imagem diferenciadora para o destino turístico maduro Algarve, concorrendo antes para uma diferenciação da oferta turística do concelho de Loulé. PALAVRAS-CHAVE Turismo Cultural, Turismo Criativo, Imagem do destino turístico, Eventos e Algarve. ABSTRACT The research problem intended to know if creative tourism elements, present in cultural events, could influence the image of a mature destination. Focusing on the supply, the research intended to analyze not the traditional impacts of events but the adoption of new cultural and creative measures in the context of urban regeneration. The methodology focused on the bibliographic review of the variables of the study (cultural and creative tourism, destination image formation and events), content analysis, “snowball” sampling technique and surveys. The case study concentrated on the city of Loulé, Algarve, where the festival was analyzed on these issues. Not only was identified the will to create a cultural district in the city, but also the fact that the event is seen as the main force behind the revitalization of the local historic centre. The surveys showed that, despite the adoption of new cultural and creative measures, a single event isn’t strong enough to create a distinctive image which corresponds to the whole mature destination of the Algarve, contributing to differentiate the touristic supply in the region of Loulé. |
id |
RCAP_b6232d74fdf32783752a7d536c790a56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/9759 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O CONTRIBUTO DOS EVENTOS CULTURAIS E CRIATIVOS PARA A CRIAÇÃO DE UMA IMAGEM DIFERENCIADORA DO DESTINO TURÍSTICO MADURO. O CASO DO FESTIVAL MED DE LOULÉ, ALGARVETurismo CulturalTurismo CriativoImagem do destino turísticoEventos e AlgarveO problema de pesquisa pretendeu saber se os pressupostos do turismo criativo, presentes em eventos de cariz cultural, poderiam por sua vez influenciar a imagem de um destino turístico maduro. Incidindo na oferta, a investigação pretendeu analisar não os impactes tradicionais dos eventos, mas sim a adopção de novas medidas culturais e criativas em contexto de regeneração urbana. A metodologia utilizada incidiu na revisão bibliográfica sobre as variáveis de estudo (turismo cultural e criativo, processo de formação da imagem do destino e eventos), análise de conteúdo, técnica de amostragem “snowball” e entrevistas. O estudo de caso incidiu na cidade de Loulé, Algarve, onde o Festival MED foi analisado em relação a estas problemáticas. Não só foi identificada a vontade em criar um bairro cultural na cidade louletana como o facto de o festival ser visto como a alavanca principal de regeneração urbana do centro histórico local. No entanto, foi possível constatar através das entrevistas, que apesar da aposta em novas políticas culturais e criativas, o evento Festival MED não pode por si só influenciar a criação de uma imagem diferenciadora para o destino turístico maduro Algarve, concorrendo antes para uma diferenciação da oferta turística do concelho de Loulé. PALAVRAS-CHAVE Turismo Cultural, Turismo Criativo, Imagem do destino turístico, Eventos e Algarve. ABSTRACT The research problem intended to know if creative tourism elements, present in cultural events, could influence the image of a mature destination. Focusing on the supply, the research intended to analyze not the traditional impacts of events but the adoption of new cultural and creative measures in the context of urban regeneration. The methodology focused on the bibliographic review of the variables of the study (cultural and creative tourism, destination image formation and events), content analysis, “snowball” sampling technique and surveys. The case study concentrated on the city of Loulé, Algarve, where the festival was analyzed on these issues. Not only was identified the will to create a cultural district in the city, but also the fact that the event is seen as the main force behind the revitalization of the local historic centre. The surveys showed that, despite the adoption of new cultural and creative measures, a single event isn’t strong enough to create a distinctive image which corresponds to the whole mature destination of the Algarve, contributing to differentiate the touristic supply in the region of Loulé.ESGHT-Universidade do Algarve2014-01-20T11:50:42Z2014-01-202011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/9759http://hdl.handle.net/10174/9759por457 O CONTRIBUTO DOS EVENTOS CULTURAIS E CRIATIVOS PARA A CRIAÇÃO DE UMA IMAGEM DIFERENCIADORA DO DESTINO TURÍSTICO MADURO. O CASO DO FESTIVAL MED DE LOULÉ, ALGARVE THE CONTRIBUTION OF CULTURAL AND CREATIVE EVENTS TO THE CREATION OF A DISTINCTIVE IMAGE OF THE MATURE TOURISTIC DESTINATION. THE CASE OF THE FESTIVAL MED IN LOULÉ, ALGARVE Rui Carvalho Mestre em Desenvolvimento de Produtos de Turismo Cultural, Instituto Politécnico de Tomar rui.nm.carvalho@iol.pt Ana Maria Ferreira PhD, Professora Adjunta da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarve amferrei@ualg.pt Luís Mota Figueira PhD, Professor Coordenador do Departamento de Gestão Turística e Cultural, Instituto Politécnico de Tomar lmota@ipt.ptCIDEHUSrui.nm.carvalho@iol.ptamferreira@uevora.ptndCarvalho, RuiFerreira, Ana MariaFigueira, Luís Motainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:52:02Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9759Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:48.508013Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CONTRIBUTO DOS EVENTOS CULTURAIS E CRIATIVOS PARA A CRIAÇÃO DE UMA IMAGEM DIFERENCIADORA DO DESTINO TURÍSTICO MADURO. O CASO DO FESTIVAL MED DE LOULÉ, ALGARVE |
title |
O CONTRIBUTO DOS EVENTOS CULTURAIS E CRIATIVOS PARA A CRIAÇÃO DE UMA IMAGEM DIFERENCIADORA DO DESTINO TURÍSTICO MADURO. O CASO DO FESTIVAL MED DE LOULÉ, ALGARVE |
spellingShingle |
O CONTRIBUTO DOS EVENTOS CULTURAIS E CRIATIVOS PARA A CRIAÇÃO DE UMA IMAGEM DIFERENCIADORA DO DESTINO TURÍSTICO MADURO. O CASO DO FESTIVAL MED DE LOULÉ, ALGARVE Carvalho, Rui Turismo Cultural Turismo Criativo Imagem do destino turístico Eventos e Algarve |
title_short |
O CONTRIBUTO DOS EVENTOS CULTURAIS E CRIATIVOS PARA A CRIAÇÃO DE UMA IMAGEM DIFERENCIADORA DO DESTINO TURÍSTICO MADURO. O CASO DO FESTIVAL MED DE LOULÉ, ALGARVE |
title_full |
O CONTRIBUTO DOS EVENTOS CULTURAIS E CRIATIVOS PARA A CRIAÇÃO DE UMA IMAGEM DIFERENCIADORA DO DESTINO TURÍSTICO MADURO. O CASO DO FESTIVAL MED DE LOULÉ, ALGARVE |
title_fullStr |
O CONTRIBUTO DOS EVENTOS CULTURAIS E CRIATIVOS PARA A CRIAÇÃO DE UMA IMAGEM DIFERENCIADORA DO DESTINO TURÍSTICO MADURO. O CASO DO FESTIVAL MED DE LOULÉ, ALGARVE |
title_full_unstemmed |
O CONTRIBUTO DOS EVENTOS CULTURAIS E CRIATIVOS PARA A CRIAÇÃO DE UMA IMAGEM DIFERENCIADORA DO DESTINO TURÍSTICO MADURO. O CASO DO FESTIVAL MED DE LOULÉ, ALGARVE |
title_sort |
O CONTRIBUTO DOS EVENTOS CULTURAIS E CRIATIVOS PARA A CRIAÇÃO DE UMA IMAGEM DIFERENCIADORA DO DESTINO TURÍSTICO MADURO. O CASO DO FESTIVAL MED DE LOULÉ, ALGARVE |
author |
Carvalho, Rui |
author_facet |
Carvalho, Rui Ferreira, Ana Maria Figueira, Luís Mota |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Ana Maria Figueira, Luís Mota |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Rui Ferreira, Ana Maria Figueira, Luís Mota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Cultural Turismo Criativo Imagem do destino turístico Eventos e Algarve |
topic |
Turismo Cultural Turismo Criativo Imagem do destino turístico Eventos e Algarve |
description |
O problema de pesquisa pretendeu saber se os pressupostos do turismo criativo, presentes em eventos de cariz cultural, poderiam por sua vez influenciar a imagem de um destino turístico maduro. Incidindo na oferta, a investigação pretendeu analisar não os impactes tradicionais dos eventos, mas sim a adopção de novas medidas culturais e criativas em contexto de regeneração urbana. A metodologia utilizada incidiu na revisão bibliográfica sobre as variáveis de estudo (turismo cultural e criativo, processo de formação da imagem do destino e eventos), análise de conteúdo, técnica de amostragem “snowball” e entrevistas. O estudo de caso incidiu na cidade de Loulé, Algarve, onde o Festival MED foi analisado em relação a estas problemáticas. Não só foi identificada a vontade em criar um bairro cultural na cidade louletana como o facto de o festival ser visto como a alavanca principal de regeneração urbana do centro histórico local. No entanto, foi possível constatar através das entrevistas, que apesar da aposta em novas políticas culturais e criativas, o evento Festival MED não pode por si só influenciar a criação de uma imagem diferenciadora para o destino turístico maduro Algarve, concorrendo antes para uma diferenciação da oferta turística do concelho de Loulé. PALAVRAS-CHAVE Turismo Cultural, Turismo Criativo, Imagem do destino turístico, Eventos e Algarve. ABSTRACT The research problem intended to know if creative tourism elements, present in cultural events, could influence the image of a mature destination. Focusing on the supply, the research intended to analyze not the traditional impacts of events but the adoption of new cultural and creative measures in the context of urban regeneration. The methodology focused on the bibliographic review of the variables of the study (cultural and creative tourism, destination image formation and events), content analysis, “snowball” sampling technique and surveys. The case study concentrated on the city of Loulé, Algarve, where the festival was analyzed on these issues. Not only was identified the will to create a cultural district in the city, but also the fact that the event is seen as the main force behind the revitalization of the local historic centre. The surveys showed that, despite the adoption of new cultural and creative measures, a single event isn’t strong enough to create a distinctive image which corresponds to the whole mature destination of the Algarve, contributing to differentiate the touristic supply in the region of Loulé. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2014-01-20T11:50:42Z 2014-01-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/9759 http://hdl.handle.net/10174/9759 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/9759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
457 O CONTRIBUTO DOS EVENTOS CULTURAIS E CRIATIVOS PARA A CRIAÇÃO DE UMA IMAGEM DIFERENCIADORA DO DESTINO TURÍSTICO MADURO. O CASO DO FESTIVAL MED DE LOULÉ, ALGARVE THE CONTRIBUTION OF CULTURAL AND CREATIVE EVENTS TO THE CREATION OF A DISTINCTIVE IMAGE OF THE MATURE TOURISTIC DESTINATION. THE CASE OF THE FESTIVAL MED IN LOULÉ, ALGARVE Rui Carvalho Mestre em Desenvolvimento de Produtos de Turismo Cultural, Instituto Politécnico de Tomar rui.nm.carvalho@iol.pt Ana Maria Ferreira PhD, Professora Adjunta da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarve amferrei@ualg.pt Luís Mota Figueira PhD, Professor Coordenador do Departamento de Gestão Turística e Cultural, Instituto Politécnico de Tomar lmota@ipt.pt CIDEHUS rui.nm.carvalho@iol.pt amferreira@uevora.pt nd |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ESGHT-Universidade do Algarve |
publisher.none.fl_str_mv |
ESGHT-Universidade do Algarve |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817550692624105472 |